Garantir o direito de ir e vir de forma segura é um dos objetivos da Prefeitura Municipal do Crato, que através da Secretaria de Infraestrutura tem investido em readequação das vias e infraestrutura, como por exemplo, as pontes do tipo passagem molhada. No primeiro semestre de 2021 já foram quatro obras de passagens molhas entregues no Crato, o que tem facilitado o transporte seguro, principalmente em períodos chuvosos.
A passagem molhada é uma obra que visa resolver o problema de escoamento de água pluvial no meio da via, principalmente durante a quadra chuvosa, evitando que a pavimentação seja danificada o que prejudica o tráfego de veículos. De acordo com o Secretário de Infraestrutura do Crato, Italo Samuel, essa obra tem como principal função o retorno imediato do fluxo de veículos assim que reduzir a precipitação. "Por exemplo, na Vila Guilherme e na Bela Vista, lugares em que qualquer chuva ficava intransitável, foi necessário a execução de duas passagens molhadas", explica o Secretário.
A passagem molhada na Vila Guilherme tem 15,6m de extensão, numa área 78 m²; com 15 tubos de concreto de 1m. Na Vila Jenipapo, a obra conta com 15,6m de extensão, em uma área de 93,6 m²; com 18 tubos de concreto 1m. Nessas áreas, a passagem molhada foi realizada para amenizar os transtornos por causa do curso de água durante as chuvas, que impediam a população de utilizar a estrada logo após, ou durante a precipitação.