O último ano tem sido muito desafiador para os profissionais da Saúde, que têm se dedicado ainda mais no cuidado à população, com cargas horárias exaustivas devido à pandemia do coronavírus. Como forma de promover qualidade de vida no trabalho, controle do estresse e fortalecimento da saúde mental, colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde do Crato participaram de ações de cuidado com várias práticas integrativas em saúde, como reiki, auriculoterapia, reflexologia, entre outras.
A ação é uma iniciativa das enfermeiras da Atenção Primária do município que já realizam essas ações em seus territórios, Keyla Formiga e Sandra Nyedja Lacerda, alunas da especialização em Acupuntura (URCA), com Mauricio Lima, Ana Lígia Neves da Luz Lima e Anelice Lima, do Projeto de Extensão em Práticas Integrativas em Saúde da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (URCA).
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. "As práticas integrativas se mostram tecnologias eficazes e humanizadas para a promoção da saúde de forma integral", comentou Keyla Formiga, enfermeira.
Para Joyce Bezerra, servidora da coordenação da Atenção Básica, é uma ação muito importante, parar um pouco para cuidados. "Foi muito relaxante", disse.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.
Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.