Desde o início da pandemia, o Município do Crato já distribuiu mais 53 mil kits de merenda escolar, o que representa cerca de 365 toneladas de alimentos para os alunos da rede pública municipal no ano de 2020. Além disso, está executando a distribuição de mais 93 toneladas, o que totalizará mais de 458 toneladas.
O Município do Crato vem realizando toda a logística de entrega dos kits de alimentos, de forma semelhante à distribuição da merenda escolar, que ocorre nas escolas da Rede Municipal. Todos os despachos relacionados ao transporte dos alimentos são feitos de forma legal. Nesse momento, no entanto, há uma deliberada atuação na intenção de criar fatos distorcendo a realidade.
Cumpre ressaltar que a distribuição dos kits é da mais alta relevância social, visto que busca garantir segurança alimentar aos alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Para realizar a referida distribuição, a Secretaria de Educação mantém contratos de locação de veículos. No início da pandemia, esses veículos foram utilizados para realizar o recolhimento dos alimentos que estavam nas unidades escolares, e, após a montagem dos kits, juntamente com outros produtos adquiridos, efetivar a entrega nas escolas, além de, posteriormente, recolher os kits que não foram retirados pelos pais e então disponibilizá-los em outra escola.
A distribuição e efetiva entrega aos alunos demanda a conclusão do cronograma em várias etapas, obviamente em vários dias diferentes, principalmente para que se possa evitar aglomerações. Importante destacar que a rede municipal dispõe de 60 escolas espalhadas pelos 1.100 quilômetros quadrados de área do município, exigindo um complexo planejamento logístico para a distribuição dos kits sem estragar os produtos, que são tão sensíveis.
A Secretaria Municipal de Educação repudia as ilações realizadas, ao tempo que sempre trabalhará para melhor atender aos alunos da rede municipal de ensino, baseando seus atos na mais estrita legalidade e responsabilidade com o dinheiro público.