A Escola de Educação Infantil e Fundamental Aldegundes Gomes de Mattos realizou, no último sábado (23), a culminância do Projeto Consciência Negra. Tal concepção levou os alunos do Ensino Fundamental l e ll a entenderem e vivenciarem, dentro de uma sequência didática, os costumes, comidas, danças, cultura e crenças de um povo que fez e faz parte da nossa história.
O resultado desses estudos teve como ponto chave apresentações de danças, jogral, minicurso, oficinas de bonecas africanas, poesia, confecção de máscaras africanas, apresentação de capoeira e leitura de textos estudados em sala de aula.
Para a diretora da escola, Carolina Tatyana Paiva, o Brasil é o país da diversidade, onde todas as raças se encontram e todos os estilos se misturam. "Apesar de sermos um exemplo de miscigenação, ainda existe muito racismo e preconceito - em todos os lugares. Um desses lugares são as escolas, por isso, é de suma importância abordarmos o assunto de forma transversal e interativa", considerou.
A Escola de Educação Infantil e Fundamental Aldegundes Gomes de Mattos realizou, no último sábado (23), a culminância do Projeto Consciência Negra. Tal concepção levou os alunos do Ensino Fundamental l e ll a entenderem e vivenciarem, dentro de uma sequência didática, os costumes, comidas, danças, cultura e crenças de um povo que fez e faz parte da nossa história.
O resultado desses estudos teve como ponto chave apresentações de danças, jogral, minicurso, oficinas de bonecas africanas, poesia, confecção de máscaras africanas, apresentação de capoeira e leitura de textos estudados em sala de aula.
Para a diretora da escola, Carolina Tatyana Paiva, o Brasil é o país da diversidade, onde todas as raças se encontram e todos os estilos se misturam. "Apesar de sermos um exemplo de miscigenação, ainda existe muito racismo e preconceito - em todos os lugares. Um desses lugares são as escolas, por isso, é de suma importância abordarmos o assunto de forma transversal e interativa", considerou.