Após executar a limpeza no canal da Rua DH, no bairro Gisélia Pinheiro, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, finalizou a reforma da laje que estava danificada por causa das chuvas. A obra tem como objetivo garantir a segurança dos moradores, para surtir efeito é necessário que a população não descarte resíduos no curso do canal para o evitar o entupimento e consequentemente que o canal transborde, o que tanto preocupa os moradores.
A problemática na rua DH se dá durante as chuvas. Na localidade, segue curso um canal, conhecido popularmente como Riacho do Bode, que corta o bairro Gisélia Pinheiro e passa submerso sob à rua DH, em uma galeria fechada de águas pluviais, construída há mais de vinte anos. Durante a chuva, o lixo e entulhos depositados, de maneira irregular, nas margens do riacho, provocam o entupimento da galeria prejudicando o escoamento das águas que, consequentemente, invadem as residências.
De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Italo Samuel, a administração tem procurado solucionar o incômodo e garantir mais segurança para quem mora ou transita na rua DH. "Fizemos a recuperação de toda a laje que estava danificada, com concretagem. Nos pontos abertos, lugares onde a população jogava mais lixo, foi feito um dispositivo que impede que resíduos sólidos sejam descartados dentro, mas é possível que haja escoamento de água", explica o Secretário.
Os moradores do final da rua DH, que durante o inverno são os mais prejudicados pela enchente do canal, reforçam o pedido da prefeitura que os vizinhos não descartem resíduos no início do canal, para manter a galeria mais limpa e segura. A comerciante autônoma, Gorete Barreto, mora na rua há 15 anos, e relembra os transtornos do inverno. "Aqui quando chove inunda tudo, entra água nas casas. Tendo um saneamento bem feito não vai mais encher. Gostei do conserto da galeria, e enquanto moradora solicito uma tela para no início do canal para evitar que entre o lixo", completa a comerciante.