Promover o desenvolvimento humano, fortalecer os vínculos e o papel da família, ampliar ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, entre outros. Esses são alguns dos objetivos do Programa Criança Feliz, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS).
Nos dias 06 e 07 de maio, acontece, no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça do CEU), capacitação para os visitadores do referido programa, onde a metodologia, os princípios e pilares do Criança Feliz são apresentados aos profissionais.
De acordo com a Coordenadora do Criança Feliz no município do Crato, Flávia Lima, a realização dessa capacitação visa levar mais competência e habilidade aos visitadores. "Essa capacitação traz vários benefícios para os visitadores e também para as famílias que serão atendidas pelo programa, entre eles, ter um profissional capacitado e com propriedade no assunto", frisou.
Para a orientadora social, Simone Santos, umas das visitadoras do Criança Feliz, o momento dessa capacitação proporciona troca de experiências e o ganho de mais conhecimento. "Aqui, nós podemos aprender muito sobre o programa, adquirir outros conhecimentos e trocar experiências com os colegas", disse.
O Programa Criança Feliz está presente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para gestantes que estão no Cadastro Único; crianças de 0 a 3 anos que estão no Cadastro Único e do Programa Bolsa Família; e crianças de 0 a 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada.
Devido à pandemia do COVID-19, a turma de 15 visitadores foi dividida em duas, onde foram seguidos todos os protocolos de segurança, mantendo o distanciamento social.