Servidores municipais do Crato, do Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU, estão participando de uma capacitação em Libras, disponibilizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac.
Funcionários das secretarias de Cultura, Esporte e Juventude, Trabalho e Desenvolvimento Social, bem como participantes do núcleo gestor do CEU, representantes da comunidade, estão em processo de aprendizagem de forma remota, relacionado a Linguagem Brasileira de Sinais. A proposta é fazer com que as pessoas capacitadas através do curso promovam a acessibilidade à comunidade surda com o atendimento especializado no equipamento.
A Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Atualmente, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.
Para a instrutora do Senac, Cleuma Barbosa, um curso como esse é de suma importância para servidores de um instrumento de inclusão como a Praça do CEU.
Segundo o coordenador da Praça do CEU, Flávio Rocha, o curso está apenas no início, mas a percepção da relevância da temática já está sendo vivenciada. Serão 200 horas/aula com assuntos direcionados as habilidades técnicas e emocionais.