Saúde bucal é tema de encontro no CRAS Vila Alta

  • 15/11/2017

Uma parceria realizada entre as Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social e Saúde do Crato, levou nesta segunda feira (13) uma ação integrada, com orientações sobre hábitos saudáveis e higiene bucal para as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Vila Alta.

A ação faz parte das atividades continuadas, desenvolvidas pela Unidade, que abordam conceitos de convivência, saúde e cidadania. O momento contou com uma roda de conversa com a odontóloga Tereza Abath, seguida por uma parte prática, com escovação orientada, mostrando a maneira correta de fazer a higienização dos dentes e alertando sobre os riscos da higiene bucal incorreta e a influência dos alimentos para a saúde dos dentes. Na oportunidade foi feito um trabalho de conscientização da escovação tanto com as crianças como com os pais.

A dentista, ressalta que essa é uma ação extremamente importante, principalmente nessa faixa etária de 7 a 12 anos, “Acredito que o primeiro passo para desenvolvermos uma saúde de qualidade no município é através d orientação da população por meio da educação, e nada melhor que iniciar este trabalho com as crianças, porque elas acabam levando pra casa, tudo o que aprendem sobre hábitos saudáveis de higiene e comportamento”, explicou.

A pequena Tainara Soares, de 9 anos, ficou feliz com as orientações da dentista sobre a importância de escovação e aplicação de flúor, para que os dentes não venham a ter cáries. “Vou fazer certinho na minha casa, não quero sentir dor se meu dente estragar”, diz aliviada.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Tarcilia Alencar, esses encontros são proporcionados pensando na formação e saúde das crianças e adolescentes que são atendidas pelo Centro de Referência. “Sabemos da importância desse trabalho de levar a informação até eles e buscamos, constantemente, realizar estas ações, onde o objetivo é informar e conscientizar sobre o tema proposto" salienta.

Compartilhar:

Fotos