Crato presente no Seminário de Implantação do Programa Primeira Infância no SUAS- Criança Feliz

O município do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), participou na quarta-feira, 07 de junho, do Seminário Estadual Intersetorial de Implantação do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social SUAS- Criança Feliz. O encontro aconteceu no auditório da Receita Federal, em Fortaleza, onde reuniu secretários de assistência social e técnicos das 170 cidades participantes do programa.

Durante o seminário, foram realizadas palestras sobre a importância da primeira infância no seu desenvolvimento, do Programa Criança Feliz, e o período da tarde foi reservado para tratar do papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no programa, e a apresentação detalhada da metodologia de trabalho do mesmo.

Lançado pelo Governo Federal em outubro de 2016, o Programa Criança Feliz tem como objetivo fortalecer vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano, através do acompanhamento e evolução infantil integral na primeira infância, além de promover o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o programa vai promover o desenvolvimento integral infantil e, para isso, prioriza gestantes e as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O programa será implementado em parceria com Estados e municípios. As visitas domiciliares serão realizadas por equipes municipais, que serão capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer as diretrizes gerais e os protocolos nacionais e financiar essas ações.

A abertura do seminário foi feita pelo titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, e pela primeira dama do Estado, Onélia Santana. Do município do Crato, estavam presentes a titular da

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Águeda Brito, e a Supervisora do Cadastro Único Bolsa Família, Vladiana Menezes.