Oficinas de educação ambiental incitam crianças a entender sobre a preservação do planeta

  • 11/10/2017

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial – SEMADT, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou no último dia 19 de setembro, o projeto, “Educação ambiental: confecção de brinquedos alternativos reciclados a partir de materiais descartados”. A ação desenvolvida na Escola Paulo Lima Verde, teve o objetivo de trabalhar a conscientização das crianças dentro de uma perspectiva ambiental através de atividades lúdicas, por meio da confecção e uso de brinquedos diferenciados criativos e com direcionamento a sustentabilidade. Segundo a coordenadora do projeto, Alciene Saraiva a ação visa incitar a consciência ambiental no âmbito escolar através dos brinquedos e brincadeiras, trabalhar a criatividade das crianças no processo de produção dos brinquedos alternativos e desenvolver as aptidões físicas e cognitivas através da proposta do projeto dentro dos conteúdos regidos pela escola. “Esse é um assunto que deve ser discutido e embasado dentro e fora da escola, principalmente em escolas onde existe uma carência de materiais o que leva os educadores a buscarem alternativas diferenciadas”, justifica Alciene.

A ação do projeto, que conta com a participação dos estagiários do curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal do Ceara - IFCE, Caio Pereira, Wesley Breno Silva e Laisa Daiana, resultou na confecção do brinquedo “Bilboquê”*, construído a partir dos seguintes materiais: 2 garrafas PET de refrigerante de 2 litros; Dois barbantes de varal de 3 metros de comprimento cada; Fita Adesiva; 4 pedaços de madeira/cabos/canetas, que sirvam com haste para os participantes da brincadeira segurarem.

*Bilboquê é um brinquedo de origem antiga que consiste em uma esfera com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos esta bola deve ser encaixada no suporte. O objetivo do jogo é acertar a bolinha no pino apenas balançando a mão. É constantemente usado com materiais descartáveis em trabalhos lúdicos com ensinamentos sobre sustentabilidade.

Compartilhar:

Fotos