Alunos da escola José do Vale iniciam o projeto “Adote uma Árvore” no Conjunto Monsenhor Montenegro

  • 18/09/2017

Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca de temas que envolvam meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvendo a construção de atitudes de preservação, bem como o incentivo às práticas sustentáveis. Foi com esses objetivos que alunos da escola José do Vale deram início ao projeto Adote uma Árvore.

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, alunos da unidade escolar, localizada no bairro Barro Branco, promoveram na manhã do último sábado, 16 de setembro, o plantio de árvores no Conjunto Habitacional Monsenhor Montenegro.

O projeto, que teve início no último dia 14 de setembro, consiste em sensibilizar os alunos sobre a questão do desmatamento, a importância e os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos, promovendo assim o cuidado com o meio ambiente.

Nesse contexto, os alunos visitaram o conjunto, explicando aos moradores qual o intuito daquela ação, e para colher as assinaturas no Termo de Adoção das árvores e também para passar instruções dos cuidados necessários com as plantas.

Na sexta-feira, 15 de setembro, foram preparadas as covas para o plantio das mudas de árvores na comunidade. No sábado, 16, os alunos, juntamente com os moradores, deram início ao plantio das árvores. Cada turma colocou uma placa de identificação onde cada um ficará responsável pela sua muda, assim como os moradores adotantes, com a responsabilidade de regar, cuidar e proteger.

De acordo com o diretor da Escola José do Vale, Cláudio Gregório, durante a ação, foram entregues as primeiras 32 mudas de árvores no Monsenhor Montenegro. Ele informa ainda que centenas de árvores serão plantadas em toda a comunidade até o final do período letivo. “O projeto desperta o protagonismo infanto-juvenil em nossa identidade escolar, tornando esses educandos multiplicadores de ações positivas para a sociedade”, ressaltou.

Para o aluno Deivid, do 6º ano, cada árvore plantada é uma vida a mais que é colocada no chão. Em outro relato, Clara, também estudante do 6º ano, destacou a atenção e o respeito com que os moradores trataram os alunos. “Os moradores nos tratam com tanto respeito e atenção que nos sentimos muito importantes”.

Compartilhar:

Fotos