CRAS Vila Alta promove roda de conversa sobre hipertensão e diabetes com idosos

  • 05/09/2017

Na tarde de ontem, 04, o CRAS Vila Alta, equipamento da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do município do Crato, realizou uma roda de conversa com a grupo do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de idosos. Cerca de 20 idosos puderam aprender um pouco mais e tirar dúvidas acerca de doenças como hipertensão e diabetes junto da enfermeira mestre especializada em Gerontologia (saúde do idoso), Rhavena Rocha.

Para a facilitadora Rhavena Rocha, encontros como esses são imprescindíveis para promover comportamentos saudáveis entre os idosos. “Nessa roda de conversa, foi possível discutir em grupo questões como alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, uso correto das medicações, identificação de sintomas e prevenção de complicações”. Destacou.

O surgimento de doenças como hipertensão arterial e a diabetes podem afetar diretamente a qualidade de vida dos idosos, podendo gerar podendo gerar complicações como AVC, infarto, pé diabético, neuropatias, amputações, etc. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas sobre como prevenir e tratar essas doenças. É de fundamental importância ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, usar medicações corretamente (sempre averiguando a data de validade) e identificar sintomas e prevenção de complicações.

Dona Lucia, frequentadora do CRAS há três anos, conta que participar do grupo do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de idosos tem ajudado muito na relação com as outras idosas do bairro. “Para mim, eu viria para o CRAS todos os dias, espero que atividades novas como essa aconteçam sempre”, disse ela.

Compartilhar:

Fotos