Secretaria de Meio Ambiente do Crato participa de capacitação do Plano de implantação de coleta seletiva

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato participou da reunião técnica, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceara - SEMA, realizada pela consultoria I&T - Gestão de Resíduos, para capacitação sobre o processo organizacional jurídico e contábil para constituição e fortalecimento de corporativas e associações de catadores.

A capacitação, que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal SINTSEF Crato, foi a segunda atividade desenvolvida, dentro das ações do projeto de implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos na bacias hidrográficas do Estado, Metropolitana, Acaraú e Salgado.

Na oportunidade membros da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, catadores e representantes de ONGs puderam conhecer o objetivo do Plano de Implementação de Coleta Seletiva, que pretende ajudar os municípios a definirem as suas soluções para o manejo dos resíduos sólidos.

Nesta segundo momento, o plano propôs uma capacitação para os catadores, agentes fundamentais para efetivação da coleta seletiva, instruindo-os a se organizarem em associações e cooperativas, além de apresentar maneiras de conciliar a conservação dos recursos naturais, com o desenvolvimento econômico e a inclusão social de catadores de materiais recicláveis neste processo.

Segundo o coordenador ambiental Henrile Sousa, a capacitação foi muito importante para que o trabalho desenvolvido pelo município seja eficiente e eficaz no que diz respeito à políticas de resíduos sólidos. "Estamos dando o suporte necessário aos catadores e a várias outras ações, a exemplo, da questão da coleta seletiva, que será um dos nossos principais direcionamentos, visando benefícios na qualidade ambiental do município” esclarece.

Compartilhar: