Cortejo e premiação do concurso "Vamos preservar a água" abrem Semana do Meio Ambiente do Crato

• 04/06/2019

Na manhã desta segunda-feira (3), a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, deu início a Semana do Meio Ambiente, com um cortejo formado pelos alunos da rede municipal de ensino, saindo da RFFSA, indo em direção a Praça da Sé.

O desfile apresentou os projetos que cada escola desenvolve junto à comunidade escolar no tocante à temática da coleta seletiva. Estavam presentes as escolas José Aldegundes Gomes de Matos, São Francisco, Dom Quintino, Estado da Paraíba, CAIC, Álvaro Madeira, APAE, Pedro Felício Cavalcanti (Sítio Quebra), Raimundo Nonato de Souza, Liceu Diocesano e Colégio Municipal.

Já na Praça da Sé, os estudantes foram recepcionados pela Banda Municipal do Crato e assistiram à apresentação da Banda Doze Talentos, formada pelos alunos da APAE. Em seguida, a SAAEC realizou a premiação do Concurso Cultural “Vamos preservar a água”.

Os secretários municipais falaram da importância do envolvimento dos estudantes no cuidado com o meio ambiente, em especial, com a Chapada do Araripe. Para Brito Júnior, titular da pasta do Meio Ambiente, a semana é um “start”, um despertar junto aos estudantes e, indiretamente, junto às famílias. “Que o cuidado com o meio ambiente, a coleta seletiva não seja efetivada apenas nesta semana. Que ela não seja apenas de comemoração, mas de multiplicação”, comentou.

O presidente da SAAEC, Yarlei Brito, falou sobre o concurso como uma forma de conscientizar os alunos do ensino fundamental como multiplicadores desse conhecimento e que, por isso, o concurso é realizado com este público. “A importância do concurso é todo o processo que ele proporciona entre os alunos. É uma forma de conscientizá-los para o cuidado com a água, que é um tema transversal ao meio ambiente”, finalizou.

Para a diretora Rejane Rocha, o evento reúne e dá visibilidade aos trabalhos dos alunos e às boas experiências escolares. “Cada professor realizou atividades em sala de aula, escolhendo um tema e resultou em vários trabalhos apresentados aqui e também inscritos no concurso. As crianças gostam e sempre se envolvem com as temáticas do meio ambiente”.

Estiveram presentes durante o evento, o Chefe Adjunto do Gabinete, Felipe Correia; o representante da PreviCrato, Júnior Matos; as secretárias da Educação, Germana Brito e Tammy Ferreira; o adjunto do Meio Ambiente, Eduardo Teles; diretores e coordenadores das escolas participantes.