Alunos da Escola Melvin Jones já colhem frutos da Horta Educativa

• 22/05/2019

Ao chegar na Escola Melvin Jones, o visitante se depara com canteiros cheios de cor e aromas. São as verduras e plantas medicinais cultivadas por alunos e professores na Horta Comunitária Educativa, implantada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos.

Conforme explicou o titular da pasta, Zilcélio Alves, o programa tem por objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares. Ao todo, já foram implantadas 15 hortas em escolas municipais, uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Essa semana, está sendo implantada a horta da Escola Álvaro Madeira, localizada na comunidade do Sertãozinho, no bairro Seminário.

O projeto tem um efetivo envolvimento de todos os agentes. De acordo com Rosane Holanda, diretora da Escola Melvin Jones, as crianças, principalmente, têm vivenciado práticas diferentes no ambiente escolar. “Os alunos realizam as atividades de cuidar, limpar, regar as hortaliças e plantas medicinais diariamente, com os professores e núcleo gestor. Eles estão muito felizes em cultivar e colher os resultados, em ter esse contato com a terra e o meio ambiente”.

A direção da escola adotou uma estratégia para envolver todas as turmas, definindo um cronograma envolvendo todos os profissionais e as turmas. “Os professores estão tendo a oportunidade de trabalhar os conteúdos a partir de aulas práticas nas diferentes áreas do conhecimento, Ciências, Português, Geografia, Matemática. Estamos desenvolvendo uma aprendizagem prática e significativa para os nossos alunos. O projeto Horta Escolar está nos trazendo e nos trará grandes conquistas e benefícios”, finalizou.