Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato promove encontro com agricultores familiares para tratar do PNAE

• 15/04/2019

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato está auxiliando a participação efetiva dos trabalhadores da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SDARH), realizou na manhã de quarta-feira, 10, no auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, reunião com produtores da agricultura familiar. O momento objetivou cadastrar e orientar os agricultores e agricultoras na produção dos alimentos para serem inseridos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Iniciando a reunião, o gestor da SDARH, Zilcélio Alves, deixou claro que a secretaria está a disposição para ajudar os agricultores familiares em todo o processo. “Formamos o grupo, unido e forte, vamos organizar o cadastro e as informações de como e quanto produzem, apoiando os trabalhadores da melhor forma”, destacou.

“Os agricultores familiares são importantíssimos para a saúde das comunidades agradeço o trabalho dos senhores e senhoras que aqui estão, os nossos alunos precisam de uma alimentação saudável e nossa parceria será sempre fortalecida”, ressaltou a secretária adjunta de educação, Tammy Lacerda.

A Gerente da Célula de Apoio a Agricultura Familiar e Aquisição de Alimentos, Jéssica Tayane, reiterou a questão do auxílio que os agricultores e agricultoras terão para lidar com o PNAE em todos os aspectos.

“Estaremos fornecendo informações sobre logística, documentação, normas e a disposição para tirar as dúvidas dos trabalhadores.” Afirmou.

O Presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Pequenos Produtores do Sítio Malhada (CAIPEMA), Francisco de Assis Leite Filho, enalteceu a parceria com a SDARH, destacou a confiança que une os trabalhadores da agricultura familiar e a gestão. “Não estaríamos aqui reunidos, se não tivéssemos essa relação de confiança mútua”, disse Francisco de Assis, apontando para cerca 70 agricultores participantes do evento.

O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período em que permanecem na escola.