Inclusão na Educação é tema de formação para cuidadores da rede municipal do Crato

• 14/03/2019

Foi realizado ontem, quarta-feira, dia 13, o I Encontro de Cuidadores, Brailistas e Intérpretes de Libras da Secretaria Municipal de Educação do Crato (SME). O evento, promovido pela coordenadoria de Inclusão da SME aconteceu no auditório da repartição e contou com cerca de 150 cuidadores das escolas da rede municipal.

O encontro, objetiva capacitar os cuidadores na perspectiva da inclusão no atendimento às necessidades educacionais específicas de todos os alunos, sobretudo os que apresentam comprometimentos motores, sensoriais, físicos, comportamentais e/ou intelectuais.

A Secretária de Educação, Germana Brito, recebeu os cuidadores, ressaltando que com o inicio do ano letivo, surgem novas possibilidades, novos caminhos para a melhoria continua da educação cratense. “Intuímos realizar um trabalho partilhado, na construção de saberes em prol do crescimento dos processos educacionais na nossa cidade, com ênfase na inclusão e no afeto” destacou.

Dando continuidade a secretária adjunta de Educação, Thammy Alencar, disponibilizou um vídeo para reflexão e enfatizou a importância da inclusão e humanização na sala de aula, em seguida a psicopedagoga Luciana Barros junto da coordenadora pedagógica Acilana Alencar, apresentou a equipe da coordenadoria de inclusão que irá auxiliar os cuidadores nas suas funções, a psicóloga Paula Roberta França, falou acerca da importância do cuidador em sala de aula e das habilidades socioemocionais, a fonoaudióloga Apoliana Pontes, discorreu sobre pontos do trabalho do profissional de fonoaudiologia no processo educacional. E encerrando o momento, a temática: Serviço Social e Inclusão, com informações das assistentes sociais Laura Márcia e Veronica Monteiro.

A cuidadora Valnice Melo, que trabalha na Escola Antônio Antuérpio enalteceu a valorosa contribuição de encontros como esse, não só para sua formação como cuidadora, mas também como pessoa que pode sempre fazer mais pelo outro. “Foi muito importante participar dessa troca de saberes e obter mais informações para o desenvolvimento do meu trabalho” disse.

Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes. A educação inclusiva acolhe e se propõe a fazer da escola um lugar de encontro, de igualdade, de desenvolvimento.