SETURDES participa de encontro “Geopark Araripe – Conhecendo o que é nosso”

• 07/12/2018

“Só se preserva aquilo que se ama, só se ama aquilo que se conhece”. É através desse pensamento, já perpetuado pelo design e humanista do século XX, Aloísio Magalhães, que diversas instituições caririenses querem fortalecer e difundir o Geopark Araripe. A ideia foi trabalhada com alunos de diversas escolas municipais e estaduais, públicas e privadas, de Juazeiro do Norte e do Crato, durante o encontro “Geopark Araripe – Conhecendo o que é nosso”, nesta quinta-feira (6), no auditório do Campus URCA Crajubar.

O projeto, que tem chancela da Unesco, passará por diversas cidades, levando-o ao conhecimento de toda a população para a difusão da sua importância para a região do Cariri, assim como aconteceu na primeira edição. Além da própria Universidade Regional do Cariri (URCA), que coordena o Geopark, foram parceiras dessa primeira edição a Unileão, Faculdade Juazeiro do Norte (FJN), prefeituras municipais do território e CIEE.

A equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável esteve presente no encontro, o gestor Luís Carlos Saraiva e Rogério Nogueira.

Luís Carlos destacou a importância de integrar as ações para uma maior difusão do Geopark. “Temos desenvolvido diversas atividades para fortalecer o turismo, mas é de suma importância que todos esses atores e suas ações sejam integradas para um resultado efetivo”.

Programação

O encontro dispôs de diversos estandes com exposição de projetos científicos, sociais, culturais e turísticos já desenvolvidos dentro do território Geopark Araripe, mostrando a potencialidade local.

Durante sua fala, o reitor Dr. Patrício Melo, explicou que o Geopark vai além de um projeto de cunho ambiental. “As ações desenvolvidas refletem diretamente no impacto em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU”, explicou. Também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.