Educação do Crato realiza apresentações de escolas municipais que concorrem ao prêmio PETECA 2018

• 19/06/2018

Na última sexta-feira, dia 15, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a culminância do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) ano 2018.

O PETECA é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Secretaria de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Ele consiste em um conjunto de ações de conscientização e sensibilidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

Durante o evento, no auditório da SME, foram realizadas apresentações de alunos de diversas escolas municipais que estarão concorrendo ao prêmio PETECA 2018 que consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas da rede municipal participantes do Programa.

As Escolas Participantes foram: Professor Álvaro Rodrigues Madeira, Professor José do Vale, Escola Liceu Diocesano, Escola São Francisco, Escola Aldegundes Gomes de Matos, Escola Antônio Antuérpio, Escola Sonia Calou e Colégio Municipal Pedro Felício.

A abertura do evento contou com a participação dos meninos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Seminário com uma apresentação musical de flautas e violino.

Segundo a Coordenadora de Projetos e Convênios, Valéria de Lima Saraiva, o PETECA visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. “É a soma de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização adolescente. Procuramos trabalhar essas temáticas da melhor forma em nossas escolas”, explica.

Estiveram presentes nas apresentações, a Secretária Adjunta da Educação, Cirene Alencar, a Secretária Pedagógica, Acilana Alencar, a Coordenadora Administrativa e Financeira, Karine Feitosa, e a Coordenadora do PETECA no município do Crato, Ana Maria Nicodemos.

Os trabalhos selecionados na etapa municipal (primeiro lugar de cada categoria, por nível) que serão divulgados posteriormente, participarão da etapa estadual em Fortaleza.