Crato: Programa Primeiro Passo insere mais jovens no mercado de trabalho

• 21/05/2018

Na última sexta-feira, 18, no auditório do Geopark Araripe, em Crato, foi realizada solenidade de apresentação dos jovens selecionados no Programa Primeiro Passo do Governo do Estado do Ceará, que estão exercendo funções técnico administrativas em diversos setores da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS).

O Primeiro Passo vem criando oportunidades voltadas à cidadania, a inclusão social e profissional, proporcionando o aprendizado prático e experiências que possibilitam o crescimento profissional e pessoal dos jovens de comunidades vulneráveis, entre 16 e 22 anos, que estão cursando o Ensino Fundamental II, Educação Especial, Ensino Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio na tentativa de promover uma melhoria na qualidade de vida do referido público.

Compondo a mesa solene do evento, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado pela primeira dama Aldalice Pinheiro, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Edivania Goncalves, a representante da Universidade Regional do Cariri (URCA) Francy Lobo, e a jovem participante do “Primeiro Passo”, Laislania Ferreira.

A gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, ressalta a importância do projeto no que diz respeito a viabilizar melhores condições para que esses jovens possam vislumbrar um futuro de conquistas. “Não medimos esforços para inserir os jovens no mercado de trabalho, trabalhando para a criação de oportunidades de crescimento, aprimorando assim, suas perspectivas pessoais e profissionais”, avalia.

Dois dos adolescentes participantes do projeto, Sinthia Rafaela e Rian Victor, não escondiam a satisfação em já estarem inseridos no mercado de trabalho. “Será uma rica experiência profissional e de crescimento que levaremos para a vida”, destacou Sinthia.

Na ocasião, o grupo musical de flauta doce e violino do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Seminário entoou canções para o público presente.

O Chefe do Executivo cratense enalteceu a valorosa contribuição que projetos como esse podem oferecer aos jovens. “Aproveitem essa oportunidade, realizem o trabalho da melhor forma, façam o diferencial, o sucesso só depende de vocês. Parabéns a todos”, frisou.

Alguns dos objetivos do Projeto Primeiro Passo são:

- Proporcionar Qualificação Social e Profissional a adolescentes através de programação de atividades que visam, além da formação técnica, desenvolver a capacidade de relacionamento dos jovens com eles mesmos, com a família, a sociedade e o mundo.

- Contribuir para a elevação da escolaridade, realizando oficinas pedagógicas que desenvolvam o raciocínio lógico, a leitura e interpretação de textos.

- Possibilitar a criação de competências duráveis, focalizando aspectos relevantes para a melhoria da qualidade e preservação da vida, autodesenvolvimento e potencialização de vocações e missões pessoais para a construção de uma sociedade mais digna.