CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Desenvolvimento 19/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato é premiado em 1º lugar no XII Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora com o Projeto de Melhoramento Genético

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi premiada nesta quinta-feira (18), em Fortaleza, no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

O município concorreu ao prêmio com dois projetos, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na categoria desburocratização, e com o projeto, Melhoramento genético bovino categoria: inclusão produtiva, que levou o primeiro lugar nesse segmento.

Esta é a 12ª edição do prêmio que a cada dois anos escolhe as prefeituras que se destacaram com projetos voltados a melhorar o ambiente de negócios no seu município, com projetos voltados ao empreendedorismo e a governança. Depois de inscritos os projetos passam por uma avaliação, que inclui etapas de habilitação, pré-seleção e visita técnica ao município. Os vencedores com primeiro lugar seguem para a disputa nacional com cerimônia de premiação prevista para julho de 2024.

A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito, Zé Ailton Brasil; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Melo; com os secretários de Desenvolvimento Agrário, Givaldo Gonçalves, e Finanças e Planejamento, Rildon Salviano, além da agente de desenvolvimento do município, Carla Ísis.

De acordo com o secretário Ary Melo, a indicação é o reconhecimento do comprometimento da gestão em fomentar o desenvolvimento na cidade através do empreendedorismo e da melhoria do ambiente de negócios. "Essa é uma conquista inédita para o município por ser a primeira vez que o Crato é premiado. Desde que iniciamos o projeto Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, conseguimos promover diversos cursos, capacitações e projetos para atender a população", disse o secretário.

O Projeto de Melhoramento Genético foi idealizado pelo prefeito Zé Ailton, redimensionando a pecuária no Crato, garantindo aos pequenos produtores melhores condições de manejo para o seu rebanho, requalificando o setor no municipío, beneficiando atualmente dezenas de criadores de bovinos, em Crato.

#Turismo 22/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Secretário de Turismo do Crato se reúne com ministro, em Brasília

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, Ary Filho, esteve em Brasília, acompanhado pelo diretor de suporte a negócio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Rafael Branco, e pelo deputado federal, José Airton Cirilo, para participar de uma reunião, nesta quinta-feira, 22, com o Ministro do Turismo, Celso Sabino.

O intuito do encontro foi tratar de interesses do Município na área do turismo, em especial a pauta sobre o mirante da santa Nossa Senhora de Fátima. O ministro esteve recentemente visitando a Região do Cariri, onde teve a oportunidade de conhecer o monumento de Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com acordo com o secretário Ary Filho, o Ministro Celso Sabino demonstrou reconhecimento e apoio aos projetos do turismo Cratense. "Foi um momento oportuno para apresentar o potencial do turismo religioso da nossa cidade. O ministro reafirmou o compromisso para que essa obra seja executada, juntamente com o deputado José Airton Cirilo, a quem agradeço por esse momento tão especial para o município do Crato", disse o secretário.

#Desenvolvimento 17/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato realiza audiência pública final da revisão do Plano Diretor do município

Pensar a cidade que queremos, com foco na sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento econômico, patrimônio e diversidade cultural, dentre tantos outros eixos. Esse foi o desafio posto aos participantes do processo de revisão do Plano Diretor do Município do Crato, iniciado em maio de 2023 e finalizado - de forma presencial - na manhã da última quarta-feira, 17 de janeiro, com a realização da última audiência pública deste processo participativo. Na página oficial da Prefeitura do Crato, um link está disponível até hoje para participação de forma online.

O secretário do Meio Ambiente do Crato, George Borges, destacou a importância do processo para a construção do plano que vai balizar as políticas públicas municipais para os próximos 10 anos. "Após essa validação com a população, com os vários setores, associações e organizações não governamentais, o documento seguirá para apreciação e votação na Câmara de Vereadores".

Além do desenvolvimento, urbanismo, saneamento, construção de novos equipamentos públicos, áreas de comércio, indústria e de proteção ambiental, a proposta do PDM foi balizada com documentos e orientações modernas de organismos nacionais e internacionais, como a ONU. Conforme explicou a consultora Adriana Quedas, "o Plano Diretor do Crato foi pensado respeitando o que diz a Nova Agenda Urbana, que estabelece como as cidades devem se transformar para serem habitáveis, inclusivas, saudáveis, sustentáveis, seguras, organizadas, compactas e resilientes às características naturais".

Para o corretor de imóveis, José Wilson Marques, foi um momento importante, principalmente para o desenvolvimento da cidade. "Tudo que é discutido dentro do Plano Diretor, precisa se discutir com calma e paciência. Todo município tem que crescer, todo município tem que desenvolver, e não é proibindo, certo, porque existem as exceções, mas não é usando a prática da proibição que vai fazer com que o município se desenvolva".

Processo participativo

Ao longo de oito meses de discussão, foram realizadas 16 reuniões setoriais presenciais, contemplando os diversos setores e reunindo lideranças e a população em geral para opinar nas Diretrizes e o Ordenamento Territorial para o Desenvolvimento Municipal do Plano Diretor.

As reuniões aconteceram em diversas localidades do município, conforme o cronograma abaixo:

• Dia 18/5: Reunião Setorial com membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

• Dia 19/5: oficina participativa com população da Ponta da Serra, Malhada, Vila São Francisco, Juá, Altos, Catingueira, Baixio e localidades adjacentes.

• Dia 19/5: oficina participativa com população de Dom Quintino e localidades adjacentes.

• Dia 24/5: oficina participativa com população de Santa Fé, Riacho Fundo, Santo Antônio, Trindade e localidades adjacentes.

• Dia 24/5: oficina participativa com população da Monte Alverne, Assentamento 10 de abril, Poço Dantas e localidades adjacentes.

• Dia 25/05: oficina participativa com população da Vila Carrapato, Belmonte, Granjeiro, Coqueiro, Ossian Araripe e Lameiro.

• Dia 25/5: Encontro do Território Criativo Camarada.

• Dia 26/5: oficina participativa com população da Conjunto Monsenhor Montenegro, Conjunto Filemon Limaverde, Muriti, Mirandão, Belas Artes, Baixio do Muquém, Romualdo e localidades adjacentes.

• Dia 26/5: oficina participativa com população da Bela Vista, Riacho Verde, Jenipapo, Serraria, Leite, Conjunto Madre Feitosa e localidades adjacentes.

• Dia 31/5: Reunião Setorial com Instituições de Ensino Médio e Superior.

• Dia 31/5: Reunião Setorial com representantes do setor de Cultura, Turismo e Eventos e outras representações.

• Dia 1/6: oficina participativa com população do bairro Novo Crato, Seminário, Sertãozinho, Batateiras e localidades adjacentes.

• Dia 2/6: Reunião setorial com Empresários, Comerciários, Corretores, Avaliadores, Taxistas, Mototaxistas, Bancários, Promotores de Eventos, Clubes Sociais e similares.

• Dia 2/6: Reunião setorial com Corretores, Imobiliárias e empreendedores da Construção Civil.

• Dia 7/6: Reunião setorial com representantes do setor Agropecuário, Órgãos de Assistência Técnica, Sindicatos, Federações e Associações Comunitárias, Grunec e Agroecologia.

• Dia 7/6: oficina participativa com população de São Miguel, Pinto Madeira, Santa Luzia, Centro e Palmeiral.

• Dia 8/6: Reunião Setorial com equipe técnica e membros do Urban 95.

Além disso, também foi disponibilizado um formulário no site da Prefeitura do Crato, durante todo o mês de julho de 2023, para que a população pudesse apresentar suas propostas.

#Turismo 07/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato apresentará projetos na área do turismo, em Brasília

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho do Crato, Ary Melo, esteve no último sábado, com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e a Secretária de Turismo do Ceará, Irwana Albuquerque.

Na ocasião, ele acompanhou o ministro, junto com a secretária, para uma visita ao monumento de Nossa Senhora de Fátima, e apresentou o espaço, potencial centro de turismo religioso da região e do Município, que a cada ano recebe milhares de pessoas.

Segundo Ary, na oportunidade foram destacados alguns projetos importantes para a área no Crato. "Ficou acertado com o ministro que alguns desses projetos serão apresentados, após ser marcada agenda para uma reunião em Brasília", disse.

#Desenvolvimento 28/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato conquista Selo Sebrae Ouro em Atendimento Salas do Empreendedor

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, através da Sala do Empreendedor, conquistou nesta terça-feira (27), o Selo Ouro do Sebrae.

A Sala do Empreendedor do Crato, representada pela agente de desenvolvimento, Carla Isis Brito Leite, esteve presente, em Fortaleza, para a premiação do Selo Sebrae em Atendimento Salas do Empreendedor (Ouro). "O selo foi uma grande conquista para nosso município, que vem realizando um importante trabalho com os MEI"s, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Crato. Quem vai à sala, sai daqui com todas as dúvidas sanadas e atendidas na mesma hora", disse Ísis.

O Selo Sebrae de Referência Nacional em Atendimento é uma metodologia de avaliação baseada em critérios estruturantes que refletem as necessidades dos clientes atendidos pelas Salas do Empreendedor.

A Sala do Empreendedor do Crato está disponível para atender a população com todos os serviços voltados para o microempreendedor individual, localizada na Rua Miguel Lima Verde 562, no Centro da cidade.

#Desenvolvimento 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato e SINE/IDT realizam atendimento à população

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, em parceria com o SINE/IDT de Juazeiro do Norte, realizou nesta segunda-feira, 27, na sede da secretaria, atendimento à população voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum.

A ação tem o objetivo de facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego. Os interessados podem comparecer na sede da secretaria com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada e carteira de trabalho. O próximo atendimento do SINE/IDT acontecerá no dia 11 de dezembro.

Para o secretário, Ary Filho, essa parceria foi uma grande conquista para a população cratense que estava desassistida dos serviços desde o fechamento da unidade do SINE em Crato. "Tivemos uma grande procura no primeiro dia. Esse atendimento é fundamental para a abrangência dos serviços à população. Quanto mais acesso aos serviços do SINE/IDT, mais trabalhadores poderão ser assistidos e beneficiados com ações de inserção no mercado", disse Ary.

#Desenvolvimento 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato participa de encontro para o fortalecimento do turismo corporativo no Cariri

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato recebeu nesta segunda-feira (6), representantes do SINDIEVENTOS para debater ações de fortalecimento do turismo corporativo para 2024.

O encontro contou com a presença da presidente do Sindieventos do Ceará, Stella Pavan; o diretor, Marcelo Reis, e representantes do setor de eventos e afins do Estado do Ceará.

De acordo com o secretário Ary Filho, o momento propôs um olhar voltado para a capacitação de pessoal, ações de fortalecimento do turismo e da economia da Região. "Unir os setores é de total importância para que possamos trazer ao município desenvolvimento econômico cada vez mais forte, através do turismo que é uma das fontes mais rápidas para aquecer o desenvolvimento", disse o secretário.

A comissão do Sindieventos realizou, ainda, reunião com o Trade de Turismo e Eventos para discutir a viabilidade de captação de eventos para região do Cariri, além de visitação aos equipamentos, com potenciais turísticos da região.

#Desenvolvimento 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato é destaque no CE no avanço de novos empregos no mês de agosto

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, empenhada em apoiar o crescimento econômico do município, por meio da geração de emprego, vem acompanhando o aumento do índice de novos empregos com carteira assinada. O Crato emplacou 330 novas vagas no mercado de trabalho, ficando entre os municípios que mais gerou empregos no Ceará.

O Estado do Ceará foi responsável, em agosto, pela criação de 10.932 novos empregos. Os números são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta segunda-feira (2).

Considerando os municípios cearenses, o desempenho do mês de agosto apresenta Fortaleza com (5.209), Sobral (628), Juazeiro do Norte (525), Limoeiro do Norte (441), Eusébio (434), Maracanaú (343) e Crato (330). Quanto ao salário médio de admissão, o Ceará apresentou o segundo maior do Nordeste, com o salário de R$ 1.789,67, atrás somente do Maranhão (R$1.826,26). O resultado está acima da média da região, que ficou em R$ 1.729,04.

Para o secretário, Ary Melo, o município vem registrando resultados expressivos na contratação de pessoas. Ele ressalta que esse crescimento é fruto do engajamento do município para impulsionar a geração de empregos. "Esse avanço é reflexo de investimentos para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico do município, com foco na qualidade de vida e bem-estar dos cratenses, como também investindo na desburocratização de abertura de novas empresas e assessoramento a microempreendedores", destacou o secretário.

#Desenvolvimento 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato realiza atendimento à população em parceria com SINE/IDT próximo dia 06 de setembro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, em parceria com o SINE/IDT de Juazeiro do Norte, realiza no próximo dia 6 de setembro, na sede da secretaria, atendimento à população voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum.

A ação tem o objetivo de facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego. O atendimento será na sede da Secretaria, das 8h às 17h, localizada na Rua Miguel Lima Verde, 562 - Centro.

Os interessados podem comparecer na sede da secretaria com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada e carteira de trabalho.

#Desenvolvimento 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Rally dos sertões movimenta o Crato e promove ações em saúde e premiações na educação

O ronco dos motores invadiu a cidade do Crato nesta quarta-feira, 16, com o Rally dos Sertões. O evento foi um grande sucesso e a população teve a oportunidade de ver chegar à cidade desde cedo, centenas de competidores, que permaneceram até a manhã desta quinta-feira, 17, após pernoite e revisão dos carros para prosseguir para a sexta etapa de um dos maiores rallys do mundo. As equipes partiram de Petrolina, no Pernambuco, para o solo cratense, num percurso de quase 500 km, direto para a Vila dos Sertões, montada no Parque. Mais de 2 mil pessoas, entre competidores e equipes de coordenação e organização, estiveram no Município.

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho esteve responsável pela coordenação de recepção aos integrantes do Rally dos Sertões, contando com o apoio das secretarias municipais como Segurança Pública, com o trabalho da equipe do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), além de Serviços Públicos, Esporte e Juventude, entre outras pastas.

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, e o vice-prefeito, André Barreto, além dos secretários municipais, realizaram a recepção aos integrantes da competição. O prefeito destacou a alegria de receber o importante evento, trazendo também um trabalho social. Ele esteve na Praça da Sé, onde foi instalado o cronômetro de chegada dos veículos. O parque, na parte da noite, esteve repleto de carretas, carros pequenos e motos, para os ajustes finais, e depois seguir viagem.

Quase 2 mil exames e procedimentos

Também foram destinados diversos serviços, como os atendimentos da SAS Brasil, através dos profissionais de saúde, que contabilizaram quase 2 mil atendimentos em exames e procedimentos, em diversas especialidades, incluindo exames de vista para crianças, com entrega de óculos. Com o suporte da Secretaria de Saúde do Crato, os exames foram pré-agendados e destinados àquelas pessoas que já aguardavam na fila. Áreas como Cardiologia, Dermatologia, com pequena cirurgia, Ginecologia, com inserção de DIU, Neurologia Adulto e Infantil, Pediatria, Oftalmologia pediátrica e odontologia, além da psicologia, estiveram entre as especialidades.

No final da tarde, a visitação passou a ser intensa no parque de exposição, onde foram instaladas diversas barracas com praça de alimentação, casa de farinha, feirinha de artesanato, além de entrega de premiações do programa Protótipo de Carrinhos e concurso Arte Sertões, com a participação de cem alunos das escolas públicas municipais do Crato.

Educação no Rally com premiações

Estudantes da rede de ensino do Crato participaram do Rally da Educação e concurso Artes Sertões, eventos que integraram a programação oficial do Rally, com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

O Rally da Educação promoveu o engajamento dos estudantes no projeto Protótipo de Carrinhos, com cinco escolas de tempo integral distribuídas em 16 equipes. Os competidores ganharam medalhas, troféus, brindes e muita aprendizagem. Participaram do concurso a Escola Raimundo Nonato, Colégio Municipal, Escola 18 de Maio, Escola Gonzaga Mota e Escola Aderson da Franca,

As atividades oferecidas na programação foram campeonatos de carros confeccionados à mão pelos próprios alunos, além de produção de textos e desenhos sobre a maior competição da América Latina. A ação teve o objetivo de impulsionar a criatividade de jovens talentos.

No Rally da Educação os estudantes foram introduzidos no mundo automotivo de forma prática e intensa, e foram desafiados a explorar diferentes aspectos do universo automobilístico. As equipes classificadas em primeiro e segundo lugar para a final do Rally da Educação, que acontece em outubro em Imperatriz-MA, foram respectivamente, a Escola Gonzaga Mota e Aderson da Franca.

Já no Concurso de Artes Sertões, os alunos fizeram redações e desenhos baseados nas orientações enviadas pela comissão organizadora. Os vencedores em primeiro e segundo lugar respectivamente na categoria Texto foram, Maria Isabella de Brito Leite, com título, "A Festa do Rally", aluna da escola Pedro Morais de Brito; e Ana Guilia Leandro Nascimento, com o título, "Nosso palco é o Brasil", representando a escola Dom Vicente.

Na categoria desenhos, o primeiro e segundo lugar ficou com Angel Alejandro Machado Rodrigues, com o desenho "Rodas Livres no Sertão", da escola Aldegundes Gomes de Mattos. O 2º lugar ficou com Hellen de Souza Alencar, com o desenho "Um Rally Especial", da escola Prof. José do Vale Arraes Feitosa. A Secretária de Educação, Germana Brito, acompanhou a premiação dos alunos e agradeceu ao evento por inserir os estudantes numa ação educacional, estimulando a criatividade nas produções de carrinhos, redações e desenhos.

#Desenvolvimento 06/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato inicia os preparativos para receber o Rally dos Sertões 2023

Pela primeira vez, o Crato será palco da disputa do Rally dos Sertões, entre os dias 16 e 17 de agosto. O município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho já iniciou os preparativos para recepcionar os mais de 300 competidores e todas as equipes que visitarão a Vila Sertões, estrutura que será montada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

A ação estará aquecendo a economia local com lotação de hotéis e restaurantes. O Crato receberá mais de duas mil pessoas durante a parada do rally no município, que estará realizando também, uma ação de saúde atendendo mais de 500 Cratenses que serão beneficiados com atendimentos médicos gratuitos entre os dias 16 e 17 de agosto.

A startup social SAS Brasil, que desde 2013 atua levando atendimento médico gratuito a regiões carentes de saúde especializada, estará em Crato (CE) oferecendo atendimentos para pacientes das áreas de dermatologia, oftalmopediatria, ginecologia, neurologia, pediatria, cardiologia e educação em saúde bucal. A ação acontecerá na Expocrato e pretende beneficiar mais de 1.200 pessoas.

Maior do mundo

Durante o 31º Sertões, o maior rally do mundo, que desbrava as belezas do interior e litoral nordestino, a SAS Brasil está empenhada em zerar filas dos SUS, ao oferecer consultas e atendimentos de diferentes especialidades médicas realizadas por voluntários de todo o Brasil. Também serão feitas palestras de educação em saúde para conscientizar a população.

Para o secretário, Ary Filho, essa é mais uma importante oportunidade de mostrar as potencialidades do município. "Uma oportunidade para o Crato ser inserido no roteiro turístico em nível nacional. Durante os dias do evento, milhares de pessoas estarão acompanhando o circuito, inclusive turistas de várias regiões do país", disse Ary.

#Empreendedorismo 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato recebe mais um atendimento do SINE/IDT nesta segunda-feira (31)

A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato e o SINE/IDT de Juazeiro do Norte, ofereceu nesta segunda-feira (31), mais um atendimento à população Cratense voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum, além de atendimento a profissionais autônomos. A ação foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O objetivo é facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego. Os interessados estiveram na sede da secretaria.

O serviço prestado à população vem confirmando resultados positivos na inclusão de pessoas no mercado de trabalho. O secretário, Ary Filho, ressalta o empenho da gestão em apoiar e facilitar a inclusão dos cratenses no mercado. "A procura pelo atendimento só aumenta e o número de pessoas inseridos no mercado confirma a necessidade do serviço permanente no Crato. Estamos lutando para reativar a sede do SINE/IDET na nossa cidade por considerar esse um atendimento fundamental para que mais trabalhadores possam ser assistidos e beneficiados com ações de inserção no mercado de trabalho", disse Ary.

#Desenvolvimento 28/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato recebe mais um atendimento do SINE/IDT nesta segunda-feira (31)

A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato e o SINE/IDT de Juazeiro do Norte, oferece nesta segunda-feira (31), mais um atendimento à população Cratense voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum, além de atendimento a profissionais autônomos. A ação acontece na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo das 8h às 16h.

A ação tem o objetivo de facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego. Os interessados podem comparecer na sede da Secretaria, localizada na Rua Dr. Miguel Limaverde, 562, com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada e carteira de trabalho.

O serviço prestado à população vem confirmando resultados positivos na inclusão de pessoas no mercado de trabalho. O secretário, Ary Filho, ressalta o empenho da gestão em apoiar e facilitar a inclusão dos cratenses no mercado. "A procura pelo atendimento só aumenta e o número de pessoas inseridos no mercado confirma a necessidade do serviço permanente no Crato. Estamos lutando para reativar a sede do SINE/IDET na nossa cidade por considerar esse um atendimento fundamental para que mais trabalhadores possam ser assistidos e beneficiados com ações de inserção no mercado de trabalho", disse Ary.

#Desenvolvimento 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato realiza ações de receptivo aos romeiros

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, realiza ações de receptivos para os romeiros que visitam o município durante a romaria para a celebração dos 89 anos do falecimento do Padre Cícero.

A secretaria está com uma equipe no monumento da imagem de Nossa Senhora de Fátima, para acolher devotos que se deslocam para o Crato, para visitar pontos importantes, como a Sé Catedral, igreja onde houve a primeira celebração do Padre Cícero e onde o sacerdote foi batizado.

Na oportunidade as equipes distribuem panfletos, orientações e fitinhas de Nossa Senhora de Fátima aos romeiros, além de indicação de pontos turísticos e históricos, com o objetivo de promover uma melhor acolhida aos visitantes.

Segundo o secretário da pasta, Ary Filho, esse trabalho tem se intensificado a cada ano. "A ideia é acolher os romeiros e promover ainda mais nosso turismo religioso como exemplo da Pia Batismal, que batizou o Padre Cícero, localizada na Igreja da Sé", disse o secretário.

#Desenvolvimento 14/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato em parceria com SINE/IDT realiza atendimento à população, nesta segunda-feira (17)

Dando continuidade aos serviços oferecidos pelo SINE/IDT de Juazeiro do Norte, numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, a população cratense recebe nesta segunda-feira (17), na sede da secretaria, atendimento voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum, além de atendimento a profissionais autônomos.

A ação tem o objetivo de facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego. Os interessados podem comparecer na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada e carteira de trabalho.

A parceria vem confirmando resultados positivos na inclusão de pessoas no mercado de trabalho. O secretário, Ary Filho, comemora os resultados e destaca a crescente procura dos serviços pela população. "Essa parceria foi uma grande conquista para a população cratense que estava desassistida dos serviços desde o fechamento da unidade do SINE em Crato. Esse atendimento é fundamental para a abrangência dos serviços à população, quanto mais acesso aos serviços do SINE/IDT, mais trabalhadores poderão ser assistidos e beneficiados com ações de inserção no mercado", disse Ary.

#Desenvolvimento 02/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura municipal participa de lançamento do Farias Brito em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato esteve nesta sexta-feira (30), participando do lançamento do Colégio e Faculdade, Farias Brito que está se instalando no município.

Na oportunidade, representantes do Farias Brito apresentaram a planta do projeto e o andamento da obra, localizada no Muriti, para o funcionamento da unidade educacional privada, que deverá gerar em torno de 300 novos empregos. Inicialmente terá o Farias Brito Baby e Farias Brito Júnior. As atividades já serão iniciadas no começo de 2024.

O prefeito Zé Ailton esteve acompanhado do vice-prefeito, André Barreto, e secretários. A parceria com o município se deu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o objetivo de impulsionar a geração de emprego na cidade do Crato, seguindo todos os trâmites necessários, inclusive o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.

Durante o lançamento, o prefeito Zé Ailton destacou a importância do empreendimento para o município. Segundo ele, será mais uma empresa que possibilitará desenvolvimento e geração de novos postos de trabalho na cidade.

#Desenvolvimento 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO SINE/IDT realiza mais um atendimento em parceria com a Prefeitura do Crato

Dando continuidade à parceria com a prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, o SINE/IDT de Juazeiro do Norte, realiza nesta quinta-feira, 15, na sede da secretaria, atendimento à população voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum.

O atendimento tem o objetivo de facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego. A cada 15 dias os atendimentos acontecem na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, localizada na rua Miguel Lima Verde, nº 562 - centro. Os interessados podem comparecer na sede da secretaria com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada e carteira de trabalho.

O secretário, Ary Filho, comemora o sucesso da parceria e ressalta que foi uma grande conquista para a população cratense que estava desassistida dos serviços desde o fechamento da unidade do SINE em Crato. "Estamos conseguindo atender uma grande demanda da população que estava carente desse serviço, a ideia é que em breve tenhamos nossa sede do SINE/IDT aqui no município do Crato", disse Ary.

#Desenvolvimento 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato no roteiro do Rally Sertões BRB

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, participou na noite desta quinta-feira (25), em São Paulo, do anúncio do roteiro do Sertões 2023 (31ª edição do maior rally das Américas), que acontece de 11 a 19 de agosto. Serão oito etapas concentradas em território nordestino. Ao todo são cerca de 3.800 quilômetros.

De acordo com a organização do evento, uma das novidades deste ano foi a participação do município do Crato na rota. A cidade de Petrolina (PE) receberá a largada; as duas primeiras etapas, em laço, ou margarida e será o ponto de partida de mais duas: a terceira (que abre a Maratona), rumo a Xique-Xique (BA), de onde os competidores retornam no dia seguinte; e a quinta, rumo ao Crato, nos dias 16 e 17, de onde a caravana seguirá para Sobral.

A equipe acredita que a sexta etapa será uma das mais exigentes da história do desafio, onde o destino será Cruz, no litoral cearense, na Praia do Preá, que receberá o último dia de competição.

O secretário, Ary Filho, destaca que essa é uma grande conquista para o município. "Fazer parte da rota do maior rally das Américas, é sem dúvida muito importante momento para o Crato entrar no circuito do turismo nacional", frisa Ary.

#Desenvolvimento 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato realiza Semana do MEI nos dias 24 e 25 de maio

Com o objetivo de fortalecer os Microempreendedores Individuais - MEIs, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho do Crato realiza, nos dias 24 e 25 de maio, a Semana do MEI, no Auditório do Geopark Araripe.

A programação conta com temas como marketing digital nos negócios, benefícios para MEIs e a participação no Programa CearáCredi. Serão ofertadas no dia 24, às 8h30, "Palestra de Orientação para o Crédito" (Cearacredi), e às 9h30, palestra sobre "Gestão Financeira", com a Profa. Dra. Laudeci Martins. No dia 25, às 8h30, acontece a palestra de "MKT Digital, Redes Sociais Empresariais" (SEBRAE-CE), e às 9h30, a palestra sobre "Gestão Financeira", com a empreendedora Helena Pinheiro

De projeção nacional, a Semana do MEI é um evento que acontece anualmente em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. O objetivo é transformar ações em aprimoramento para os MEIs, incentivando a formalização, ofertar benefícios e facilitar créditos e financiamentos.

O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), SEBRAE, FUNDETEC e GEOPARK ARARIPE.

#Desenvolvimento 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Sala do Empreendedor facilita atendimento por meio de WhatsApp

A Sala do Empreendedor do Crato está com uma novidade para quem busca atendimento no espaço. Agora, os cidadãos podem entrar em contato com os atendentes pelo aplicativo WhatsApp, por meio do número <a href="https://wa.me/5588999761713">(88) 9 99761713</a>.

O objetivo é tornar o atendimento mais ágil e acessível, em um canal onde os interessados podem tirar suas dúvidas e obter informações sobre os serviços disponíveis na Sala.

Por meio do aplicativo, os atendentes da Sala do Empreendedor podem auxiliar em questões relacionadas a emissão de boletos, emissão de termo de credenciamento, emissão de NF-e, declaração anual do MEI, informações de crédito, entre outros assuntos.

Além disso, o WhatsApp também é uma forma de receber informações sobre cursos e capacitações oferecidos pela Sala do Empreendedor, bem como de ficar por dentro de eventos e oportunidades de negócios na região.

Atendimento na Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor do Crato apoia o empreendedorismo, oferecendo uma série de serviços, como formalização como microempreendedor individual (MEI), assistência no encaminhamento de documentos para tributos, declaração anual entre outros.

A Sala do Empreendedor que está funcionando na Rua Dr. Miguel Lima Verde, 562, Centro, Próximo a Praça da Sé, Crato.Informações pelo WhatsApp: <a href="https://wa.me/5588999761713">(88) 9 99761713</a>.

#Desenvolvimento 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeito do Crato solicita posto fixo do SINE/IDT no Município

Com o objetivo de reforçar a necessidade dos serviços do SINE/IDT, em Crato, o prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Filho, recebeu em seu gabinete o presidente do SINE/IDT, Raimundo Ângelo, a gerente, Mirele Moreira, e o coordenador estadual, Rubens Rodrigues, para apresentar a necessidade de um posto fíxo para prestar o atendimento à população dos serviços do órgão no município.

Durante a reunião ficou sinalizado, por partes da gestão do SINE, que até o mês de julho o município do Crato retornará a ter os serviços com um posto fixo para atender a população no acesso dos serviços ofertados pelo órgão, no âmbito do sistema público de emprego. "Considerando a dificuldade do cratense em se deslocar até o município de Juazeiro do Norte a volta do atendimento fixo do Sine/IDT irá facilitar a vida do cratense na busca de se inserir no mercado de trabalho", disse o prefeito.

O município do Crato recebeu nesta terça-feira (18), a Unidade Móvel do SINE/IDT, que prestou atendimento à população voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum. A ação fez parte da parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato com o SINE/IDT de Juazeiro do Norte.

Atualmente, o serviço está sendo realizado a cada quinze dias na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, para que possam ser feitos os atendimentos presenciais. Os interessados podem comparecer na sede da secretaria com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada, e carteira de trabalho.

#Desenvolvimento 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Unidade Móvel do SINE/IDT realiza atendimento à população do Crato em parceria com a Prefeitura

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, em parceria com o SINE/IDT de Juazeiro do Norte, estará realizando nesta terça feira (18), mais um atendimento à população voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum. Desta vez o atendimento acontece por meio da Unidade Móvel do SINE/IDT, das 9h às 16h, na Praça da Sé.

O serviço está sendo realizado a cada quinze dias na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, para que possam ser feitos os atendimentos presenciais. Os interessados podem comparecer na sede da secretaria com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada e carteira de trabalho.

O secretário, Ary Filho, ressalta que estará recebendo nesta terça-feira, o presidente do SINE/IDT, Raimundo Ângelo, para mostrar a necessidade do Crato em ter um posto físico para prestar o atendimento à população. Ele destaca que a ação tem o objetivo de facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego.

SONORA - Ary Filho, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho do Crato

<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1495016569&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-513147789" title="Prefeitura do Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-513147789/unidade-movel-do-sineidt-realiza-atendimento-a-populacao-do-crato-em-parceria-com-a-prefeitura" title="Unidade Móvel do SINEIDT realiza atendimento à população do Crato em parceria com a Prefeitura" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Unidade Móvel do SINEIDT realiza atendimento à população do Crato em parceria com a Prefeitura</a></div>

#Turismo 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Em parceria com SINE/IDT, Prefeitura do Crato realiza atendimento à população

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, em parceria com o SINE/IDT de Juazeiro do Norte, realizou nesta quinta-feira, 30, na sede da secretaria, atendimento à população voltado ao cadastramento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, análise e recebimento de curriculum.

No primeiro dia foram realizados 85 atendimentos. A ação tem o objetivo de facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego.

Excepcionalmente no próximo dia 18 de abril o atendimento será na Praça da Sé, por meio da Unidade Móvel do SINE/IDT, das 8h às 17h. No entanto, a cada 15 dias os atendimentos continuarão na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, para que possam ser feitos os atendimentos presenciais. Os interessados podem comparecer na sede da secretaria com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada e carteira de trabalho.

Para o secretário, Ary Filho, essa parceria foi uma grande conquista para a população cratense que estava desassistida dos serviços desde o fechamento da unidade do SINE em Crato. "Tivemos uma grande procura no primeiro dia. Esse atendimento é fundamental para a abrangência dos serviços à população. Quanto mais acesso aos serviços do SINE/IDT, mais trabalhadores poderão ser assistidos e beneficiados com ações de inserção no mercado", disse Ary.

#Desenvolvimento 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato firma parceria com IDT/SINE de Juazeiro do Norte para atendimento no Município

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, estará atendendo, a partir do dia 30 de março, a população que busca os serviços disponibilizados pelo IDT/SINE de Juazeiro do Norte. A parceria tem o objetivo de facilitar e promover o acesso dos cratenses aos serviços ofertados pelo órgão no âmbito do sistema público de emprego.

A parceria foi firmada na última sexta-feira (17), com a gerente do SINE/IDT, Mirelle Moreira, onde a equipe estará quinzenalmente, no Crato, para que possam ser feitos os atendimentos presenciais. "Estaremos realizando cadastro e verificação de vagas de emprego; orientações sobre seguro desemprego; emissão de CTPS digital e análise de curriculum. Os interessados podem comparecer na sede da secretaria com curriculum contendo RG, CPF, caso possua experiência comprovada e carteira de trabalho", explica a gerente.

Para o secretário da pasta, Ary Filho, o atendimento na secretaria é fundamental para a abrangência dos serviços à população. "Quanto mais acesso aos serviços do IDT/Sine, mais trabalhadores poderão ser assistidos e beneficiados com ações de inserção no mercado e geração de autonomia financeira, trazendo benefícios concretos não apenas para as famílias, como também para a economia local", disse Ary.

#Turismo 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato realiza “Fuá das Minas” com artesãos da Casa da Criatividade

Artesãos da Casa da Criatividade, realizou nos dias 15 e 16 de março, o "Fuá das Minas", com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho. A programação aconteceu na sede da secretaria, no Beco do Padre Lauro, no SENAC e contou com oficinas, artesanato e gastronomia, com o apoio da Prefeitura do Crato, SESC e SENAC.

A 3ª Feira Urbana de Arte da Casa da Criatividade, proporcionou oficina de gastronomia, com a chef Fernanda Mendes (SENAC); atendimento de salão de beleza do SENAC; oficina de bordado; atividade técnico administrativo, realizado pelo SENAC e contação de história.

De acordo com o Secretário, Ary Filho, o evento, intitulado "Fuá das Minas", comemora o mês da mulher e pretende movimentar a economia do município e apoiar os artesãos. "Esse é um projeto que conquistou a população cratense. Além de fomentar o comércio dos artesãos da cidade do Crato proporciona o encontro das famílias para um momento de lazer e diversão", disse o secretário.

Durante as duas noites centenas de pessoas puderam apreciar apresentações musicais, oficinas, contação de histórias, DJ"s, além de desfrutar de uma gastronomia diversa.

#Desenvolvimento 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo reúne artesãos para discutir metas para 2023

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou na última quarta-feira (8), reunião com o grupo de artesãos da Casa da Criatividade, para falar sobre as metas e ações previstas para o ano de 2023.

Cerca de 20 representantes do setor participaram da reunião realizada na sede da secretaria e ouviram do secretário municipal de Turismo, Ary Filho, o compromisso da gestão em continuar apoiando o setor turístico, para a promoção do desenvolvimento econômico e social do município, através da geração de emprego e renda nas atividades do artesanato.

O secretário lembrou aos presentes que o desenvolvimento do turismo e apoio aos artesãos faz parte da proposta do Plano de Governo do prefeito Zé Ailton. Hoje o grupo de artesãos que compõem a Casa da Criatividade conta com 50 artesãos atuantes que tem confirmado o crescimento e divulgação do artesanato local.

Na oportunidade foi repassada algumas demandas para o gestor da pasta e apresentado um balanço de 2022 e planejamento de eventos para 2023. Em parceria com a secretaria, a Casa da Criatividade estará realizando nos dias 15 e 16 de março mais uma edição do Fuá no Beco, que estará homenageando as mulheres com o "Fuá das minas". A programação contará com feira de produtos artesanais, oficinas e apresentações culturais.

#Turismo 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Potencial turístico do Crato é apresentado a Secretaria estadual da pasta

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, Ary Filho, acompanhou na última quinta e sexta-feira (23 e 24) a agenda da secretária de Turismo do Estado do Ceará, Yrwana Albuquerque ao Cariri. Na oportunidade, a secretária visitou a imagem de Nossa Semhora de Fátima e as trilhas do Belmonte.

O Crato foi a primeira cidade visitada pela gestora. Na oportunidade, Yrwana debateu sobre estratégias para o fomento à cultura e ao turismo na região.

A visita que teve o objetivo de reunir os municípios que compõem a Rota Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré), contou com a participação da equipe técnica do SEBRAE, além de empresários do trade turístico caririense.

De acordo com a secretária, o objetivo da visita é conhecer o potencial turístico da região. "Estamos com olhar especial para a interiorização do turismo, com planejamento de políticas públicas e investimentos para o turismo do interior do estado", ressaltou Yrvana.

Para o Secretário Ary Filho, o encontro foi importante para apresentar as potencialidades turísticas do Crato para os representantes do Governo do Estado e pontuar estratégias e dificuldades para fomentar a região. "Foi uma grande oportunidade de podermos mostrar nosso potencial para que possamos, com a força do governo do Estado vender a nossa Rota Turística para todo o Brasil, aumentando nosso número de visitantes e aquecendo nossa região economicamente", disse Ary.

#Turismo 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Secretário de Turismo do Crato participa de reunião sobre a “Rota Cariri”, em Fortaleza

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, Ary Filho, participou, nesta sexta-feira (17), de reunião na sede da Secretaria do Turismo do Governo do Estado, em Fortaleza, para debater o fomento à cultura e ao turismo do município.

O encontro contou com a participação de representantes dos municípios que compõem a Rota Cariri - Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré, para reunião com a Secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque Guerra. O momento contou com a presença do empresário Rafael Branco.

O secretário Ary Filho destaca que a reunião teve o objetivo de debater o potencial turístico da região. "Estamos engajados em potencializar a Rota Cariri como destino turístico do Ceará e do Brasil. Pautas como marketing turístico, participação da sociedade e setor empresarial foram debatidas como forma de criar estratégias para propagar o turismo local", disse Ary.

Durante a reunião ficou definido a visita ao Cariri da Secretaria de Turismo do Estado, Yrwana Albuquerque Guerra, que visitará os pontos estratégicos de cada uma das cidades que compõem a Rita. Cariri.

Rota Cariri

O roteiro turístico vai incluir 55 pontos de seis municípios da região. Na lista, estão atrativos como a Estátua de Padre Cícero e o Centro Cultural Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte; o Geopark Araripe e o Museu de História do Crato, no Crato; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Festa de Santo Antônio, em Barbalha; a Fundação Casa Grande e a oficina do Mestre Espedito Seleiro, em Nova Olinda; e a Fundação Memorial Patativa do Assaré e o Café da Mestra da Cultura, Zenilda Ferreira, em Assaré.

#Desenvolvimento 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Empresários e poder público municipal discutem melhorias para o comércio do Crato

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, por meio do gestor da pasta, Ary Filho, promoveu na manhã desta terça-feira (14), na CDL, uma reunião com empresários onde foram discutidas e sugeridas melhorias para o comércio do município.

De acordo com o secretário, a ideia é formatar as demandas para levar ao conhecimento do prefeito Zé Ailton Brasil. "É importante ouvir as demandas específicas do comércio do município para que possamos junto à Secretaria alinhar um planejamento da gestão para que todos possam trabalhar em conjunto", esclarece Ary.

Entre as pautas discutidas, foram apresentadas estratégias para atrair os romeiros que visitam a região durante os eventos religiosos e, assim, desenvolver ainda mais o comércio local.

O presidente da CDL Crato, Francisco Laercio Braga ressalta que o fomento ao turismo beneficia tanto a vinda de turistas como os empresários local. Segundo ele, os empresários ainda sentem algumas dificuldades quanto a expansão do turismo, por isso a necessidade de ampliar estratégias de melhorias.

#Turismo 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato, através do Turismo, realiza receptivo aos romeiros

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está com uma equipe nas ruas, nos principais pontos de recepção aos romeiros do Padre Cícero, Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora de Fátima, neste dia de devoção à Mãe das Candeias, 2 de fevereiro, que concentra a maior parte dos romeiros em Juazeiro do Norte. Milhares de devotos se deslocam para o Crato, para visitar pontos importantes, como o monumento à Virgem de Fátima, além da Sé Catedral, igreja onde houve a primeira celebração do Padre Cícero e onde o sacerdote foi batizado.

Segundo o secretário da pasta, Ary Filho, esse trabalho tem se intensificado a cada ano, mobilizando outras secretarias, como Segurança, com a Guarda Civil Metropolitana e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e a Guarda Municipal, além da Saúde e Desenvolvimento Social, para oferecer melhor atendimento e orientação aos romeiros. Na oportunidade, os visitantes também recebem fitinhas de Nossa Senhora de Fátima, além de orientações de como se conduzirem na cidade, e informações importantes relacionadas ao Padre Cícero e a trajetória do sacerdote no Município.

O Secretário de Turismo ainda afirma que esse trabalho tem sido cada vez mais permanente, mesmo em períodos que não ocorram as grandes romarias, já que praticamente todos os dias o Crato tem recebido romeiros de várias partes do Nordeste e do Brasil, com o fortalecimento do setor, principalmente ao monumento de Nossa Senhora de Fátima e também na Sé Catedral, onde é contada e vivenciada parte da história do Padre Cícero, e inclusive na igreja pode ser encontrada a Pia Batismal onde ele teve as bênçãos do batismo, na cidade em que nasceu e residiu com a sua família.

Ary Filho destaca toda a preocupação voltada para os romeiros e os trabalhos realizados, com a orientação do Prefeito Zé Ailton, para melhor receber os visitantes. Ele afirma que está sendo realizado todo um levantamento da origem do turista, para um mapeamento. "Recebemos visitantes do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas e esse é um momento importante não apenas para o Município do Crato, mas para toda a região do Cariri", diz.

O secretário ainda afirma que o trabalho é feito de forma integrada com outros municípios e destaca que vem sendo desenvolvidas várias ações, para transformar o Crato numa cidade turística integrada a outras cidades da região.

#Turismo 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo

Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do Crato, a Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa reuniu nesta quarta-feira, 25 de janeiro, cerca de 400 vaqueiros do Cariri e outras regiões para as comemorações da 109ª edição das festividades.

Promessas sendo pagas, fé renovada, orações emocionadas, cavalgada, apresentações culturais marcaram a celebração que todo ano reúne pessoas de todas as idades, e enfatiza a força e a religiosidade do povo sertanejo.

Com um céu nublado a concentração aconteceu em frente a Capela do Lameiro, seguindo em cavalgada até a localidade da Baixa Rasa. Lá, após a apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Mestra Zulene Galdino e do desfile de cavalos e cavaleiros, foi realizada a missa seguida da reza do terço.

A festividade tem o apoio da Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura, Segurança Pública, Saúde, Serviços Públivos, além da Polícia Ambiental e de agentes do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) com todo o suporte necessário e a Polícia Militar Ambiental.

A história da Santa Cruz da Baixa Rasa que traz a saga do vaqueiro que passava pela região, vindo de Pernambuco, a cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe habita não só o imaginário popular, mas o coração e na fé de muitos fiéis.

A estudante, Aline Silva, que auxilia na organização da parte religiosa pertence a quinta geração da família que iniciou o processo de devoção na Santa Cruz da Baixa Rasa. Tataraneta da Vó Pretinha, que segundo ela ouviu boatos sobre a chegada de uma peste no Cariri em 1914, fez uma promessa na cruz do Vaqueiro e sua prece foi atendida. "Depois da graça alcançada a família vem até a Cruz da Baixa Rasa todos os anos no dia 25, rezar e agradecer", conta Aline.

Dona Maria Lins, aposentada de 67 anos, moradora de Barbalha disse que veio em 2018 e ficou encantada, veio esse ano após o período da pandemia e ficou muito feliz em seu retorno. "Tenho minha fé, esse lugar é sagrado e precisamos rezar para que o mundo melhore para todos, esse ano trouxe meu netinho Victor de 2 anos", destacou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Filho, ressalta a importância desse momento para o calendário turístico, cultural e religioso do Crato.

Também na organização da Festa, o Corpo de Bombeiros, SAAEC, Comissão Organizadora com Membros da Comunidade do Lameiro e Belmonte e Associação dos Vaqueiros. Também estiveram presentes no evento, o prefeito em Exercício, André Barreto, o Secretário adjunto da Cultura, Wilton Dedê, o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo e o vereador Luís Carlos Saraiva.

#Turismo 20/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Fortalecimento do turismo debatido em Crato em audiência pública

O turismo em Crato e no Cariri foi tema de debate durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório do Geopark Araripe. Estiveram presentes autoridades dos segmentos voltados para o setor, além de parlamentares municipais, estaduais e federal, para tratar da temática.

Diante da necessidade de fortalecimento do turismo, os debates estiveram voltados para as mais diversas potencialidades, incluindo os pontos que ainda necessitam serem trabalhados. Dentro desse aspecto, o deputado federal, André Figueiredo, destacou a importância da integração dos municípios.

Em Crato, o turismo de aventura, ecológico, e o potencial religioso foram salientados pelos participantes. Na ocasião representaram a cidade do Crato, o Vice-Prefeito André Barreto, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, Ary Melo. Também esteve presente o Secretário de Cultura, Amadeu Freitas, entre outros secretários. O titular da pasta do turismo ressaltou a importância de promoção de debates dessa natureza, para que os diversos aspectos relacionados ao turismo de cada cidade sejam não apenas apresentados, mas que se tenha uma proposta mais integrada para fortalecer o setor regionalmente.

Para o deputado André Figueiredo é indispensável nesse momento se debater uma política integrada, para que se possa trabalhar investimentos de uma forma ampla em projetos, aproveitando também um momento favorável do ponto de vista político do Brasil. Já o deputado estadual, Davi de Raimundão, afirma que há uma necessidade de fortalecimento e melhor infraestrutura para o setor, principalmente com a ampliação do aeroporto para a oferta de voos não apenas nacionais, mas internacionais.

O vice-prefeito do Crato agradeceu a grande participação para se debater um tema da maior importância, principalmente num momento em que o turismo está em pleno crescimento, com o arrefecimento da pandemia, em que houve a paralisação desse segmento no mundo inteiro. Para ele, esse é um momento em que a cidade do Crato deve estar preparada para oferecer um bom receptivo aos visitantes. Ele também destacou o turismo esportivo, que reúne todos os anos atletas de várias partes do país, no Crato, inclusive para a prática de esportes de aventura.

Órgãos que atuam na área do turismo sustentável também contaram com representantes, a exemplo do Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (URCA), com a chancela da Unesco, e o ICMbio. Para o representante do Geopark, Nivaldo Soares, é necessário pensar uma política para o turismo e transformar em lei, para que seja dado um salto na região. E para isso, cada município, segundo ele, deve fazer o seu papel, para que haja um processo de desenvolvimento do setor mais ordenado, voltado ao crescimento.

A audiência pública contou com a presença de prefeitos municipais, secretários de cultura e turismo, instituições públicas e privadas. O evento foi proposto pelo vereador Luís Carlos Saraiva, ex-secretário de Turismo do Crato.

#Empreendedorismo 03/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Declaração Anual de Faturamento do MEI pode ser feita até final de janeiro

O Microempreendedor Individual (MEI) do município do Crato tem até o final do mês de janeiro para fazer a Declaração Anual de Faturamento 2023. Para fazer a declaração, o MEI pode procurar a Sala do Empreendedor, que fica localizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Dr. Miguel Lima Verde, 562, centro do Crato. O funcionamento para o atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

O prazo foi determinado pelo Governo Federal. A orientação é que a declaração seja realizada para evitar multas, ou perda dos benefícios do INSS e ter a empresa cancelada.

O MEI deverá informar para a Receita Federal o total de sua receita bruta anual, auferida no ano anterior, ou seja, tudo que foi apurado com a venda de mercadorias ou na prestação de serviços, com a emissão de nota fiscal, ou não (venda ou prestação de serviços para outra empresa o MEI é obrigado a emitir nota fiscal). Basta somar todos os valores que estão no "Relatório Mensal de Receitas Brutas", referente a cada mês. Isso facilitará muito na hora de fazer a Declaração Anual do Microempreendedor Individual.

#Turismo 19/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato recebe comenda de reconhecimento do programa Cidade Empreendedora do Sebrae

O município do Crato foi premiado com a comenda de reconhecimento das cidades destaques do Programa Cidade Empreendedora. A premiação é concedida pelo Sebrae aos municípios participantes do Programa e contou com a participação de varios cidades da Região do Cariri.

A comenda foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Filho, último dia 15, que destacou que o programa, Cidade Empreendedora tem o objetivo de atender os municípios que querem acelerar seu desenvolvimento. "Ser reconhecido com essa comenda é muito importante para o município do Crato. Esse prêmio mostra que conseguimos atingir as metas, dando a devida atenção aos empresários e micro empresários, onde conseguimos acelerar o nosso desenvolvimento, cientes de que muita coisa ainda precisa ser feita. É um programa de grande importância e ser um município destaque nos enche de orgulho", disse Ary.

O secretário destaca ainda que esse é um programa de vários eixos que, além da Secretaria de Desenvolvimento Economico, Trabalho e Turismo, contou com o apoio das secretarias de saúde, educação, meio ambiente, finanças, chegando num resultado positivo para o Crato.

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação dos municípios, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade local, oferecendo um conjunto de soluções para auxiliar os municípios a escolher as ferramentas mais adequadas às necessidades e a monitorar os resultados, aperfeiçoando as iniciativas.

#Desenvolvimento 13/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato debate melhorias com permissionários do entorno do monumento de Fátima

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, Ary Filho, se reuniu nesta segunda-feira (12), com permissionários do entorno da estátua de Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo de atender às solicitações, além de fazer um balanço do ano de 2022 e pontuar ações para o próximo ano.

O encontro serviu também para mostrar a posição da prefeitura em relação aos projetos de turismo na cidade e na região. Na oportunidade, o secretário destacou que esse ano a gestão municipal estará montando o Presépio Gigante, no largo do santuário, durante os festejos natalinos. Ele ressaltou, também, a importância de se fortalecer o comércio religioso, tendo o turismo como indutor de desenvolvimento.

Segundo Ary, um turista precisa de toda a estrutura durante sua permanência em um destino, e isso gera uma movimentação positiva na economia local. "Os turistas movimentam inúmeros setores da economia, desde os mais diretamente ligados, como os serviços de alimentação e transporte, por exemplo, até outros como farmácias, serviços de saúde, vestuário, dentre outros. Acredito fortemente que o turismo é um segmento estratégico para promover a diversificação da economia local", explicou o secretário.

Os permissionários também fizeram suas apresentações e trouxeram pautas importantes dos segmentos que representam.

#Desenvolvimento 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato discute alternativas de ações para potencializar o turismo local em workshop

A equipe técnica da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e representantes do SEBRAE estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira, 9, no auditório da CDL para o workshop sobre o Plano Municipal de Marketing Turístico do Crato.

O workshop, ministrado pela consultora do SEBRAE/CE, Janailda Sabóia Marques, finalizou os encontros que discutiram a elaboração do Plano Municipal de Marketing, pautando os principais pontos turísticos e alternativas de ações para potencializar o turismo local.

De acordo com a consultora, Janailda, o próximo passo será organizar junto à equipe da secretaria de turismo, onde será elaborada uma estratégia para ser colocada em prática ações efetivas. "Precisamos de iniciativas, não podemos ficar na zona de conforto. Precisamos acreditar nas ações do plano de marketing para que possamos incentivar o desenvolvimento do turismo do Crato.

A criação do plano de Marketing Turístico do município está dentro do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. O encontro discutiu a prioridade dos atrativos turísticos da cidade, bem como as estratégias de comunicação e fomento aplicadas, dentro das perspectivas do que pode ser melhorado e desenvolvido.

Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica de municípios, voltado para a gestão pública e lideranças locais. O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios, através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios.

Participaram, também, representantes do Conselho Municipal de Turismo, da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, e do Curso de Turismo da Universidade Regional do Cariri - URCA, SENAC, empresários e comerciantes.

#Desenvolvimento 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato realiza workshop de elaboração do Plano Municipal de Marketing Turístico

A Prefeitura do Crato, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho realiza nesta quarta-feira (9), às 8h, no auditório da CDL, o Workshop de elaboração do Plano Municipal de Marketing Turístico do Crato, dentro das diretrizes do Programa Cidade Empreendedora.

O workshop será ministrado pela consultora do SEBRAE/CE, Janailda Sabóia Marques. Na oportunidade, será pautado os principais pontos turísticos e alternativas de ações para potencializar o turismo local.

A criação do plano de Marketing Turístico do município está dentro do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, e tem o objetivo de discutir a prioridade dos atrativos turísticos da cidade, bem como as estratégias de comunicação e fomento aplicadas, dentro das perspectivas do que pode ser melhorado e desenvolvido.

#Desenvolvimento 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato conquista o 2° lugar do Prêmio Band Cidades Excelentes

O Município do Crato foi agraciado na noite desta terça-feira, 8, em Fortaleza, com o 2° lugar do Prêmio Band Cidades Excelentes, na Categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Uma realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação, a premiação conta com o apoio da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) em parceria com o Instituto Aquila.

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

O Crato concorreu com municípios que possuem população acima de 100 mil habitantes. O Prefeito em Exercício, André Barreto, recebeu o prêmio na Assembleia Legislativa, ao lado de Pedro Ailton, filho do prefeito Zé Ailton Brasil, além do assessor especial Mauro Silvestre. Zé Ailton comemorou a premiação. Ele se encontra em viagem à França, como presidente do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (COMARES), com a missão de fortalecer o processo de conquista do aterro sanitário para a região do Cariri, através de consórcio. Mesmo assim, acompanhou a premiação e através das suas redes sociais manifestou a alegria desse reconhecimento para o Crato. Na postagem o prefeito agradeceu a confiança do povo cratense, depositado na sua gestão, e reconheceu o trabalho dos colaboradores, dedicando a conquista a todos os servidores.

#Turismo 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Plano de Marketing Turístico para o Crato é debatido pela municipalidade

A Prefeitura do Crato, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; de Cultura e de Administração, e representantes do SEBRAE estiveram reunidos, na quarta-feira, 5, no auditório da CDL para dar continuidade a elaboração do Plano Municipal de Marketing Turístico do Crato.

O vice-prefeito, André Barreto, esteve presente no workshop, ministrado pela consultora do SEBRAE/CE, Janailda Sabóia Marques, onde, na oportunidade, foi realizada uma oficina com os participantes pautando os principais pontos turísticos e alternativas de ações para potencializar o turismo local.

A criação do plano de Marketing Turístico do município está dentro do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. O encontro discutiu a prioridade dos atrativos turísticos da cidade, bem como as estratégias de comunicação e fomento aplicadas, dentro das perspectivas do que pode ser melhorado e desenvolvido. Foi realizada, também, uma dinâmica em grupo, com foco na identidade do marketing e trade turístico.

O técnico do SEBRAE, Édio Callou, destacou os impactos de um planejamento estruturado para a Região do Cariri.

Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica de municípios, voltado para a gestão pública e lideranças locais. O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios, através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios.

Participaram, também, representantes do Conselho Municipal de Turismo, da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, e do Curso de Turismo da Universidade Regional do Cariri - URCA, SENAC, empresários e comerciantes.

#Turismo 04/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato representado em visita técnica às obras do Aeroporto Regional do Cariri

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, a convite da administração do Aeroporto Regional do Cariri, participou de uma visita técnica às obras que acontecem no equipamento.

O Secretário de Turismo, Ary Filho, esteve acompanhado do diretor do aeroporto, Jorge Odir; do diretor presidente da AENA no Brasil, Santiago Yus; do Prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, e do secretário de Desenvolvimento, Wilson Soares.

Durante a visita foram apresentados os cronogramas da ampliação e as plantas da nova estrutura. O novo terminal conta com dois pavimentos de 6.400 m² de área, uma estrutura 2,5 m2 maior que a atual. A área de embarque e desembarque será ampliada, além de cinco novas posições de paradas de aeronaves, com capacidade para receber aviões maiores.

De acordo com Ary, a visita técnica teve o objetivo de avaliar o andamento das obras e as estruturas que já estão em andamento. A malha viária que passa hoje pelo estacionamento do aeroporto também será reestruturada, ampliando o número de vagas e melhorando o fluxo de trânsito.

O secretário destaca que as obras devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2023, e que algumas áreas serão entregues nos próximos meses de novembro e dezembro. "Essas melhorias serão determinantes para impulsionar o desenvolvimento da região. Com esse novo aeroporto a Região do Cariri dará um grande salto tanto do turismo como do comércio", explica Ary.

#Desenvolvimento 03/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura realiza workshop sobre o Plano Municipal de Marketing Turístico do Crato, em parceria com o Sebrae

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho realiza na próxima quarta-feira, 5, o Workshop de elaboração do Plano Municipal de Marketing Turístico do Crato, dentro das diretrizes do Programa Cidade Empreendedora.

O evento acontece das 8h às 12h, no auditório da CDL Crato, e será ministrado pela consultora do SEBRAE/CE, Janailda Sabóia Marques, na Rua Theopisto Abath 481 - Largo da RFFSA.

#Desenvolvimento 28/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico do Crato debatido durante workshop

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho participou, nesta quarta-feira, 28, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato, do Workshop de Elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico do Crato.

O planejamento do plano municipal ocorre dentro das diretrizes do Programa Cidade Empreendedora e contou com a participação dos servidores municipais que compõem a rede de planejamento da prefeitura do Crato.

Ministrado pelo consultor do SEBRAE/CE, Dr. Lauro Chaves, o workshop abordou os seguintes eixos estratégicos: Turismo, Polo Educação, Economia Criativa, Polo Gastronômico, Agronegócios, Pólo Industrial, Economia do Bem Estar/Saúde, Comércio e Serviço.

A reunião contou com a presença de servidores, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro - CDL, SENAC, Curso de Turismo da Universidade Regional do Cariri - URCA, guias, empresários, comerciantes e representantes da rede hoteleira.

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica de municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais. O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das MPEs sejam implantados.

#Turismo 27/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Workshop sobre elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico do Crato será nesta quarta-feira, 28

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho realiza, nesta quarta-feira, 28, às 9h, o Workshop de Elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico do Crato.

O evento ocorre dentro das diretrizes do Programa Cidade Empreendedora.

Workshop será ministrado pelo consultor do SEBRAE/CE, Dr. Lauro Chaves, e acontecerá no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato, na

Rua Theopisto Abath 481 - Largo da RFFSA.

#Turismo 14/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato realiza ações para atender visitantes na Romaria

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, iniciou nesta terça-feira, 13, ações de receptivos para os romeiros que visitam o município durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores, que acontece de 9 a 15 de setembro.

De acordo com o secretário da pasta, Ary Filho, a ideia é acolher os romeiros oferecendo orientações de pontos turísticos e históricas, com o objetivo de promover uma melhor acolhida aos visitantes. A recepção e acolhida aos romeiros ocorre na Praça da Sé e na Imagem de Nossa Senhora de Fátima, pela manhã e à tarde.

O secretário destaca que o objetivo é permitir que os romeiros conheçam tanto os pontos turísticos como religiosos, a exemplo da Pia Batismal, que batizou o Padre Cícero, localizada na Igreja da Sé. Na oportunidade as equipes distribuem panfletos e orientações aos visitantes.

Na tarde desta segunda-feira, 12, Ary recebeu na sede da secretaria a visita da secretária de Turismo de Pilar (AL), Daniela Brasil, que veio visitar a cidade e ficou encantada com as riquezas naturais do Crato. "Esta é uma excelente oportunidade dos romeiros conhecerem a nossa história e explorarem nossa diversidade cultural e ecológica", afirma o secretário.

50 ônibus no monumento de Fátima

Na tarde desta terça-feira, 13, passaram pela estátua de Nossa Senhora de Fátima cerca de 50 ônibus com romeiros dos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A senhora Leomar Freitas, 73, natural de Souza (PB) ressalta a emoção de mais um ano participar da romaria de Nossa Senhora das Dores e visitar pela primeira vez a imagem de Nossa Senhora de Fátima, no Crato. "É sempre uma grande emoção peregrinar por essa terra abençoada. São vários anos de devoção e graças alcançadas", disse a fiel.

#Turismo 22/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Secretaria de Turismo inicia diálogo com Guias de Turismo

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho reuniu na tarde desta segunda-feira (22), guias, condutores e estudantes que estão concluindo o curso de guia do Senac, na sede da secretaria. A proposta do encontro partiu do Secretário da pasta, Ary Filho, com o objetivo de proporcionar um diálogo mais próximo entre o município e a classe.

Na ocasião, os guias listaram algumas demandas como apoio da gestão para viabilizar ações que proporcionem o desenvolvimento do turismo local. Também expuseram idéias para fomentar o setor.

O Secretário Ary Filho explicou que é muito importante essa comunicação entre o Governo Municipal e a categoria. "Essa foi a primeira conversa que tivemos. Daqui para frente queremos estreitar os laços e começar a trabalhar em conjunto para sanar essas demandas, viabilizando alternativas para juntos somar com o crescimento do turismo não só do Crato mas de toda a Região", finalizou.

#Turismo 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato participa de reunião para planejamento de marketing e turismo

A Prefeitura do Crato, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, promoveram reunião para discutir a criação do plano de marketing e turismo do Município. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 17, no auditório da prefeitura e discutiu a implantação de políticas de desenvolvimento turístico em eixos estratégicos, dentro do programa Cidade Empreendedora do SEBRAE.

A reunião contou com a presença de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro - CDL, SENAC, Curso de Turismo da Universidade Regional do Cariri - URCA, guias, empresários, comerciantes e representantes da rede hoteleira.

Os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Nova Olinda também fazem parte do planejamento que tem o objetivo de desenvolver estratégias de acordo com o potencial de cada cidade. Até o mês de novembro será apresentado o Plano de Marketing e Turismo.

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica de municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais. O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das MPEs sejam implantados.

#Turismo 16/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato inicia elaboração do Plano de Marketing Turístico

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, em parceria com o SEBRAE realiza nesta quarta-feira (17), reunião com representantes do trade turístico do Município e do Conselho Municipal de Turismo, para participar da reunião de Elaboração do Plano de Marketing Turístico do Crato.

O encontro acontece às 8h30, na Sala de sessões da Comissão Permanente de Licitação, na sede do Palácio Alexandre Arraes.

À tarde, a perspectiva dos participantes é realizar uma visita aos equipamentos tuírsticos da cidade, fazer uma análise sobre as característica de atendimento, o fluxo, dentre outras questões para análise inicial de elaboração do plano.

#Turismo 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato discute alternativas para o desenvolvimentos econômico do município

Com o objetivo de fomentar e contribuir para o desenvolvimento econômico do município, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, em parceria com o SEBRAE, realizou na tarde desta quarta-feira (10), reunião com diversos órgãos para elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, onde foram discutidas alternativas para o fortalecimento do município.

A reunião contou com a presença do vice-prefeito, André Barreto; o consultor do SEBRAE, Edio Callou; o secretário, Ary Filho; representantes da CDL, URCA, Rotary, da rede hoteleira; restaurantes; entre outros.

Durante a reunião, o consultor e economista, Lauro Chaves, discursou sobre a importância do plano de desenvolvimento econômico com o propósito de desenvolver novas ideias e fortalecer os setores. O objetivo inicial da reunião foi diagnosticar as necessidades e dificuldades enfrentadas no município. Esses apontamentos deverão ser analisados pelo Sebrae; que ajudará os participantes a superar os obstáculos; contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do Plano de Desenvolvimento Econômico.

O secretário, Ary Filho, destacou a importância de reuniões como a do Sebrae para o desenvolvimento do município. "Nós precisamos de reuniões assim; onde possamos discutir com diversos órgãos e com pessoas que entendam do assunto e isso irá somar para o plano ideal de desenvolvimento econômico. É um grande começo para que o Crato se torne uma cidade mais atrativa e promissora," disse o secretário.

#Desenvolvimento 14/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato participa da Virada ODS para Desenvolvimento Sustentável, em São Paulo

O município do Crato foi representado na Virada ODS, realizada entre os dias 08 e 10 de julho, em São Paulo. O evento reuniu pesquisadores, lideranças políticas e ativistas de diversos setores e lugares do mundo. O objetivo do encontro foi discutir a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU.

A comitiva do Crato contou com a participação do Assessor Especial, Mauro Silvestre, da Coordenadora de Projetos Prioritários, Rachel Alves Gomes e da Analista de Gestão - Responsável pelo PCS, Boas Práticas, Indicadores e SIG, Maria Edilmeire Alves Tavares, acompanhados pelo Diretor do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão e da Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis - PCS, Zuleica Goulart.

O mundo se prepara para o futuro com a implementação dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, estabelecidos pela ONU em 2015, com a participação de 192 países, entre eles o Brasil. Pensando nisso, a Virada ODS, contou com uma vasta programação, tendo como base as discussões sobre a implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável em âmbito municipal.

"O Crato aderiu ao assessoramento do Instituto Cidades Sustentáveis, por orientação do Prefeito Zé Ailton. Estamos realizando o diagnóstico do índice do Crato em relação aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Esse estudo está revelando como o Crato está neste cenário e quais indicadores irão nos ajudar a implementar mais ações e direcionar a gestão para melhorar ainda mais o desempenho", afirma Mauro.

#Desenvolvimento 26/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato realiza 1° Fuá no Beco com artesãos da Casa da Criatividade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho realizou nos dias 24 e 25 de junho, o 1° Fuá no Beco, com os artesãos da Casa da Criatividade. O evento aconteceu no Beco do Padre Lauro e contou com oficinas de gestão, artesanato e gastronomia, com o apoio da Prefeitura do Crato, SESC e SENAC.

De acordo com o Secretário, Ary Filho, o Fuá no Beco foi pensado para movimentar a economia e apoiar os artesãos. "A ideia é fomentar o comércio dos artesãos da cidade do Crato e trazer as famílias para um momento de lazer e diversão", disse o secretário.

O evento teve o apoio cultural do Sesc, e do Senac, com oficinas para capacitar todos os artesãos, na recepção dos turistas.

Durante as duas noite do Fuá do Beco centenas de pessoas puderam apreciar apresentações musicais, oficinas, contração de histórias, DJ"s, além de desfrutar de uma gastronomia diversa.

#Turismo 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Gestão municipal participa de audiência pública que debate ExpoCrato

A Prefeitura Municipal participou, na manhã desta quinta-feira (23), da Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal do Crato, no auditório da prefeitura municipal, para discutir temas relacionados à ExpoCrato 2022. A pauta da audiência discutiu a organização do evento, os benefícios financeiros para o município e Região, segurança pública, saúde, entre outros assuntos pertinentes ao grande evento que acontece no período de 10 a 17 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante.

Somados aos vereadores, participaram do encontro empresários, comerciantes, Secretários de saúde, turismo, cultura, segurança, meio ambiente, agricultura, administração, Procuradoria do município, CDL, Rotary, polícia militar, civil, representantes da associação de criadores, Guarda Municipal, Demutran e representantes do Núcleo Gestor da ExpoCrato.

A audiência foi conduzida pelo vereador, Mateus Leite que, na oportunidade, juntamente com os legisladores cratenses apresentaram solicitações, voltadas à diminuição dos preços de ingressos dos shows e de produtos e serviços vendidos, além de reforço nos cuidados preventivos contra a proliferação do vírus da Covid-19.

A Secretária de Saúde, Marina Feitosa, apresentou a estratégia da Secretaria de Saúde em relação ao combate de expansão do virus covid. A secretária destacou que o enfrentamento conta com um apoio intersetorial de toda a gestão municipal. "Estaremos com uma equipe dentro do parque e ampliação de unidade para atender a demanda, com um plano de ação efetivo junto com a vigilância sanitária numa ação direta com os permissionários, além do centro de vacinação que estará sendo implantado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA)", explica Marina.

A segurança municipal, conduzida pelo Coronel Jarbas, destacou que a força de segurança contará com o maior número de agentes composta da guarda municipal e Departamenro Municipal de Trânsito, aliando condutas para que o efetivo tenha êxito na segurança. "Nossa preparação conta com o maior número de agentes para reprimir atuação criminosa durante o evento. Estaremos com o monitoramento ostensivo de câmeras em vários pontos da cidade", disse o Coronel.

#Desenvolvimento 16/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Gestão municipal participa da abertura da Feira de Empreendedorismo, Ceará Gera Negocio

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, participou, nesta segunda-feira (16) da abertura da Feira do Empreendedorismo e Negócios, edição do Cariri, do Ceará Gera Negócio, que acontece no Centro de Convenções do Cariri até o próximo dia 21 de maio.

A Feira de Empreendedorismo Ceará Gera Negócios conta com diversas parcerias de diversos segmentos, com cerca de 80 estandes. Entre os setores destaca-se o de calçados, confecções, artesanatos, entre outros, além da parceria de órgãos como o Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, SEST/Senat, URCA, além da Prefeitura do Crato.

O vice-prefeito Andre Barreto participou da abertura e destacou a importância do evento para a região, por incluir um projeto integrado dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, com o intuito de movimentar a economia da região no cenário de retomada do pós-pandemia.

A estrutura do evento, montada no lado externo do Centro de Convenções, conta com auditório, quiosques, lounge, food trucks, fast foods, palco, pórtico, entre outros espaços e terá uma programação com atrações artísticas, palestras e cursos.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalaho, Ary Filho, destacou a importância do evento para acelerar o potencial econômico da região. "Estamos vivendo um momento de retomada das atividades sócio econômicas e de turismo, e o empreendedorismo é um fator determinante para acelerar a economia e o turismo da nossa região", explica o secretário.

A prefeitura do Crato esta com um Stand no evento, com artigos da "Casa da Criatividade", expondo peças do artesanato local, além de fornecer informações e material turístico para os participantes.

#Desenvolvimento 15/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Feira do Empreendedorismo e Negócios será aberta nesta segunda-feira, em Crato, e se realiza até dia 21

Será aberta às 18 horas desta segunda-feira, 16, no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, a Feira do Empreendedorismo e Negócios, edição do Cariri, do Ceará Gera Negócio. O evento contará com diversas parcerias, incluindo o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Serão quase 80 estandes e 14 segmentos da economia.

A coordenadora do evento, Andréa Marques, afirma que serão diversos segmentos participantes, como o setor de calçados, confecções, artesanatos, entre outros, além da parceria de órgãos como o Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, SEST/Senat, além da Prefeitura do Crato.

A estrutura do evento, montada no lado externo do Centro de Convenções, contará com auditório, quiosques, lounge, food trucks, fast foods, palco, camarim, pórtico, entre outros espaços e terá uma programação com atrações artísticas, palestras e cursos. Diversas ações estarão sendo destinadas aos participantes. A CDL do Crato oferecerá serviços como consulta de SPC, alerta de documentos perdidos, roubados ou extraviados cadastrados no nosso sistema, emissão de Certificado Digital com valor diferenciado e uma sala de negócios para networking, entre outros a serem realizados por

e empresas parceiras.

A Feira de Empreendedorismo Ceará Gera Negócios inclui, um projeto integrado dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, que tem como intuito movimentar a economia da região no cenário de retomada do pós-pandemia.

A feira contará com exposições de empresas de pequeno, médio e grande porte, e o público que se fizer presente ao Stand da URCA terá a sua disposição uma programação especialmente pensada pelo Geopark Araripe, Nutec e demais parceiros durante os dias do evento. A Feira "Ceará Gera Negócios", prossegue até sábado (21/05) no Centro de Eventos do Cariri.

#Desenvolvimento 15/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Semana do MEI 2022 destinada ao Microempreendedor será aberta nesta segunda,16, em Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, em parceria com o SEBRAE, FUNDETEC E URCA, participará no período de 16 a 20 de maio, da Semana do MEI 2022, "Quando você se capacita, tudo facilita!". O evento contará com uma vasta programação, pensada para auxiliar os empreendedores a esclarecerem suas principais dúvidas.

A Prefeitura entra como apoiadora do evento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho. A semana possibilitará aos microempreendedores a participação de uma jornada de conhecimento que vai ajudá-los a empreender, além de ficar por dentro das tendências e oportunidades de negócios, interagir com outras pessoas e trocar ideias para evolução nos negócios.

O evento oferece oficinas práticas e palestras com especialistas sobre acesso ao microcrédito, como emitir alvará, além de outras temáticas voltadas para os microempreendedores individuais e para quem pretende abrir um negócio próprio.

Nos dias 16, 17 e 18 de maio o evento acontece no Auditório do Geopark Araripe, sempre às 15h. Nos dias 18 e 20 de maio as palestras acontecem no Centro de Convenções do Cariri, como parte da programação da Feira de Empreendedorismo "Ceará gera negócios", que acontece no período de 16 a 21 de maio.

#Desenvolvimento 11/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato apoia a Semana do MEI 2022 destinada ao Microempreendedor

A prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, em parceria com o SEBRAE, FUNDETEC E URCA, participara no período de 16 a 20 de maio, da Semana do MEI 2022, "Quando você se capacita, tudo facilita!". O evento contará com uma vasta programação, pensada para auxiliar os empreendedores a esclarecerem suas principais dúvidas.

A semana possibilitará aos microempreendedores a participação de uma jornada de conhecimento que vai ajudá-los a empreender, além de ficar por dentro das tendências e oportunidades de negócios, interagir com outras pessoas e trocar ideias para evolução nos negócios.

O evento oferece oficinas práticas e palestras com especialistas sobre acesso ao microcrédito, como emitir alvará, além de outras temáticas voltadas para os microempreendedores individuais e para quem pretende abrir um negócio próprio.

Nos dias 16, 17 e 18 de maio o evento acontece no Auditório do Geopark Araripe, sempre às 15h. Nos dias 18 e 20 de maio as palestras acontecem no Centro de Convenções do Cariri, como parte da programação da Feira de Empreendedorismo "Ceará gera negócios", que acontece no período de 16 a 21 de maio.

#Turismo 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato inserido no novo Mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, certifica que o município do Crato integra o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.452 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Filho, no mapa se encontram as cidades que utilizam o turismo como ferramenta de desenvolvimento e busca fomentar as ações e investimentos voltados ao turismo. "Ser inserido no mapa consolida a posição do município para atração de investimento no setor e permite que as políticas nacionais levem em consideração as necessidades locais", destaca o secretário.

Mapa do Turismo 2022

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

#Desenvolvimento 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Administração do Crato participa do encontro “Líder Cariri”

A Prefeitura Municipal do Crato, representada pelo vice-prefeito, André Barreto e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Melo, participaram do encontro, Líder Cariri, promovido pelo Sebrae, realizado nesta segunda-feira. O Programa nacional mobiliza, qualifica e integra lideranças para a dinamização do desenvolvimento econômico, social e regional que atualmente é desenvolvido em mais de 70 regiões de 22 Estados do Brasil.

O Líder Cariri reuniu lideranças dos municípios de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Missão Velha, Barbalha e Crato. O evento contou com a participação do ex-prefeito de Gramado-RS, Pedro Bertolucci, que apresentou o sucesso do desenvolvimento do turismo no Município de Gramado e Região. O ex-prefeito é um dos responsáveis pela implantação do projeto de desenvolvimento que movimentou sua região no mercado turístico nacional e internacional.

O secretário de Turismo do Crato, Ary Filho, destaca que o momento serviu para destravar os pensamentos sobre o turismo e desenvolvimento da Região do Cariri. "Foi um momento esclarecedor, principalmente vindo de uma pessoa com tanta referência, que conseguiu mudar a realidade daquela cidade e hoje se transformou em uns dos principais pontos turísticos do Brasil", explica o secretário.

#Desenvolvimento 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato apoia realização da Feira do Empreendedorismo e Negócios, de 16 a 21 de maio

Será realizada de 16 a 21 de maio, no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, a Feira do Empreendedorismo e Negócios, edição do Cariri, do Ceará Gera Negócio. O evento contará com diversas parcerias, terá quase 80 estandes e 14 segmentos da economia. A apresentação do evento foi realizada neste dia 29, ao Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, na Prefeitura do Crato.

Durante a reunião de apresentação pelos organizadores, uma das coordenadoras, Andréa Marques, destacou todos os detalhes do evento, além dos segmentos participantes, a exemplo do setor de calçados, confecções, artesanatos, entre outros, e as parcerias como Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, SEST/Senat, além da prefeitura do Crato. Na ocasião, para firmar a parceria, estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Melo, e integrantes da pasta, o presidente da CDL, José Alves Lobo, o diretor tesoureiro, Laércio Teles Braga, e a executiva da entidade, Mikaele Ribeiro.

Na ocasião, a equipe discutiu apoio junto à administração municipal. O Prefeito do Crato disse que é de suma importância promover eventos que fortaleçam a economia e o turismo na cidade, mas irá fazer um estudo financeiro para ver quanto poderá destinar de apoio para ser empreendido.

Uma maquete eletrônica de como serão distribuídos os estandes, auditório, quiosques, lounge, food trucks, fast foods, palco, camarim, pórtico, entre outros espaços foi apresentada e uma programação com atrações artísticas, palestras, cursos, estará sendo divulgada. Diversas ações estarão sendo destinadas aos participantes. A CDL do Crato oferecerá serviços como consulta de SPC, alerta de documentos perdidos, roubados ou extraviados cadastrados no nosso sistema, emissão de Certificado Digital com valor diferenciado e uma sala de negócios para networking, entre outros a serem realizados por instituições e empresas parceiras.

#Desenvolvimento 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato celebra 108ª Festa da Baixa Rasa que acontece na próxima terça (25)

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realiza no próximo dia 25 de janeiro, a 108 ª edição da Festa da Baixa Rasa. O evento, que acontece de 7h às 12h, tem a previsão de reunir centenas de pessoas, e pelo menos trezentos cavaleiros, na cavalgada, contando com a realização da missa e a apresentação da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Filho, a secretaria exigirá o uso de máscara e álcool em gel e contará também com o apoio do ICBio que estará liberando o espaço e oferecendo suporte no dia do evento. "Durante a cerimônia contaremos com o apoio da vigilância sanitária que irá verificar a higienização dos alimentos consumidos no local, da cavalaria da polícia militar, do batalhão da polícia ambiental, além da presença da guarda municipal, nos locais de acesso a festa que estarão solicitando o passaporte de vacinação", frisa o secretário.

Considerada uma importante romaria que reúne adultos, idosos e crianças em torno da fé e da cultura popular, a Festa da Baixa Rasa é um momento onde as pessoas rezam pela história do vaqueiro que passava pela região, vindo de Pernambuco, montando seu cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe. De acordo com relatos, esse vaqueiro ficou perdido por dias, com fome e sede, até ser encontrado pouco antes de morrer, sendo sepultado ali mesmo. Em 2015, a Festa da Baixa Rasa foi tombada como Patrimônio Material e Imaterial do município.

#Turismo 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Secretaria de turismo recebe fiéis no Horto de Nossa Senhora de Fátima

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, do Crato, realizou na manhã desta segunda-feira (10), uma ação de acolhimento aos turistas que visitaram o monumento de Nossa Senhora de Fátima.

Cerca de 1.500 fiéis dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco visitaram a imagem da santa e receberam da equipe da secretaria fitinhas de Nossa Senhora de Fátima.

A visitação cumpriu as normas do decreto onde todos visitantes faziam uso da máscara e a secretaria repassou orientações de proteção contra a Covid19, além da oferta álcool em gel.

De acordo com o secretário da pasta, Ary Filho, a ação da Secretaria pretende acolher ainda mais os fiéis, além de impulsionar o turismo religioso.

Considerado um dos maiores monumentos da América Latina, com 45 metros de altura, a estátua de Nossa Senhora de Fátima supera a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros, e a imagem de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, com 27 metros.

#Desenvolvimento 28/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato inaugura Casa da Criatividade nesta segunda-feira, 29

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, inaugura nesta segunda-feira (29), às 16h30, a Casa da Criatividade.

O espaço faz parte de uma iniciativa da gestão municipal em impulsionar o comércio do artesanato local e atender aos turistas. A SETURDES fornece o espaço físico, disponibilizando dois salões para os expositores, em sua sede localizado na Rua Miguel Limaverde, 562, Centro.

De acordo com o secretário da pasta, Ary Filho, a ideia da Casa da Criatividade é promover a economia criativa do município e fortalecer o artesanato.

O espaço conta com cerca de 20 artesãos e pretende atender a população e turistas com os diversos produtos da cultura cratense.

#Desenvolvimento 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Oficializada nova fábrica da Grendene no Crato, que irá funcionar a partir de 2022

Um dos maiores empreendimentos das últimas décadas na cidade do Crato, foi oficializado na tarde desta quinta-feira, 30 de setembro, pela Fábrica de Calçados Grendene, com o lançamento de mais uma unidade, com investimentos de R$ 30 milhões e a geração de mais de 1 mil empregos. A nova fábrica irá produzir meio milhão de pares de calçados por mês.

Para lançar a nova fábrica, foi realizada solenidade com a presença do diretor da empresa, Pedro Grendene, além do Governador do Estado, Camilo Santana, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, parlamentares, prefeitos, secretários estaduais e municipais, e funcionários da empresa, representados por Girlene da Silva, que através do seu depoimento emocionado, destacou a sua trajetória de crescimento na empresa.

O diretor da fábrica, Pedro Grendene, falou do trabalho empreendido pela empresa ao longo de cinco décadas e ressaltou que a vinda da unidade faz parte de um trabalho junto ao Governo do Estado. A Grendene, conforme o diretor da empresa, exporta atualmente para mais de 50 países do mundo. Ele destacou o trabalho dos colaboradores e sua importância. "Nada seria possível sem todos. Custou muito trabalho de muita gente para chegar até aqui", disse.

Pedro Grendene agradeceu ao Governo do Ceará, que há tantos anos tem apoiado a empresa. Segundo ele, o governo não tem medido esforços para apoiar a indústria cearense e a Grendene. "Temos todos a felicidade de estar aqui, e ampliando, dobrando a fábrica no Crato", afirmou. O projeto da nova fábrica foi apresentado em vídeo aos participantes.

Parceria do Município e Estado

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, ressaltou o esforço do Prefeito Zé Ailton em busca de novas fábricas para o Crato, vindo de um grande trabalho de parceria com o Governo do Estado. Ele parabenizou a todos pela grande vitória e disse que mesmo num momento muito difícil, o Estado gerou somente em agosto desse ano, mais de 65 mil postos de trabalho.

A Secretária da Fazenda, Fernanda Macedo Pacobahyba, disse que encontrou alma ao entrar na indústria, e que o Ceará é um parceiro, mas que a Grendene está totalmente alinhada com o que encontrou no Estado para que houvesse esse grande resultado da instalação da empresa na cidade do Crato. "Esse é um passo extraordinário que o Ceará dá junto com a Grendene, do mais alto nível", disse. Ela parabenizou a Grendene, o Ceará e o Governo pelo esforço de poder transformar a vida das pessoas no Cariri.

O Prefeito Zé Ailton Brasil, destacou a grande conquista para o Crato num momento importante e ressaltou a parceria com o Governador, além de afirmar que os esforços em busca de novos investimentos para o Crato continuam, até porque em breve novos investimentos deverão estar sendo anunciados para a população. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, afirmou que a responsabilidade de transformar uma sociedade é reduzir as desigualdades. Além disso, ressaltou o crescimento do Estado, mesmo diante da pandemia. "Temos a missão de servir e contribuir para uma sociedade cada vez melhor", afirmou.

Transformação de vidas

A vice-governadora, Izolda Cela, destacou a sua alegria de ver a instalação da Grendene em Crato, que impacta positivamente a região. Ela lembrou o trabalho do Governador Camilo Santana, de fazer o que é necessário para melhorar a vida das pessoas, que exige a autorização do legislativo, "daí a importância desse trabalho dos deputados federais e estaduais", completou. Para Izolda Cela, o que mais interessa é a transformação de vidas e a promoção das pessoas.

O Governador Camilo Santana ressaltou que mesmo num momento difícil, vivenciado pela pandemia, é possível melhores resultados na economia e destacou investimentos importantes que estão sendo realizados no Cariri, inclusive no Crato, com a conquista do Curso de Medicina da URCA e do Centro Cultural do Cariri. O maior do interior do Nordeste brasileiro e que será uma referência. Na ocasião, ele ainda sugeriu que a Grendene seja parceira do Centro Cultural, que será inaugurado no próximo ano.

Camilo Santana ainda disse que a nova fábrica vai gerar inúmeras oportunidades para muitas outras pessoas, homens e mulheres que produzem no Estado e no Crato. "Temos feito um esforço enorme na geração de emprego", finalizou.

#Desenvolvimento 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Grendene oficializa fábrica de R$ 30 milhões e 1 mil empregos no Crato, nesta quinta-feira, 30

O Crato terá na tarde desta quinta-feira, 30, um dos melhores anúncios dos últimos anos, na geração de emprego e renda para a cidade. Com a presença do Governador do Estado, Camilo Santana, do Prefeito Municipal, Zé Ailton Brasil, e da diretoria da Fábrica de Calçados Grendene, será oficializado hoje o início da construção de nova fábrica da empresa no Município. Serão gerados mais de 1 mil empregos, com investimentos de R$ 30 milhões, para o funcionamento da unidade no próximo ano.

A Grendene, dona das marcas Grendha, Melissa, Ipanema e Rider, decidiu construir uma nova fábrica no Crato, Ceará, para ampliar a produção de calçados e componentes em EVA.

A notícia para a construção da nova fábrica foi feita no último final de semana, e o novo empreendimento conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, além da Prefeitura do Crato para que esse projeto se some à novas perspectivas de empresas que possam se instalar na cidade. Possivelmente, novos empreendimentos para o Crato poderão ser anunciados pelo Prefeito Zé Ailton Brasil.

A fábrica de calçados Grendene se instalou com unidade em Crato há cerca de 25 anos. O projeto teve uma importância fundamental no fortalecimento econômico do Município. "Com certeza, essa nova fábrica chega num momento muito importante para possibilitar mais empregos ao povo cratense. Será um empreendimento que dará mais esperança à população com os postos de trabalho que serão disponibilizados", afirma o prefeito.

Foto: Divulgação

#Turismo 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato apoiará ações de fortalecimento ao turismo ambiental e preservação

O município do Crato se destaca pela exuberante natureza, biodiversidade e nascentes de águas puras. No intuito de aproximar a população dos roteiros turísticos ambientais, a Prefeitura Municipal do Crato, tem dialogado com o escritório regional da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) para construir ações de promoção, divulgação e uso sustentável das trilhas do sítio Fundão e do Riacho da Matinha.

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 28, o prefeito Zé Ailton Brasil e o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, conversaram com a gerente regional do escritório da Sema no Cariri, Dárgila Ribeiro, sobre destinos turísticos ambientais.

A Prefeitura do Crato irá apoiar todas as ações educativas de promoção destes espaços,com foco no uso sustentável e responsável. Tanto o riacho da Matinha, como o Sítio Fundão são unidades de preservação, que podem ser visitadas, mediante cumprimento de preservação e cuidado com o meio ambiente.

#Desenvolvimento 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura fortalece segmento do artesanato do Crato com a "Casa da Criatividade"

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho inicia o projeto de apoio aos artesãos, "Casa da Criatividade". O programa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais cratenses.

A secretaria fornece o espaço físico, disponibilizando dois salões para os expositores, que estão atendendo em horário comercial na sede da secretaria, localizada na Rua Dr. Miguel Limaverde, nº 562, esquina com a Praça da Sé, no Centro da cidade.

O espaço conta atualmente com 20 artesãos e pretende atender a população e turistas com os diversos produtos.

De acordo com o secretário titular da pasta, Ary Melo, a "Casa da Criatividade" é uma oportunidade dos artesãos comercializarem, mostrarem seus trabalhos e divulgarem a cultura cratense. "É extremamente gratificante ver que em tão pouco tempo o programa está possibilitando às pessoas retomarem suas atividades e gerar renda. E o mais importante, tendo o seu trabalho reconhecido", declara o secretário.

#Desenvolvimento 13/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato apoia Festival Flores de Holambra, que acontece até dia 18

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, está apoiando a realização do Festival de Flores de Holambra, que acontece no Município, no período de 9 a 18 de julho. O evento foi aberto na última sexta-feira e segue os protocolos de segurança sanitária contra a Covid - 19.

A Prefeitura, através da Secretaria, tem sido parceira constante de eventos que promovam o desenvolvimento da cidade e possibilitem, além da atração de visitantes, o estímulo à economia da cidade gerando mais emprego e renda para a população. O festival pretende trazer um movimento ambientalista para a cidade, além do gosto pela jardinagem, pelo verde e pelo cultivo das espécies.

O evento é realizado pela segunda vez no município e traz uma diversidade de espécies de plantas e flores trazidas do estado de São Paulo, que estão sendo comercializadas na Praça da Sé, em pleno coração da cidade do Crato.

O prefeito Zé Ailton, reitera o desejo e a satisfação da gestão em poder apoiar a feira e realizar um movimento ambiental na cidade, despertando a curiosidade das pessoas e até aumentando o nicho de mercado de empresas que trabalham com esse ramo.

#Turismo 06/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO SETURDES e IDT-SINE firmam parceria para retomada econômica do Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Sustentável (SETURDES), com o objetivo de oportunizar a retomada econômica do comércio e na geração de empregos no município, se reuniu com representantes do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho e do Sistema Nacional de Empregos (IDT/SINE), visando fortalecer a parceria e o mercado de trabalho do município. Na oportunidade foi discutida a implantação do SINE Municipal e o programa Ceará Credi no município do Crato.

O encontro contou com a participação do coordenador especial de oportunidades de emprego e empreendedorismo, Anibal Dantas Junior; com o coordenador estadual de Intermediação de Profissionais IDT-SINE, Rubens da Cunha Rodrigues; a gerente IDT-SINE, Mirelle Moreira e com o Analista de Mercado de Trabalho, José Helder Leal.

De acordo com Anibal Dantas, o município esta trabalhando para a implementação do SINE Municipal e contará ainda com a parceria do Ceará Credi. "A gestão do prefeito Zé Ailton esta empenhada em dar um suporte às empresas e impulsionar o mercado de trabalho no município. Começamos o credenciamento das empresas do Crato e os cadastros das pessoas que pretendem ter acesso ao Ceará Credi", explica.

Na oportunidade, os representantes do IDT/SINE falaram sobre o projeto que visa ampliar a intermediação de serviços e tem por objetivo gerar oportunidades de trabalho e renda para autônomos e prestadores de serviços.

#Turismo 05/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato firma parceria com o Programa Brasil Mais

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Sustentável (SETURDES) do Crato se reuniu com dirigentes do SEBRAE para elaborar planos e projetos para o município. Entre as propostas foi discutida a parceria no programa Brasil Mais, destinado para Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do município, que auxilia na melhoria da gestão, inovação e produtividade.

O Programa Brasil Mais é um serviço de consultoria gratuito que irá oferecer, durante quatro meses, acompanhamento contínuo e consultorias especializadas para empresas do segmento de serviço e comércio. A capacitação é oferecida pelo Sebrae, em que os participantes recebem acompanhamento técnico dos Agentes Locais de Inovação (ALI). A meta é atender empresas, entre micro e pequenos negócios.

Para o secretário da pasta, Ary Melo, o objetivo é aumentar a produtividade com a promoção de melhorias para as empresas locais. "Estamos sempre buscando parcerias para o atendimento a todos os cratenses. Esse apoio do Sistema S é bem vindo e pode ajudar em muito os empresários da cidade nesse tempo de pandemia", garante o secretário.

#Turismo 27/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato realiza capacitações para permissionários que atuarão no Mercado Walter Peixoto

A Central de Abastecimento Walter Peixoto está em processo de finalização da obra de requalificação do mercado público. Durante o mês de junho, a Prefeitura Municipal do Crato esteve em diálogo com permissionários dos setores de alimentação, peixaria e confecções, para orientá-los a se organizarem em associação.

O Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, destaca que os encontros têm sido realizados periodicamente, com a presença de equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável (Seturdes), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Assistentes Sociais, que estão prestando capacitações voltadas ao atendimento, formalização e práticas sanitárias de alimentação.

"Nosso objetivo é conscientizar os 300 permissionários para criação de uma Associação para gerir este importante e grandioso equipamento", afirma Tota Lobo.

#Turismo 23/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato participa do projeto de cooperação internacional InovaJuntos

O município do Crato, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SETURDES), buscando inserir o município no cenário nacional e internacional está participando do projeto de cooperação internacional InovaJuntos. O programa desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal, tem entre seus objetivos fortalecer o desenvolvimento urbano sustentável por meio da inovação em políticas públicas e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).

A equipe da SETURDES participou do primeiro encontro virtual oficial entre as 36 cidades/consórcios do projeto. Na ocasião, aconteceu a apresentação dos municípios brasileiros e portugueses integrantes da primeira fase.

O município do Crato vem acompanhando as reuniões do projeto pelo coordenador especial de oportunidades de emprego e empreendedorismo, Aníbal Dantas. Segundo Aníbal, o projeto InovaJuntos é uma metodologia de inovação que tem o objetivo de encontrar soluções para os problemas reais na administração pública.

O prefeito Zé Ailton destacou que este é um projeto que tem como intuito integrar uma rede de boas práticas entre os municípios de diferentes países.

A participação do município do Crato no InovaJuntos pretende alinhar o plano de trabalho da Secretaria, visando apoio ao desenvolvimento de políticas públicas que impulsionem o crescimento sustentável e inovador, tanto no âmbito das tecnologias econômicas quanto sociais.

#Turismo 10/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Festejos de Nossa Senhora de Fátima terão transmissão em rede nacional, dia 13

Buscando impulsionar o turismo religioso do município do Crato, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, apoia os festejos de Nossa Senhora de Fátima, com início nesta segunda-feira (10) até a próxima quinta-feira (13).

A abertura das comemorações iniciou às 18h de ontem, no Monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco, com recitação do santo terço, tríduo em honra à Nossa Senhora de Fátima e a santa missa celebrada pelo Pe. Monteiro. Importante destacar que as celebrações seguem os critérios de segurança e distanciamento contra a Covid-19.

Com o objetivo de atender os fieis caririenses nessa importante data e propagar o turismo religioso, o secretário de Turismo, Rafael Branco, explicou que foi feito com contato com a TV Evangelizar para que a santa missa, do dia 13 de Maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, fosse transmitida nacionalmente.

De acordo com o Secretário, a repercussão será um ganho para emplacar o turismo religioso no município, com a vinda de fiéis de todo o País para conhecer o santuário, o que deverá acontecer no pós-pandemia.

A programação do dia 13 acontecerá no Monumento de Nossa Senhora de Fátima e contará com a transmissão da missa pela TV Evangelizar, às 6h, em seguida recitação do rosário. Será celebrada missa às 6h, às 12h, às 17h e às 19 h e coroação da imagem de N. Sra. de Fátima.

#Turismo 15/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Turismo e Desenvolvimento do Crato busca parcerias para ampliar os setores de qualificação, trabalho e emprego

O Secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SETURDES) do Crato, Rafael Branco, visitou em Fortaleza a sede do Grupo Gagliardi, distribuidor da Mobil lubrificantes e auto-peças, onde foi recebido pelo diretor, Odair Soares. Na oportunidade foi apresentada a possibilidade da implantação de unidades do grupo na cidade do Crato.

A expectativa é que o plano de instalação de um centro de distribuição do grupo para atender todo o Nordeste, seja concretizado na cidade do Crato até o fim de 2022.

De acordo com o secretário, o Crato vem se destacando como opção de implantação de centros de distribuição, pelo imenso potencial logístico e localização estratégica com uma distância aproximada de 600 km de 6 capitais do Nordeste.

#Desenvolvimento 15/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato poderá contar com programa de crédito municipal e um banco comunitário

Com o objetivo de obter alternativas para impulsionar o desenvolvimento econômico, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio do Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, esteve em reunião nesta quinta-feira, 15, com representante do Banco comunitário Palmas e do Instituto E-dinheiro Brasil para estudo de um programa municipal de crédito para profissionais autônomos, micro e pequenas empresas.

Na reunião com Joaquim Melo, diretor de projetos do Banco Palmas, e o Secretário de Turismo e Desenvolvimento, Rafael Branco, foram discutidas as possíveis formas de implementação do programa e de um banco comunitário na cidade do Crato.

De acordo com o diretor do banco Palmas, o programa de Microcrédito no Município do Crato é uma extraordinária ferramenta para o aquecimento da economia local, nesse período de pandemia. Terá um grande diferencial ao direcionar os tomadores de crédito para fazerem suas compras no próprio comércio do Crato, através da Moeda Social. Esse programa de crédito e, também, o embrião do futuro Banco Municipal do Crato, que poderá ser inaugurado até o final do ano. "Os empreendedores formais e informais do Crato terão acesso a um crédito rápido, sem burocracia e adaptado à realidade econômica de cada negócio", afirma Joaquim Melo.

O Instituto E-dinheiro Brasil, que é um braço do Banco Palmas, irá garantir uma plataforma digital para as operações de crédito e pagamento, oferecendo maior celeridade e segurança para o programa de crédito.

O secretário de Turismo, Rafael Branco, esclarece que, a pedido do prefeito Zé Ailton Brasil, segue em busca de novas ferramentas de fomento ao desenvolvimento econômico na cidade do Crato e uma forma de auxílio nesse momento difícil para que os empregos sejam mantidos e negócios não sejam fechados. "Esse programa é uma prioridade da gestão municipal, que não mede esforços para buscar o desenvolvimento do município do Crato.", explica Rafael Branco.

#Desenvolvimento 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeito do Crato anuncia pacote de medidas e beneficia a economia,pequenos e micro empresários

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, anunciou durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 12, um pacote de medidas para apoiar o micro e pequeno empresário da cidade, além do Microempreendedor Individual (MEI), incluindo desde redução de Impostos Sobre Serviço (ISS), no setor da construção civil, de 5% para 2,5%; melhores condições de abatimento de multas e juros nos tributos, e ampliação das formas de pagamento, facilitadas através de cartão de crédito, em até 24 vezes. Com isso, o Município deixará de arrecadar até R$1 milhão, beneficiando até 92% dos segmentos. O intuito é fortalecer a economia nesse momento de crise, causada pela pandemia, além de possibilitar a geração de emprego.

O Chefe do Executivo disse que nesse momento de dificuldade, é muito importante dar um apoio maior para os diversos setores da economia. Ele esteve com os empresários do Crato para anunciar o pacote de incentivos, e tem articulado o processo de encaminhamento dos projetos à Câmara Municipal.

Redução de ISS

O benefício na área da construção civil, conforme o prefeito, será uma forma de estimular o mercado do setor também, o que possibilitará investimentos em empresas da cidade, já que o desconto é destinado apenas para compras efetuadas no Município.

Também será criado o Conselho Administrativo Tributário do Crato, que será composto por dois funcionários efetivos e mais duas pessoas do setor empresarial, do Creci e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subsecçaõ Crato. A finalidade é analisar questões pertinentes ao setor com maior isenção, além de ser um órgão que possa regular a questão tributária no Município.

Refis 2021

O Refis 2021 deverá ser pago até julho deste ano. Todos os sentidos constituídos até a aprovação da lei, haverá a isenção de multas e juros. Se for à vista, no caso do Refis, com 90 por cento; até 3 parcelas, 80 por cento; até seis parcelas, 60 por cento do abatimento dos juros, entre outras formas de abatimento. A parcela não poderá ser inferior a R$100 para pessoas físicas e R$200, para jurídicas e deverão também ser pagas através de cartão de crédito.

IPTU

O Prefeito ainda destacou a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os pequenos empresários do Crato, com isenções, incluindo também empresas de pequeno porte e MEI, o que vai beneficiar 92% das empresas, que terá dispensado o IPTU de 2020, no pagamento deste ano.

IPTU Verde

Outro importante incentivo, inclusive voltado para a preservação ambiental é o IPTU Verde, voltado para as áreas com Zonas Especiais Ambientais ( ZEAS). Os terrenos dessas áreas, a exemplo de localidades no Lameiro, serão isentos dos impostos já que os proprietários não poderão construir nessas áreas. Até a próxima sexta-feira, esses projetos serão enviados para a Câmara e deverão ser votados até a próxima semana.

O equilíbrio nas finanças da administração, conforme Zé Ailton, com controle contínuo das despesas, maximização das receitas e eficiência nas cobranças e gastos, possibilita as medidas que estão sendo tomadas, como forma estimular a economia e contribuir para que as empresas não fechem, gerando emprego. Com isso, não prejudicando os serviços que estão sendo prestados à população.

#Turismo 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Secretarias de Turismo e Meio Ambiente elaboram propostas para a Rota Turística

Gestores das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato se reuniram na manhã desta segunda feira (12), com a representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará na Região do Cariri, Dágila Ramonita, para discutir ações pertinentes à Rota Turística do Cariri Cearense.

O encontro apresentou propostas de melhoramento para o setor de turismo na região, além de formalizar a inclusão do Sítio Fundão no plano de mídia e roteiro turístico.

Na oportunidade, a secretária Dágila Ramonita destacou que o Crato ganhará nova Unidade de Conservação (UC) conhecida como Riacho da Matinha, que será criada pelo Governo do Estado. A área esta localizada nas proximidades do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, conta com quase 7 hectares de área de preservação e será a oitava UC dentro do Município.

De acordo com o secretário de Turismo, Rafael Branco, um dos objetivos da criação da unidade é que a população usufrua o parque. "A idéia é que seja criado um espaço a exemplo do que acontece no Parque do Cocó, em Fortaleza, dentro do Parque de Exposição, um local para as famílias estarem visitando e desfrutando do parque, além de contar com a reorganização do trecho do riacho", justifica Rafael.

Com a criação da unidade, o Município planeja efetivar o funcionamento de uma estação de tratamento que já existe no bairro Pantanal, para que todos os esgotos dos bairros vizinhos da área possam ser condensados, para serem devolvidos à natureza apenas os resíduos tratados, como forma de revitalizar o espaço.

#Turismo 12/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Programação virtual Carnavais e Carnavalescos 2021 começa neste sábado (13), em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura e em parceria com SESC, realiza a partir deste sábado, 13, a programação virtual com lives Carnavais e Carnavalescos 2021. O evento é uma atração voltada para o público em geral, já que este ano não haverá carnaval de rua em virtude da pandemia e proibição aos festejos e aglomerações.

As transmissões acontecem nos dias 13 e 14 pelas redes sociais, através das páginas oficiais da Prefeitura Municipal, pelo Facebook e Canal Oficial da Prefeitura do Crato no Youtube, das 16h às 18h. A programação inclui desde apresentações artísticas à uma conversa com carnavalescos, historiadores, pessoas que vivenciaram muitos desses momentos que fizeram história, incluindo com os grupos de maracatu e coco.

Programação Carnavais e Carnavalescos do Crato 2021

Dia 13/02, Sábado - 16h

Temática - ANTIGOS CARNAVAIS E SEUS CARNAVALESCOS

Memorialista Huberto Cabral - Crônica carnavalesca

Médico e Escritor José Flávio vieira

Participações artísticas de:

Abidoral Jamacaru

Quinteto Banda de Música

Dia 14/02, Domingo - 16h

Temática - CARNAVAIS DE RUA: CRATO DE TODOS OS RITMOS

Wilton Dedê - Secretário Adjunto de Cultura

André Lacerda - Promoter

José Fernandes - Carnavalesco

Participações artísticas de:

Mestra Edite do Coco

João do Crato e Maracatu Uinu Erê.

#Turismo 12/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Celebração no Monumento de Nossa Senhora de Fátima, em Crato, acontece neste sábado, 13

A missa em louvor a Nossa Senhora de Fátima tem sido realizada todos os dias 13 de cada mês e aos sábados às 18h, e nos domingos, às 8h, também são realizadas celebrações no espaço dedicado à devoção à Santa.

As missas estão acontecendo de forma periódica e neste sábado, a partir das 18 horas, será antecedida pelo terço Mariano, seguido da missa às 19h e bênção do santíssimo Sacramento, com o pároco Aurileudo.

O espaço amplo dedicado à peregrinações à santa vem recebendo ampla estrutura nos últimos anos, inclusive com acesso facilitado e avenida que em breve deverá estar sendo inaugurada, com acesso direto pelo bairro Mirandão. Além disso, há espaços para pequenos comerciantes informais nas imediações, com trabalho organizado via associação dos permissionários, como forma de oferecer melhores condições de assistência aos visitantes.

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Rafael Branco, afirma que a missa no local conta com o apoio, para maior segurança, da Guarda Municipal, Polícia Militar e BPRaio. Com isso, possibilitando aos fiéis visitantes mais tranquilidade para realizarem suas orações na área. A Estátua de Nossa Senhora de Fátima fica localizada no bairro Barro Branco.

Importante destacar os cuidados sanitários em relação às pessoas que se deslocarem até a área, com o uso da máscara. Todos os cuidados serão mantidos para que não aconteçam aglomerações.

#Turismo 12/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Barraqueiros e permissionários do monumento de N. S. de Fátima elegem nova diretoria da associação

Realizada nesta quinta-feira, 11, a eleição da presidência da Associação dos Barraqueiros e Permissionários do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, esteve presente no local, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Rafael Branco, que falou aos comerciantes dos planos de expansão do setor de turismo no Município do Crato e o impacto no santuário de Nossa Senhora de Fátima.

O fortalecimento da cadeia do turismo passa pelo fortalecimento dos mais diversos segmentos que agregam o setor. Com isso, dentro do plano de profissionalização do turismo, bandeira levantada pelo prefeito Zé Ailton Brasil, e capitaneada por Rafael Branco, serão ofertados cursos e consultorias para que o serviço de turismo de recepção seja melhorado e novos empregos gerados.

Na ocasião, foi eleita a nova diretoria da Associação dos Barraqueiros e Permissionários do Bairro Nossa Senhora de Fátima.

#Turismo 08/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Caminhos do Crato continua avançando em diversas localidades do município

O Programa Caminhos do Crato não para no nosso município. A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, continua avançando na pavimentação asfáltica e em pedra tosca em diversos bairros da cidade.

Para melhorar o tráfego e a mobilidade de pessoas e veículos, um exemplo disso é a conclusão da pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso ao Vale do Amanhecer.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel, o serviço de pavimentação da referida via foi realizado no mês de outubro e novembro de 2020, e no mês de janeiro deste ano, foram concluídas as sinalizações horizontal e vertical, e as sarjetas.

Até o ano passado, foram pavimentadas mais de 180 ruas e avenidas, chegando a 464 mil metros quadrados de área pavimentada, beneficiando assim, 31 bairros da cidade, vilas e sítios com os serviços.

#Turismo 07/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Turismo do Crato participa do 2ª encontro para discutir a Rota Cariri

Na última sexta, 05, secretários de turismo da região se reuniram em Santana do Cariri, onde realizaram a segunda reunião da Rota Cariri. Os gestores que estão à frente do turismo buscam fomentar o segmento na região, e durante o encontro foram abordadas questões relacionadas às parcerias entre os municípios e o Governo do Estado.

O ponto central ficou em torno de novos meios de divulgação da Rota, de forma conjunta nas mídias sociais e todos os veículos de comunicação, com o intuito de mostrar as culturas, as paisagens e a fé que movem o Cariri.

Participaram do encontro, os secretários de Turismo dos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré. E também os prefeitos de Nova Olinda, Ítalo Brito; e de Santana do Cariri, Samuel Werton.

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Rafael Branco, destaca a importância da atuação dentro da proposta integrada do tusismo regional, no intuito de fortalecer cada vez mais esse segmento, que se reveste de um aspecto importante no âmbito econômico para toda a região. Na ocasião, o material que trabalha essa proposta foi divulgado através das redes de comunicação do Município, para a região e Estado.

#Desenvolvimento 05/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato realiza Festival de Flores de Holambra de 5 a 14 de fevereiro

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, está apoiando a realização do Festival de Flores de Holambra, que acontece no Município, no período de 5 a 14 de fevereiro. O evento foi aberto nesta sexta-feira, contando com diversas parcerias.

O festival segue os protocolos de segurança sanitária contra a Covid - 9 e tende a ser um atrativo durante este período do ano, possibilitando o ido das flores em pleno coração da cidade do Crato. A Prefeitura, através da Secretaria, tem sido parceira constante de eventos que promovam o desenvolvimento da cidade e possibilitem, além da atração de visitantes, o estímulo à economia da cidade gerando mais emprego e renda para a população.

#Desenvolvimento 05/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato discute ações para fortalecer o trabalho de recicladores

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial e da Coordenação de Serviços Públicos tem fortalecido a parceria com a Associação de Agentes Recicladores do Crato (AARC). Nesta quinta-feira, 04, os secretários Stephenson Ramalho e Tota Lobo se reuniram com os agentes recicladores para um café da manhã na sede da associação.

"A Prefeitura é apoiadora do trabalho da Associação. Inclusive já é disponibilizado um caminhão de coleta seletiva, que fica à disposição deles. Agora a gente tem pensado em capacitações para eles e estruturação do prédio", destaca o Secretário Stephenson, referindo-se ao sinistro que ocorreu na associação, em junho de 2019, um incêndio que destruiu o galpão do prédio.

A Coordenação de Serviços Públicos está realizando estudos para implantação de ecopontos na cidade, uma ação impactará de forma positiva o trabalho dos agentes recicladores e reduzindo o impacto ambiental. Outras ações que têm sido estudadas são o fardamento para os associados e a implantação do programa bolsa catador, uma renda auxiliar para a categoria.

O Presidente da AARC, Joaquim Francisco, disse está otimista com a parceria da Prefeitura Municipal do Crato, que poderá ajudar a fortalecer o trabalho com os recicláveis. "Esse encontro é o primeiro passo para a gente ver como se constrói o galpão. Essa está sendo nossa principal demanda no momento", afirma Joaquim, que ainda explica a dinâmica do trabalho da associação, pedindo a colaboração da população na coleta seletiva. "Nós catadores saímos na cidade recolhendo os resíduos. Se o pessoal entregasse o material da coleta seletiva separado, teríamos mais lucro e menos impacto no lixão".

<iframe width="100%" height="450" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/playlists/1206555010&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-513147789" title="Prefeitura do Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-513147789/sets/prefeitura-do-crato-discute-acoes-para-fortalecer-o-trabalho-de-recicladores" title="Prefeitura do Crato discute ações para fortalecer o trabalho de recicladores" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato discute ações para fortalecer o trabalho de recicladores</a></div>

#Turismo 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato participa de reunião da ADECE

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Rafael Branco, participou de forma virtual de reunião com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (ADECE), nesta quinta-feira, 04.

Na ocasião, foram apresentados projetos de apoio ao setor industrial existente e a implementação de novos negócios no município do Crato, visando o desenvolvimento do distrito industrial e a geração de emprego e renda. O Secretário Rafael Branco colocou em pauta a nova forma de trabalho da Secretaria, dando celeridade aos processos e o apoio do poder público para implementação de novos negócios.

Além disso, foi exposto um novo plano de apoio aos setores de comércio e serviços, que deve ser elaborado para o momento de retomada do pós-pandemia. O principal objetivo é a geração de novos negócios em toda a cadeia produtiva.

#Turismo 03/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato prospecta novos investimentos, para promover o desenvolvimento econômico

Com a finalidade de fortalecer a política de desenvolvimento do setor econômico do Crato, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rafael Branco, esteve participando de visita técnica em Fortaleza, para conhecer de perto o Centro Fashion. Na ocasião, ele esteve acompanhado do empresário Givaldo Sisnando.

Toda a estrutura do empreendimento foi apresentada ao secretário, além do funcionamento do centro. O Secretário, na oportunidade, apresentou dados relacionados ao Município do Crato, para o estudo e expansão do empreendimento, além de se colocar à disposição para auxiliar no processo de prospecção.

Um dos grandes objetivos apresentados pelo prefeito Zé Ailton Brasil, reside, principalmente nesse momento da pandemia, gerar uma perspectiva de desenvolvimento econômico para o Crato, e consequentemente mais empregos e renda para a população. Dentro disso, o secretário Rafael Branco afirma que esse trabalho tem sido cada vez mais fortalecido, na medida em que o potencial de investimentos do Crato tem sido apresentado aos empresários, para que despertem aos novos investimentos no Município.

Ele afirma que o Centro Fashion de Fortaleza conta com 5 mil unidades de atendimento entre lojas, quiosques e boxes com vendas em atacado e varejo em todos os segmentos. Além de ampla praça de alimentação e um hotel anexo. São cerca de 25 mil empregos gerados no local.

#Turismo 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Encontro debate potencialidades no turismo caririense e perspectivas para 2021

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, esteve representada na manhã desta quarta-feira (20), em Juazeiro do Norte, no primeiro encontro dos secretários de turismo dos municípios que fazem parte da Rota Turística do Cariri.

O evento, promovido pela prefeitura de Juazeiro do Norte, reuniu gestores da pasta do turismo do Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré. Na pauta foi discutida as potencialidades e os principais desafios do turismo, principalmente neste momento de pandemia e a necessidade de diálogo e união entre os secretários do setor no Cariri.

Além de apresentarem os atuais recursos turísticos e a situação de investimentos na área, em cada município, os gestores firmaram acordo para próximos encontros, a fim de discutir as demandas da criação do roteiro turístico que contemple o percurso fora do litoral cearense.

O secretário da pasta em Crato, Rafael Branco, falou da importância da comunicação entre os municípios e a construção de um plano de divulgação regional, reforçando a importância dessa união entre os gestores para fomentar a Rota Cariri, neste momento de retomada gradual da economia diante da pandemia do coronavirus.

Na oportunidade, foi marcada uma nova reunião em Santana do Cariri, no próximo dia 05 de fevereiro.

#Turismo 14/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Encontro debate crescimento econômico no Crato

Com a finalidade de firmar parcerias voltadas para projetos destinados ao desenvolvimento do Crato, foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 14, reunião entre o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rafael Branco, o adjunto da pasta, Manoel Pedroza, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), José Alves Lobo, e o Diretor Financeiro da CDL, Laércio Teles Braga.

O encontro, realizado na CDL, faz parte das agendas da secretaria para firmar parcerias visando o crescimento do município do Crato. Na reunião foram discutidas propostas de curto e médio prazo para a retomada do crescimento da economia de forma responsável em tempos da pandemia.

Na próxima terça-feira, 19, deverão ser apresentadas medidas que já estarão inseridas nas propostas estratégicas voltadas a essa finalidade.

#Turismo 12/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato avança na busca de novos empreendimentos em parceria com o Estado

Com a finalidade de debater novos projetos voltados para o Crato, esteve reunido, nesta terça-feira, 12, com o Secretário de Planejamento do Estado do Ceará, Mauro Filho, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Rafael Branco.

De acordo com o Secretário Rafael Branco, o objetivo inicial do encontro foi trocar experiências para atrair novas empresas para o município de Crato. Na ocasião, ele debateu implementação de um plano de desenvolvimento. Dentro dessa perspectiva, ficam as visitas às indústrias com potencial de se instalar no Município, devido ao seu grande potencial geográfico, pela equidistância de diversas capitais nordestinas. A parceria entre o município e o Estado devem trazer mais desenvolvimento e promover o aquecimento da economia local.

Segundo o secretário e dentro da perspectiva de atuação da administração do prefeito Zé Ailton Brasil, a meta é promover a geração de emprego e renda, uma das prioridades da gestão.

#Desenvolvimento 26/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO SAAEC orienta consumidores sobre economia de água

A SAAEC alerta a população para o uso racional de água, neste período de pandemia, a fim de controlar seus gastos com o abastecimento. Conforme estudos da própria companhia, houve um aumento de 30% no consumo de água durante esse momento de isolamento social.

"Nesse período, tivemos um crescimento significativo do consumo de água no Crato. Devido a pandemia, as pessoas estão por mais tempo dentro de casa e os cuidados com a higiene foram redobrados. Então, é preciso estar atento", comenta Yarley Brito, presidente da SAAEC.

Neste sentido, a coordenação de Educação socioambiental orienta a população em adotar os seguintes pontos:

- racionalizar o uso de água com jardinagem;

- verificar se há vazamentos em vasos sanitários, chuveiros e torneiras;

- otimizar o uso da água ao tomar banho, lavar as mãos ou escovar os dentes, mantendo a torneira fechada ao se ensaboar ou se escovar;

- o mesmo vale ao lavar os pratos: manter a torneira fechada enquanto passa o sabão na louça.

Essas medidas ajudam a reduzir significativamente o consumo.

Orientação

Com uma equipe devidamente capacitada, a SAAEC presta orientação junto aos consumidores em diversas áreas: dúvidas sobre a fatura, tarifa, informações comerciais, uma solicitação ou reclamação, dentre outros assuntos.

A empresa ampliou os canais de comunicação com os consumidores, inclusive com números de WhatsApp, de forma a garantir um atendimento de qualidade no conforto do lar dos cratenses.

Na manhã da última sexta-feira (24), a equipe da SAAEC também realizou orientação e esclarecimentos junto à população do Distrito da Bela Vista, a Vila Padre Cícero.

Seguindo todos os protocolos de combate à COVID-19, sem adentrar nos domicílios e mantendo o distanciamento, a gerência comercial e a coordenadoria da zona rural da SAAEC falaram sobre a importância do uso consciente da água e, consequentemente, do hidrômetro; sobre a eliminação de vazamentos intradomiciliares e tirou dúvidas com os usuários sobre parcelamento de contas.

SERVIÇO

Atendimento SAAEC

?? (88) 3523.2044

??(88) 99207.9082 | 99211.8520

??(88) 99928.0974 (Plantão)

#Desenvolvimento 07/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Gestão Municipal apresenta 13 medidas de apoio a economia cratense

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, anunciou na tarde de ontem, segunda-feira (6), via live pelas redes sociais da Prefeitura, 13 medidas que objetivam facilitar a retomada da atividade econômica em atendimento as variações e os impactos que o município vem sofrendo por conta da pandemia da COVID-19.

"Não estamos no momento de flexibilização e sim ainda em isolamento social rígido, então o governo vai abrir mão de alguns recursos para que os cratenses possam se reorganizar financeiramente para poder arcar com seus compromissos. Desde o início da pandemia que os tributos municipais haviam sido adiados para o dia 10 de julho e ontem foi determinado que os referidos pagamentos serão postergados por mais 60 dias", destacou o secretário de Finanças e Planejamento, Carlos Eduardo Marino.

As medidas anunciadas foram:

1. Mais prazo para pagamento dos tributos municipais

Adiamento do vencimento de todos os tributos municipais para o dia 31 de agosto; Prorrogação da validade do Alvará de Localização e Funcionamento, desburocratizando a continuidade das atividades econômicas de baixo risco, respeitadas as recomendações de isolamento social.

2. Mais facilidades no parcelamento dos tributos

Suspensão, pelo prazo prorrogável de 90 dias, da instauração de procedimentos de exclusão de parcelamentos de débitos vigentes, garantindo, ainda que mediante atrasos no pagamento, a manutenção do direito ao parcelamento do débito.

3. Adiamento das cobranças administrativas dos cidadãos inadimplentes, mesmo antes da COVID-19

Interrupção da adoção de medidas administrativas de cobrança, abrangendo àquelas relacionadas às inclusões no SPC e SERASA, expedição de notificações administrativas de cobrança, inscrições em dívida e protestos judiciais.

4. Adiamento das cobranças judiciais, dos cidadãos inadimplentes mesmo antes da COVID-19

Suspensão do ajuizamento das execuções fiscais dos débitos municipais, bem como, a solicitação judicial de suspensão de todos os prazos nas execuções já em curso.

5. IPTU facilitado, só será preciso pagar em agosto

Possibilidade de parcelamento do IPTU 2020, em cinco prestações iguais, bem como, o adiamento do pagamento da cota única para 31 de agosto, com possibilidade de desconto de 10% àqueles que optarem pelo pagamento à vista.

E a isenção para os inscritos no CadUnico continua, podendo assim beneficiar potencialmente 56,4% da população.

6. Menos burocracia, preocupação com documentos somente em outubro

Suspensão da exigibilidade, do cumprimento e do vencimento das obrigações adicionais pelo prazo improrrogável de 90 dias, principalmente aquelas vinculadas às penalidades previstas no Código Tributário Municipal, abrangendo inclusive a incidência de juros e multas.

7. Menos burocracia, restituições mais rápidas

Implementação de procedimentos mais céleres relacionados à devolução de valores pagos equivocadamente, oriundos de processos de restituição.

8. Se o cidadão se tornou inadimplente por causa da COVID-19, a Prefeitura entende e dá mais prazo para regularização

Prorrogação da validade das certidões negativas de débito e certidões positivas com efeitos de negativa, desde que emitidas a partir de 16 de março, período do início das recomendações de isolamento social em decorrência da COVID-19.

9. E também possibilidade de retirada da certidão positiva com efeitos de negativa, ainda que esteja em curso parcelamento com atraso nas parcelas de pagamento.

10. Se a conta de água é menor que 40 reais e a família está inscrita no CadÚnico, só é preciso se preocupar com a tarifa em setembro

Isenção da Tarifa de Água para famílias com contas de água inferior a 40 reais e inscritas no CadÚnico do Governo Federal (56,4% da população).

11. Se consumir menos de 220 kwh de energia elétrica e a família está inscrita no CadÚnico, a conta de energia de julho e agosto virá sem a contribuição de iluminação pública

Isenção da Contribuição de Iluminação Pública para famílias com contas de energia com consumo inferior a 220 kWh e inscritas no CadUnico do Governo Federal (56,4% da população).

12. Mesmo em isolamento social, mas a Prefeitura continua atendendo você a distância e com menos burocracia pelo portal SIPA

Implantação do Sistema de Protocolo de Atendimento Virtual (SIPA) direcionando a realização de requisições do público, abrangendo todas as Unidades Administrativas Municipais, facilitando a comunicação e apreciação das demandas provenientes da sociedade, em quaisquer das áreas de atuações da Administração Pública Municipal, inclusive as de caráter de comunicação interna.

www.crato.ce.gov.br/sipa

13. Além do SIPA, a gestão de tributos municipais passou a realizar atendimento virtual por meio de portal próprio, todos os serviços estão disponíveis com segurança, transparência, rapidez e principalmente sem burocracia. Agora todos os documentos necessários estão elencados no site e podem ser enviados virtualmente.

www.crato.ce.gov.br/tributos.

O prefeito Zé Ailton enalteceu a importância do planejamento para que tudo seja feito da melhor forma, tendo como premissa, a preservação da saúde e da vida das pessoas. "Trabalhamos juntos com dedicação e responsabilidade para que possamos passar por essas adversidades sem maiores danos. É preciso cautela, seriedade e união", disse.

#Desenvolvimento 07/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Grupo de trabalho analisa retomada do comércio e medidas contra a COVID-19 em Crato

Com o objetivo de analisar as medidas adotadas pelo governo municipal no combate ao novo coronavírus, a gestão do prefeito Zé Ailton realizou, na tarde desta segunda-feira (6), mais uma reunião virtual com os integrantes do Grupo de Trabalho do Plano de Retomada da Atividades produtivas.

O encontro, que acontece semanalmente, planeja e avalia o plano de retomada segura das atividades econômicas após a pandemia. Fazem parte do grupo, representantes do legislativo municipal, CDL Crato; Sebrae; Associação Comercial; Sindlojas; Câmara Municipal; UFCA, URCA, Conselho de Desenvolvimento Econômico; empresários locais e demais secretarias municipais.

O prefeito Zé Ailton agradeceu o empenho e o esforço por parte dos comerciantes e reafirmou a importância de retomar as atividades com segurança. "Temos que avançar com muita cautela. Essa semana sairemos com algumas medidas de saúde, através de campanhas educativas de combate ao COVID-19, para que possamos conscientizar a população da gravidade da situação", diz o prefeito.

A secretária de Saúde adjunta, Milena Brasil, apresentou um gráfico epidemiológico esclarecendo sobre o aumento dos casos confirmados de COVID-19 na cidade e orientou sobre a atenção dos familiares com os idosos, além de destacar o aumento do número de casos na zona rural do município.

O secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, explica que as medidas continuam sendo fiscalizadas. Ele destaca o apoio da Vigilância Sanitária na fiscalização do comércio local e a atuação da Guarda Municipal, que vem atendendo a centenas de denúncias de pessoas que não estão cumprindo as orientações. Outra medida importante foi a proibição do transporte intramunicipal, que transita dentro do município, dos distritos para a cidade. "É importante que as pessoas se conscientizem da gravidade do momento", frisa o coronel.

O presidente da CDL, José Lobo, ressalta que infelizmente a população não está colaborando no sentido de ainda continuar aglomerando no centro da cidade. "Estamos cumprindo o nosso trabalho, atendendo e orientando os lojistas quanto a obrigatoriedade do decreto, para o cumprimento das orientações no sentido de diminuir os casos e para termos uma retomada segura do comércio", explica Lobo.

#Turismo 01/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Domingo no Parque oferece cultura e lazer para a população

Em sua sétima edição, o Projeto Domingo no Parque reuniu, na manhã desse domingo (01), a população cratense para um momento de lazer. Promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Crato (SETURDES), o evento já entrou para o calendário do cratense que vem comparecendo no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O evento contou com o tradicional encontro de carros antigos, promovido pelo Clube Siqueira Campos; distribuição de mudas, grupos de motociclismo, música, com o apoio das secretarias do governo municipal.

De acordo com o secretário Luís Carlos Saraiva, o objetivo é promover encontros da população e criar vínculos de pertencimento com a cidade. "O parque é o coração da nossa cidade e aqui podemos encontrar amigos e familiares num excelente programa de domingo. A ideia que está sendo construída é de criar essa relação com esse patrimônio que é o Parque de Exposição", destacou.

O prefeito Zé Ailton compareceu ao evento e ressaltou a importância da população usufruir de um espaço de lazer como o Parque de Exposição, que foi restaurado para oferecer melhores estruturas e segurança para os visitantes. "Temos o compromisso que oferecer para nossa população mais qualidade de vida e esse Domingo no Parque é, sem dúvida, uma ótima opção para os cratenses de todas as idades", disse o gestor.

#Turismo 26/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Prefeitura do Crato e Projeto Verde Vida promovem o Carnaval da Garotada

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Organização Não Governamental Projeto Verde Vida, desenvolveu, ao longo do período de carnaval, de sexta-feira (19) até a terça-feira (25), atividades brincantes para as crianças e adolescentes atendidas pelo projeto.

As atividades dentro do evento "Carnaval da Garotada" se dividiram entre oficinas de leitura e produção textual sobre o carnaval e também confecção de máscaras, além de um Bloco Carnavalesco das Crianças.

A atividade lúdica é indispensável à saúde física, emocional e intelectual. Por meio da atividade lúdica, a criança e o adolescente desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima.

#Turismo 26/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO 6ª Edição do Projeto Domingo no Parque oferece lazer e diversão em Crato A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Crato (SETURDES) realizou na manhã de ontem, domingo (26), a sexta edição do Projeto Domingo no Parque, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O evento, que aconteceu de 8 as 12h, contou com o tradicional encontro de carros antigos, promovido pelo Clube Siqueira Campos; distribuição de mudas, exibições de aeromodelismo, grupos de motociclismo, música, danças, bem como brincadeiras educativas para crianças, com o apoio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Alto da Penha.

Para o gestor da SETURDES, Luís Carlos Saraiva, a proposta do Projeto Domingo no Parque é promover encontros de famílias, interatividade e diversão aos domingos, em um lugar de fácil acesso e com segurança. “Em todas as nossas edições, o Domingo no Parque vem sendo tranquilo e muito divertido. Famílias trazem suas crianças, fazem piquenique, passeiam com seus animais de estimação. Um excelente programa pra um domingo de sol”, destacou.

“Muito tranquilo e divertido. Podemos vir com os filhos, encontrar os amigos para um bate-papo, bem como passear com nossos animais, gostei muito”, ressaltou o professor Francisco Silva.

Com foco na interatividade, lazer e diversão acessíveis, a iniciativa é mais uma ação importante da gestão do prefeito Zé Ailton Brasil, que não mede esforços para proporcionar qualidade de vida aos cratenses de todas as idades.
#Turismo 23/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO 106ª. Edição da Festa da Baixa Rasa acontece, próximo sábado (25), e conta com o apoio da Prefeitura Municipal A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SETURDES), vem articulando parceria e apoio para a 106 ª. Edição da Festa da Baixa Rasa, que acontece no próximo sábado, dia 25.

O gestor da SETURDES, Luís Carlos Saraiva, estabeleceu parcerias para que a festa aconteça da melhor forma. “O momento, que acontece de 7h as 12h, constará de momentos como a cavalgada, as apresentações de grupos folclóricos e a missa, salientando que a Associação dos Condutores e Amigos da Floresta Nacional do Araripe (Acafa) estará organizando trilhas ecológicas durante o evento”, destaca.

A Saúde municipal disponibilizará atendimentos a comunidade, como verificação da pressão arterial e teste de glicemia; a Sociedade Anônima de Água e Esgoto (SAAEC) disponibilizará água; Segurança Pública enviará equipes da Guarda Civil e DEMUTRAN; a Secretaria de Cultura apoiará a logística dos grupos folclóricos; e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, através da Coordenação de Serviços Públicos, realizará a limpeza do local.


Tradição

A Festa da Baixa Rasa é considerada uma importante romaria que reúne adultos, idosos e crianças em torno da fé, da crença e da cultura popular, um momento onde as pessoas rezam e se divertem no contexto da história do vaqueiro que passava pela região, vindo de Pernambuco, montando seu cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe. Os mais velhos relatam que esse vaqueiro ficou perdido por dias, com fome e sede, até ser encontrado pouco antes de morrer, sendo sepultado ali mesmo. Há 106 anos foi realizada a primeira missa e ao longo desse tempo a peregrinação só cresceu.

Em 2015, a Festa da Baixa Rasa foi tombada como Patrimônio Material e Imaterial do município.
#Turismo 23/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Crato: 6ª. Edição do Projeto Domingo no Parque acontece próximo dia 26 A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Crato (SETURDES) realiza, no domingo, dia 26, de 8h as 12h, a sexta edição do Projeto Domingo no Parque, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

Segundo o gestor da SETURDES, Luís Carlos Saraiva, o evento ocorrerá paralelo ao encontro de carros antigos promovido pelo Clube Siqueira Campos, que já é uma das atrações do projeto. Serão realizadas também diversas outras ações, entre elas distribuição de mudas e exposição de aeromodelismo.

A proposta do projeto Domingo no Parque é promover diversão e interatividade nos domingos, em lugar acessível e seguro.
#Turismo 17/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Município do Crato participará ativamente do 35º Encontro Nacional da Abrasel A região do Cariri foi escolhida como sede do 35º Encontro Nacional da Abrasel. O evento acontecerá entre os próximos dias 24 e 27 de março, sendo a primeira vez que uma regional do Interior do Nordeste sedia o encontro.

Na tarde desta quinta-feira (16), o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luis Carlos Saraiva, esteve em reunião no Paço Municipal com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O momento teve como objetivo o fechamento do apoio da gestão municipal ao Encontro Nacional da Abrasel, que esse ano acontecerá no Cariri. “O encerramento será no município do Crato, com um show e uma feira gastronômica e de artesanato previstos para acontecer no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti”, explicou o secretário Luís Carlos.

O presidente da Abrasel Cariri, Ricardo Ferreira, agradeceu o apoio do município e enalteceu a importância do evento. “A ideia do congresso da Abrasel é desenvolver o comércio de alimentação fora do lar e isso envolve empresários do ramo, fornecedores, queremos inserir a sociedade nesse contexto para que entendam a força e os benefícios do setor”, destacou.

“O turismo do Cariri ficará mais conhecido em todo o Brasil. Temos um imenso potencial em belezas naturais e gastronomia”, disse o diretor da Abrasel Cariri, Cezar Morais.

Em termos de Nordeste, a região do Cariri também é a primeira do interior a ser escolhida para receber esse evento semestral do segmento de alimentação fora do lar.
#Desenvolvimento 09/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Governo Municipal apoia a realização da 106ª edição da Festa da Baixa Rasa Foi realizada, na manhã da terça-feira (7), na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Crato (SETURDES), uma reunião para tratar de assuntos relacionados a 106ª edição da Festa da Baixa Rasa.

Conduzida pelo gestor da SETURDES, Luís Carlos Saraiva, no encontro foram estabelecidas parcerias para que a festa aconteça da melhor forma.

A Saúde municipal disponibilizará atendimentos a comunidade, como verificação da pressão arterial e teste de glicemia; a Sociedade Anônima de Água e Esgoto (SAAEC) disponibilizará água; a Segurança Pública enviará equipes da Guarda Civil e DEMUTRAN; a Secretaria de Cultura apoiará a logística dos grupos folclóricos; e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, através da Coordenação de Serviços Públicos, realizará a limpeza do local.

A tradicional Festa da Baixa Rasa, em sua 106ª edição, será realizada no próximo dia 25. Trata-se de uma grande romaria que reúne adultos, idosos e crianças em torno da fé, da crença e da cultura popular, um momento onde as pessoas rezam e se divertem no contexto da história do vaqueiro que passava pela região, vindo de Pernambuco, montando seu cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe. Os mais velhos relatam que esse vaqueiro ficou perdido por dias, com fome e sede, até ser encontrado pouco antes de morrer, sendo sepultado ali mesmo. Há 106 anos foi realizada a primeira missa e ao longo desse tempo a peregrinação só cresceu.

Em 2015, a Festa da Baixa Rasa foi tombada como Patrimônio Material e Imaterial do Município.


Foto: Elizângela Santos
#Turismo 30/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E TRABALHO Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável realiza palestra sobre uso produtivo das redes sociais par Na manhã da sexta-feira (27), a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SETURDES), reuniu empreendedores cratenses para uma palestra sobre o “Uso Produtivo das Redes Sociais”, com Erika Sousa, comunicadora e especialista no assunto.

Além de apresentar todas as características das principais redes sociais, como o Facebook e Instagram, a palestrante destacou a importância desses novos veículos de comunicação para os pequenos negócios.

Para a vice-presidente da Associação dos Barraqueiros de Nossa Senhora de Fátima, Dona Lourdes, essa foi uma importante oportunidade para potencializar o turismo na cidade do Crato. “Nós iniciamos o trabalho fazendo cota para imprimir panfleto, pagar padres, e hoje, com o apoio da Prefeitura, recebemos centenas de visitantes. O uso das redes sociais vai melhorar mais ainda o movimento”, afirmou.

Para o presidente da Associação dos Guias de Turismo do Cariri (AGTURC), Rodrigo Marques, “nunca uma gestão investiu tanto no turismo do Crato e isso melhorou muito nossa área. O entendimento que o turismo é regional faz com que a circulação de visitantes aconteça nas cidades. E a divulgação das nossas belezas, dos guias, só potencializa o nosso trabalho”, comentou.

Para o gestor da SETURDES, Luís Carlos Saraiva, fechar as atividades anuais com um momento de formação, demonstra a responsabilidade que a gestão municipal tem com o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade. “Temos cumprido nosso papel em fomentar o turismo, preparar os atores da área para o atendimento aos visitantes, melhorando nossa cidade. O turismo é uma grande oportunidade para o Crato e temos preparado o município para isso”, finalizou.
www.crato.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 05:19:14