Saúde do Crato promove ações no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

• 26/03/2018

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no dia 24 de março, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu no último sábado, na Praça Siqueira Campos e na Escola José do Vale, localizada no bairro Barro Branco, ação para tratar sobre a temática juntamente com a população.

O momento contou com a participação dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que durante a manhã, realizaram ações educativas; distribuição de panfletos; educação continuada em relação à tuberculose; mobilização das pessoas para o cuidado com a doença; práticas corporais e alongamento.

A ação contou também com a parceria dos alunos da Residência Multiprofissional da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde os mesmos promoveram jogos educativos com perguntas sobre a tuberculose.

Já com os membros da Liga Acadêmica de Doenças Negligenciadas (Lidone), a população aprendeu mais sobre o que é mito e o que é verdade em relação à doença, e também aproveitaram a oportunidade para aferir a pressão arterial.

Para o Secretário de Saúde, André Barreto, poder levar mais esclarecimentos à população sobre a tuberculose, ajuda para o esclarecimento das pessoas sobre o modo de prevenção e o tratamento que se é dado àquele paciente que tem ou que já teve a doença.