SMTDS forma mais profissionais dentro do Programa Primeiro Passo

• 02/03/2018

O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na manhã de ontem, 1º, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), entrega dos certificados aos alunos do Programa Primeiro Passo/Jovem Bolsista.

Abrindo a solenidade, a titular da SMTDS, Edvânia Gonçalves, agradeceu a parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que segundo ela, vem contribuindo para vencer a questão da vulnerabilidade social, e ao prefeito Zé Ailton Brasil pelo olhar cuidadoso para com os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. “É preciso traçar estratégias, principalmente na área do trabalho, pois as demandas do mercado de trabalho estão se modificando constantemente, e as empresas pedem essa qualificação”, frisou,

Em sua fala, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, destacou a importância de concluir um curso para poder ingressar no mercado de trabalho, ou uma capacitação para que os jovens possam ter mais oportunidades. “É através da educação e do saber que vocês irão ter os momentos mais ricos da vida de cada um, irão aprender a ser profissionais”, enalteceu.

Representando os formandos, o aluno Pedro Lucas agradeceu a oportunidade que os jovens estão tendo em poder ingressar no mercado de trabalho, e falou sobre o esforço dos colegas durante o curso. “Sem a ajuda de vocês, não teríamos conseguido chegar aqui e assim poder dar andamento nos nossos estudos e qualificações”, disse.

O titular da STDS, Josbertine Clementino, falou sobre a questão de oportunizar cursos e capacitações aos jovens, auxiliando-os na etapa mais delicada e difícil de um ser humano, a escolha de uma profissão e a ingressão no mercado de trabalho. “Temos o entendimento de que podemos e devemos dar mais chances a nossa juventude, e principalmente ajudá-los na hora das decisões”, frisou.

Dentro do programa Primeiro Passo, o município do Crato já capacitou 665 jovens, e neste momento, 100 estão sendo capacitadas. Na oportunidade, 18 alunos receberam certificação do curso de Agente de Turismo, por meio do Primeiro Passo, na linha de ação bolsista.

Também estiveram presentes na solenidade, o reitor da URCA, professor Patrício Melo; a Supervisora Pedagógica da Área do Trabalho, Elisangela Nepomuceno; e o Assessor do deputado federal André Figueiredo, Sr. Gerdal.