Equipe da Secretaria de Saúde visita imóveis no bairro Pinto Madeira no combate aos focos do Aedes aegypti

• 02/03/2018

Com o objetivo em combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação Especial de Vigilância em Saúde e do Setor de Endemias, realizou na manhã da última quinta-feira, 1º, visita a imóveis no bairro Pinto Madeira.

Com uma equipe de 20 técnicos, ação foi no intuito de intensificar ações educativas nas localidades onde os índices de infestação estão altos. A Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, explica que, durante as visitas, encontrando algum foco, os agentes de endemias daquela localidade orientam as donas de casa, fazem a eliminação dos focos, em seguida repassam para a supervisão.

Estando de posse da lista com a relação desses imóveis que deram positivo, a equipe retorna a esses imóveis para conversar com o proprietário ou morador daquela residência sobre o risco que aquele foco encontrado pode levar para a família e demais moradores, e repassar medidas simples de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Durante a ação, dos 87 imóveis visitados, a equipe observou que algumas casas ainda continham foco do mosquito. A partir disso, os mesmos serão notificados e monitorados com mais eficácia.

Arlene explica também que os imóveis que forem reincidentes na presença de focos, serão penalizados. “Pedimos a toda a população que verifique, pelo menos uma vez na semana, todo e qualquer depósito que possa acumular água, caixas d’água mantidas bem fechadas, tambores, baldes, fazer a limpeza na casa”, pontuou.

A coordenadora pediu para que a atenção nesse período de chuva seja redobrada. “São medidas simples e importantes. Essa responsabilidade tem que ser compartilhada”, frisou.

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Saúde e da equipe dos agentes de endemias, está trabalhando diariamente no combate ao Aedes aegypti.