Saúde do Crato promove Mutirão de Combate ao Aedes aegypti no bairro Pinto Madeira

• 01/03/2018

A cada semana, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem informado dados novos em relação ao Índice de Infestação Predial (IIP), onde nas últimas semanas, os índices em algumas localidades estão aumentando. Por conta disso, a SMS realizará na sexta-feira, 02, um mutirão de combate ao Aedes aegypti no bairro Pinto Madeira, a partir das 7h30.

Como estratégia de prevenção, a SMS vem realizando mutirões de combate ao Aedes aegypti, onde são visitados imóveis que foram encontrados focos do mosquito, com o objetivo de sensibilizar e advertir os proprietários destes imóveis, visto que hoje, o Crato tem lei municipal onde prevê penalidade para esses proprietários e que serão cumpridas. Além de realizar também caminhada para chamar a atenção da população acerca da importância de assumir a sua responsabilidade no combate ao Aedes.

Foi realizado o primeiro LIRAa de 2018, que significa Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti e é um instrumento importante no controle ao mosquito, pois é possível identificar onde e quais são os principais tipos de depósitos que foram encontrados larvas do mosquito.

No referido levantamento, foi observado que 50% dos focos estão nos chamados depósitos de armazenamento de água baixo, que são caixas d’água colocadas no chão, tambores, baldes, potes. O que aponta mais uma vez na responsabilidade da população de evitar possuir ou proteger esses depósitos.