Plano Municipal de Arborização Urbana é apresentado a direção do IFCE

• 28/02/2018

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMDET), através, da Coordenadoria de Meio Ambiente, se reuniu na manhã de ontem, 27, com o Diretor Geral do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor Rufino Neto, para discutirem o Plano Municipal de Arborização Urbana.

O encontro, que aconteceu na sede do IFCE, contou ainda com a presença dos professores da instituição, João Alberto e Gualberto, e dos técnicos da secretaria, Ianamar Xavier e Luciana Sidrim.

Na ocasião, o Coordenador de Meio Ambiente, Henrille Silva, apresentou o projeto e ouviu sugestões dos professores e técnicos da instituição, sempre frisando a importância da parceria entre a administração municipal e a academia.

Segundo Henrille, o plano pretende ordenar a arborização da cidade, através de ações e campanhas onde serão trabalhadas questões como paisagismo, plantio de espécies nativas, tipos de árvore para cada ambiente, autorização para plantio em vias públicas, ampliação e melhoramento do viveiro municipal e recuperação de áreas degradadas. Tudo isso em parceria com o herbário da Universidade Regional do Cariri (UFCA), IFCE e outras entidades públicas e privadas.

Durante a reunião, o professor Rufino Neto destacou a importância do envolvimento do Instituto nas ações e projetos do município.

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial alerta em relação a questão do plantio de árvores em locais públicos. Os técnicos da secretaria pedem para que antes de realizar o plantio, que a população entre em contato para saber quais orientações devem ser seguidas.