Crato recebe o IX Seminário do Selo Ceart

  • 24/01/2018

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), promoveu na manhã de ontem terça-feira 23, no auditório do Brisa Hotel em Crato, o IX Seminário do Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses).

O evento, realizado pela da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) contou com a presença do Prefeito Zé Ailton Brasil do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS, Josbertini Clementino, e da gestora interina da SMTDS Edvania Costa Gonçalves.

Estiveram presentes cerca de 70 artesãos de 38 entidades e grupos de produção das cidades de Crato Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

O titular da STDS, Josbertini Clementino, ressaltou a importância desse seminário no que diz respeito a reconhecer e estimular as obras de arte popular e sua identidade cultural.

Para o Prefeito Zé Ailton, o valor do trabalho produzido pelo artesão merece ser enaltecido e valorizado, comentou sobre a licitação da reforma do Parque de Exposição que terá um espaço especial para o artesanato com mais adequação e conforto “A força do artesão cearense é imensa, juntos podemos auxiliar no desenvolvimento desse oficio”

As artesãs cratenses Maria de Lourdes Ferreira e Maria Isabel de Sousa que trabalham com crochê estavam atentas as informações repassadas pela curadora da Ceart Angelica Freitas que abordou a questão da melhoria dos processos produtivos, o padrão de qualidade, requisitos que garantam autenticidade, logística adequada, divulgação efetiva entre outros assuntos.

Entre os benefícios do Selo Ceart estão a garantia da autenticidade da produção artesanal e o reconhecimento das obras de arte popular.

Compartilhar:

Fotos