Secretaria de Cultura participa de comissão que escolherá os agraciados com a Medalha Elói Teles

A Secretaria de Cultura do Crato estará participando da escolha dos agraciados com a Medalha Elói Teles. A comenda é uma iniciativa do Poder Legislativo cratense que será concedida a cinco pessoas físicas ou jurídicas que atuam em benefício da arte e da cultura do Crato.

A Câmara Municipal divulgou a relação de pessoas e entidades indicadas para receber a Medalha entre os indicados estão: Maria José de Luna - mestra Mazé do Grupo de Reisado Mestre Dedé de Luna; João do Crato - cantor e animador cultural; Franciolli Luciano – ator e produtor cultural; Eduardo Junior do Nascimento – cantor; Leonardo de Luna – cantor; Instituto Cultural do Cariri ICC e Sociedade de Cultura Artística do Crato SCAC.

A escolha dos cinco homenageados será feita através de uma comissão formada por entidades vinculadas à cultura, a exemplo da Universidade Regional do Cariri -Urca, Fundação Mestre Elói Teles, Secretaria Municipal de Cultura, entre outras. A Entrega da comenda será feita em sessão solene.

Elói Teles de Morais, nasceu em Crato, no dia 19 de abril de 1936, faleceu em 9 de outubro de 2000. Radialista, escritor, advogado, jornalista e folclorista brasileiro.

Formado em Direito, era também funcionário do Ministério da Agricultura.

Apresentador do programa Coisas do Meu Sertão, especializado em poesia matuta e veiculado diariamente, por mais de 30 anos, na rádio Araripe e, depois, na Rádio Educadora do Cariri.

Destacou-se, também, como folclorista, sendo um dos grandes incentivadores das manifestações da cultura popular do Cariri Cearense, como as bandas cabaçais, reisados, maneiro-pau e literatura de cordel.

Foi o fundador e primeiro presidente da Academia de Cordelistas do Crato.