Encantadoras manifestações culturais celebram o Dia de Reis em Crato

• 08/01/2018

Procurando incentivar e manter vivas e presentes as manifestações tradicionais da cultura popular, apresentando seus saberes, danças e movimentos encantatórios, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), promoveu no último sábado, 06 de janeiro, na Praça da Sé, as celebrações do Dia de Reis.

Os festejos foram iniciados após a missa, na Sé Catedral, com o cortejo do Reisado do Mestre Antônio Carreiro e da Lapinha do distrito de Monte Alverne. Em seguida, os presentes tiveram a oportunidade de apreciar o Baile do Menino Deus, encenado também por artistas do distrito de Monte Alverne, com texto teatral do escritor cratense Ronaldo Correia de Brito, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. A ideia foi transformar a praça em um grande teatro a céu aberto, reafirmando a identidade cultural caririense.

Fechando a primeira noite de comemoração, foi realizada uma Terreirada Balada Coco, no sítio Chico Gomes, no terreiro do Grupo Urucongo de Artes.

Na noite de ontem, 07, os cratenses assistiram a Opereta Popular “Epifania”, com o Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato, (SCAC), durante a missa, na Sé Catedral.

Para o Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, o Dia de Reis é um momento onde todas as linguagens artísticas e culturais se manifestam, entre elas, teatro, canto lírico, lapinhas e reisados. “O Dia de Reis já é uma festa consolidada no calendário do município, e que nos leva a refletir sobre a nossa identidade cultural e o quão ela é importante.

A SECULT Crato informa que o tradicional cortejo pela cidade não foi realizado, pelo fato dos três principais grupos folclóricos do município estarem sendo homenageados em Fortaleza, pelo Governo do Estado.