Encerramento dos Programas Jogo Elos e Famílias Fortes 2017 comemora resultados exitosos

• 26/12/2017

A Prefeitura do Crato, em parceria com o Governo do Estado, realizou na tarde da última quinta-feira, 21, no auditório da OAB Subsecção Crato, a solenidade de encerramento dos Programas Jogo Elos e Famílias Fortes, que foram implantados no município do Crato esse ano, e compõem o Projeto Juventude do Futuro.

A abertura do evento contou com a participação do técnico em gestão, da Secretaria de Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Adriano Casado, que representou o prefeito Zé Ailton e a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Águeda Duarte. Na oportunidade Adriano ressaltou o compromisso da gestão com as famílias atendidas no projeto. “O sucesso do programa se deu graças ao compromisso da gestão Zé Ailton, por entender que as políticas públicas não são passageiras, mas sim ferramentas de formação de cidadãos. Assim como o programa famílias fortes, pretendemos ser intensos nos vínculos, na união e principalmente na defesa dos nossos direitos,” destaca.

Em um discurso emocionado, a senhora Raimunda do Nascimento, representante das famílias fortes, ressaltou a mudança na vida de sua família após fazer parte do programa. “Ganhamos uma nova família. Aprendi a entender e conhecer mais meus filhos, a conversar mais. No começo eu achei estranho, mas meus filhos insistiram em me levar para as primeiras reuniões e hoje, somos os primeiros a chegar para os encontros”.

A Gerente do Projeto Juventude do Futuro, da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, Natalia Alexandre Ferreira, destacou o empenho das equipes na execução do programa e parabenizou os resultados. “É uma satisfação enorme estar no Crato celebrando o encerramento do programa desenvolvido no município e vendo os resultados exitosos, fruto do empenho de uma grande equipe”. Comenta.

A secretaria executiva da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do Governo do Estado do Ceara, Drª. Tamara Holanda, agradeceu ao prefeito Zé Ailton pela parceria com o Governo do Estado que pode gerar resultados positivos com as famílias.

Participaram ainda o vice prefeito André Barreto, a Secretaria de Educação do Crato, Otonite Cortez, a articuladora do programa Famílias Fortes, Poliane Araújo, e o apoiador do programa jogos ELOS, Joao Neto, além de professores, coordenadores dos CRAS e familiares atendidos no programa.

Na oportunidade, foi apresentado o desenvolvimento e as avaliações finais dos programas desenvolvidos na cidade. O Jogo Elos é uma estratégia lúdica de mediação de relações sociais, que promove interações harmônicas e cooperativas entre os educandos e junto ao educador, e torna divertida a realização de atividades de cunho pedagógico. Ele configura-se em um conjunto de estratégias voltadas à prevenção do consumo de álcool e outras drogas para crianças na faixa etária dos 6 aos 10 anos. É constituído de dois grandes componentes: o Componente Familiar, com ações conduzidas por educadores voltadas às turmas das sérias iniciais do Ensino Fundamental I; e o Componente Escolar, constituído por encontros voltados às crianças que recebem o programa em suas salas de aula e aos seus pais ou responsáveis.
O Programa Famílias Fortes tem como objetivo, reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de álcool e outras drogas por adolescentes e construir e/ou fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso dessas substâncias. Ele é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.