Equipe do Selo Unicef do Crato socializa proposta com diretores e coordenadores das escolas públicas

  • 15/12/2017

Iniciados na tarde da última terça-feira, 12 de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), os encontros para socialização da proposta do Selo Unicef- Município Aprovado, edição 2017/2020. Esse primeiro encontro, participaram gestores e coordenadores das creches e escolas da rede pública do município.

A articuladora do Selo Unicef na cidade do Crato, Sandra Maria Costa, apresentou a proposta do Selo, falou sobre a participação no primeiro ciclo de capacitação para a equipe, explicou todo o processo para o encaminhamento das diretrizes ao Unicef, o quadro situacional do município, os resultados sistêmicos, a pontuação para os indicadores, entre outros.

O diretor da escola José do Vale, localizada no bairro Barro Branco, Cláudio Gregório, enfatizou a importância de todos os gestores participarem dos encontros do Selo Unicef, e da contribuição que a proposta leva para a escola, os alunos e também as famílias. “Essa atividade de socializar a proposta do Selo com todos os gestores educacionais é de suma importância e se faz necessária para a cultura e o protagonismo juvenil. Agrega a real necessidade pela qual cada comunidade passa”, pontuou.

Ao final, os diretores e coordenadores preencheram um instrumental colocando as dificuldades, sugestões e perspectivas de cada unidade escolar em relação ao Selo Unicef.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Entre os indicadores levados em consideração para eleger os municípios prioritários estão mortalidade até 5 anos de idade, taxa de analfabetismo, porcentagem de crianças vulneráveis à pobreza, renda per capita e porcentagem da população em domicílios com água encanada, coleta de lixo e energia elétrica.

Compartilhar: