Natal do Crato Canto e Encanto traz programação cultural para a comunidade

  • 11/12/2017

Em um fim de semana mais que especial, a Prefeitura do Crato por meio da Secretaria Municipal de Cultura promoveu no sábado e no domingo uma programação cheia de encanto e emoção para o povo cratense e visitantes.

No sábado, 9, em frente a Sé Catedral foi realizada a apresentação de um concerto com a soprano Tatiana Vanderlei, acompanhada do barítono Werbto Sales e da Camerata Sertão Barroco que levaram muita emoção a plateia com um repertório repleto de graça e poesia. Tatiana Vanderlei de Figueiredo, cantora lírica internacional, é natural de São José dos Campos e chegou menina no Crato. Seu talento e sua alma de artista eram fáceis de ser percebidos.Uma das pessoas que teve essa percepção foi a saudosa Violeta Arraes, que, então reitora da Urca, a apoiou na realização dos seus sonhos. É Bacharel em Direito e Graduada na classe de Canto com a professora Neyde Thomas em Canto e Pós-graduada em Performance do Canto lírico pela “Escola de Música e Belas Artes do Paraná” Curitiba-Brasil. Transferiu-se para Itália para aperfeiçoar-se no repertório e interpretação de personagens líricos e concluiu o Mestrado em Canto na Itália no Conservatório Alfredo Casella com nota máxima. Defendeu seu Mestrado com a Tese sobre: A Loucura na Opera. É sempre convidada para recitais no Brasil, Itália, Áustria, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Espanha, México e Estados Unidos. Já cantou para o ex-presidente Barack Obama e para a viúva de Pavaroti. “Foi maravilhoso estar aqui, uma noite mágica, com uma plateia extremamente receptiva” Disse Tatiana, que fez questão de agradecer o apoio técnico da Secretaria de Cultura, em especial ao Secretário Wilton Dedê, da Secretária adjunta Cleia Feitosa e do Técnico em Cultura Kaíka Luiz.

Ontem, domingo, 10, as apresentações aconteceram na Pracinha do Cruzeiro, na Encosta do Seminário. A comemoração, aberta pelo Vice Prefeito André Barreto, pelo Secretário de Cultura Wilton Dedê e pelo Secretário de Segurança Coronel Jarbas Freire, teve início com a apresentação do Coral da Escola Estado da Bahia, Capoeira do Projeto Menino Jesus, apresentação da EMMA – Escola de Música Maestro Azul e com a participação do Reisado do Mestre Aldenir.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Wilton Dedê, durante todos os domingos do mês de dezembro, serão realizadas ações culturais alusivas às festas natalinas. “Traremos para a nossa comunidade o canto e o encanto dos artistas da terra e das manifestações culturais que permeiam nossa regionalidade” Destaca.

O mestre Aldenir não conteve a emoção de levar seu grupo de reisado para a população e os visitantes do Crato. “É sempre uma alegria muito grande participar desses encontros principalmente nos festejos de Natal”, comenta o brincante, que em seus 84 anos dança e canta com muita disposição e vitalidade.

Ainda na Encosta do Seminário, foi montado o presépio Gigante que faz parte da decoração natalina em homenagem ao Deus Menino, com as figuras sacras de Maria, José, o Menino Jesus, os três Reis Magos, um anjo com uma trombeta e os animais.

O presépio natalino gigante fabricado pelo artista plástico Zaca Oliveira, é feito em acrílico e as imagens medem cada uma, cerca de quatro metros de altura.

O prefeito Zé Ailton Brasil prestigiou as apresentações do domingo e destacou a alegria desse momento na programação de Natal da Prefeitura. "Esse é uma ocasião muito especial para a nossa cidade. Este Natal representa o renascimento, e é com esse sentimento que buscamos integrar as famílias”, ressaltou.

Compartilhar:

Fotos