Facilitadores do Famílias Fortes participam de encontro para avaliar a execução do programa no município do Crato

  • 01/12/2017

Foi realizado na manhã da última quinta-feira, 30, no auditório da OAB, Subsecção Crato, encontro entre os facilitadores do Programa Famílias Fortes (PFF) dos municípios do Crato e Barbalha. Na ocasião, os profissionais envolvidos no programa, que são da saúde, assistência social e educação, se reuniram com a Assistente Técnica do Projeto Juventude no Futuro, do eixo de prevenção da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, do Governo do Estado, Leidiane Oliveira.

Voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, o PFF tem como objetivo, reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de álcool e outras drogas por adolescentes e construir e/ou fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso dessas substâncias.

No município do Crato, o programa foi desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Alta e Muriti, equipamentos ligados à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) onde foi conduzido em sete encontros semanais, com quatro sessões de fortalecimento realizadas ao longo de seis meses seguintes. As sessões duram duas horas, sendo que na primeira hora, o grupo de jovens é atendido separadamente do grupo de pais e/ou responsáveis e, na segunda hora, ambos os grupos participam conjuntamente das atividades.

Durante o momento, os grupos compartilharam as experiências e os desafios enfrentados na implementação do programa, avaliaram o processo de execução dos encontros regulares e apontaram as necessidades e conquistas.

Para a assistente técnica Leidiane Oliveira, o programa foi muito bem desenvolvido no município. Ela destacou o comprometimento por parte da gestão e dos grupos em desenvolver eficazmente o PFF no Crato. “Estamos satisfeitos em ver que os resultados foram alcançados e que a gestão apostou e acreditou no programa”.

Em sua participação, a titular da SMTDS, Águeda Duarte, ressaltou que investir na família, é investir no amor, no zelo, no cuidado. A gestora agradeceu o trabalho desenvolvido pelos grupos e se colocou à disposição no sentido de administrar a vinda do programa para o próximo ano em Crato. “Percebemos que os encontros se tornaram momentos de união, de troca de informação, do conhecimento, fortalecendo o bem maior, que é a família. Vamos trabalhar para que o programa tenha continuidade no nosso município”, destacou.

Os facilitadores do PFF, relataram que o trabalho proporcionou experiências exitosas e gratificantes, e que os mais beneficiados são os usuários dos serviços dos CRAS.

Também estiveram presentes no encontro, a Secretária Adjunta da SMTDS, Edvânia Gonçalves; a articuladora do PFF no município do Crato, Pollyane Araújo; e a Formadora Federal do PFF e membro da equipe da Fiocruz/SENAD, Luana Bandeira.

Compartilhar:

Fotos