Município do Crato participa do XI Encontro Mestres do Mundo

  • 29/11/2017

De 29 de novembro a 02 de dezembro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza o XI Encontro Mestres do Mundo, na cidade de Limoeiro do Norte. Este ano, o encontro será realizado em parceria com o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição selecionada por meio de edital lançado pela Secult.

O município do Crato estará participando do evento com a presença do Secretário de Cultura, Wilton Dedê, que acompanhará os seguintes mestres: mestre Cirilo do Maneiro Pau da Bela Vista; mestre Aldenir do reisado da Bela Vista; a mestre Zulene Galdino; e o mestre poeta Luciano Carneiro.

O Encontro Mestres do Mundo está consolidado no calendário da cultura no Ceará como uma ação de democratização do acesso aos bens e serviços culturais que vem atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, que instituiu o programa Tesouros Vivos do Ceará.

Desde 2003, foram diplomados 79 Mestres da Cultura, nove grupos e uma coletividade, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional, patrimônio imaterial do Estado do Ceará.

Para o gestor da cultura do município, Wilton Dedê, poder participar deste momento é maravilhoso, “Esse momento proporciona um intercâmbio entre mestres de outros países, o que, consequentemente promove mais visibilidade ao trabalho desses artistas, em especial aos da nossa terra. No total, mais de 50 Mestres da Cultura do Ceará e seus grupos participarão das atividades, com convidados do Nordeste, Brasil, Uruguai e Cabo Verde” destaca.

Durante os quatro dias do encontro serão realizadas oficinas com o tema “Saber dos Encantados”, ministradas por Mestres e Mestras ou componentes de seus grupos. Também acontecerão aulas espetáculos e oficinas itinerantes, contemplando as cidades de Tabuleiro, Quixeré, Russas, Alto Santo e Morada Nova. As atividades ocorrerão em espaços socioeducativos de forma compartilhada com parceiros locais, disseminando principalmente a educação patrimonial, artística e cultural.

Compartilhar: