Professores cratenses participam de capacitação para o projeto “Energia nas Escolas”

• 09/06/2017
  • SME

Visando despertar a consciência dos alunos e da comunidade para combater os desperdícios, não só de energia, mas de recursos naturais, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), firmou parceria com a Enel Distribuidora (antiga Coelce) para a realização do projeto Energia nas Escolas.

Nos dias 06, 07 e 08 de junho, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), a Secretaria de Educação promoveu curso de capacitação para os professores multiplicarem o projeto nas escolas. No município do Crato, o mesmo conta com a participação de 20 unidades escolares.

Durante a capacitação, sendo esta ministrada pelo professor de eletrotécnica do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Agamenon José, os docentes conheceram o projeto e sua metodologia de implementação.

De acordo com o professor Agamenon, primeiramente, aconteceram reuniões de sensibilização entre a Enel e a secretaria de educação; depois os diretores das escolas indicaram os professores que iriam participar; e o curso de capacitação é realizado. Após o curso, os educadores recebem uma agenda, kits de materiais educativos coletivos que passam a integrar o patrimônio da escola.

Com o projeto em andamento, o município recebe a visita da Nave Enel- Planeta Futuro, onde os alunos irão aprender mais sobre a importância de economizar energia e de evitar o desperdício desnecessário dos recursos naturais, e também poderão assistir à apresentação da peça “As aventuras do Lampinha”.

As escolas participantes desse projeto são: Aderson da Franca; Aldegundes Gomes de Matos; Antônio Antuérpio; Rotary; Colégio Municipal; Dom Vicente; Filemom Teles; João Leandro; José Bizerra; Raimundo Nonato; Pedro Moraes; Vitorino da Costa; Sônia Callou; Liceu; Gonzaga Mota; São Francisco; Melvin Jones; Paulo Limaverde; CAIC I; e José do Vale.