Governo do Crato, URCA e UFCA realizam 1º Fórum dos Conselhos Locais de Saúde

• 10/11/2017

Em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nos dias 08 e 09 de novembro, no campus do Pimenta da URCA, a II ExpoSUS com o tema “Integração Ensino-Serviço-Comunidade: Propostas Transformadoras das Práticas no SUS”.

A iniciativa e realização é do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde- PET GraduaSUS, projeto da URCA, UFCA e Secretaria de Saúde. O evento trouxe para discussão iniciativas que promovem maior articulação entre as instituições de ensino superior, serviços da rede de atenção em saúde e a comunidade e que impactam a construção de práticas no âmbito do Sistema Único de Saúde e a formação dos profissionais em saúde.

Dentro da II ExpoSUS, foi realizado na manhã de ontem, 09 de novembro, no Laboratório de Bioprospecção Molecular da URCA, o 1º Fórum dos Conselhos Locais de Saúde, momento inédito e inovador para o município do Crato. O Conselho local de saúde se propõe a ser um espaço que permite um diálogo entre as partes, possibilitando o reconhecimento da realidade vivida pelos trabalhadores em saúde, administradores, usuários e a sua relação com o sistema Único de Saúde e Rede Municipal.

A Agente Comunitária de Saúde da comunidade do Belmonte, Irene Delmiro, enalteceu o encontro como sendo muito importante e com uma troca de experiência bastante rica. “Participar desse fórum foi uma experiência válida, de grande relevância, e que trouxe mais conhecimentos para a nossa comunidade”.

A equipe do PET GraduaSUS é composta por alunos dos cursos de Enfermagem e Educação Física da URCA, de Medicina da UFCA, e pelos preceptores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Governo Municipal.

Marcaram presença no fórum, membros dos Conselhos Locais de Saúde das seguintes localidades: Belmonte; Dom Quintino; Ponta da Serra II e IV; Santa Fé; Baixio das Palmeiras; Muriti; Parque Grangeiro II e Mutirão.