Município do Crato tem adesão confirmada para a edição 2017- 2020 do Selo UNICEF e planeja ações

  • 23/10/2017

O Governo do Crato, através do gestor Zé Ailton Brasil, juntamente com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sônia Melo, informam que foi assinado o termo de adesão e cadastro da edição 2017- 2020 do Selo UNICEF, reforçando assim, o compromisso de garantir uma melhor qualidade de vida para as crianças e os adolescentes do município.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) visando estimular os municípios a implementarem políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante o quadriênio, o município do Crato desenvolverá ações estratégicas junto com as diversas instituições da sociedade civil e os poderes públicos, para melhorar a vida social de crianças e adolescentes. Para esta edição, o Selo UNICEF traz uma novidade, a indicação de um Mobilizador de Adolescentes e Jovens.

O mobilizador de adolescentes e jovens é um agente público vinculado à gestão municipal que ficará responsável por apoiar os integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), articulando suas ações com as diversas instituições no município que desenvolvam atividades na área da infância e adolescência, identificando, mobilizando e estimulando adolescentes para a criação de núcleos onde esta iniciativa ainda não tenha sido desenvolvida, além de dialogar com as redes, movimentos e grupos de adolescentes e jovens do município.

Para apresentar os atuais articuladores do Selo UNICEF de cada município cearense, será realizada no dia 27 de outubro, no auditório da APRECE, reunião que embasará palestra para falar sobre todo o trabalho que os municípios irão desenvolver a partir do evento de lançamento e apresentação da metodologia, que acontecerá até dezembro de 2017.

No município do Crato, a articuladora do Selo UNICEF é a professora Sandra Costa, que na última sexta-feira, 20, no Gabinete do Prefeito conduziu uma reunião junto ao prefeito Zé Ailton, e representantes da secretarias: de Trabalho de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Esporte. Nesse encontro foi iniciado o planejamento da Semana do Bebê, que é uma estratégia de mobilização social incentivada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até 6 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Compartilhar: