Município promove atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental

  • 10/10/2017

Dando início às atividades da semana em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado hoje, terça-feira, 10 de outubro, a Secretaria de Saúde do Crato, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), estará realizando durante esta semana, ações e momentos de socialização para celebrar esta data.

Abrindo as atividades, a equipe do CAPS promoveu ontem, segunda-feira, 09, pela manhã, um acolhimento e uma dinâmica, onde foi trabalhado o tema: “Quem sou eu e qual o meu papel no processo de tratamento em saúde mental”.

Em seguida, os usuários do equipamento, juntamente com os profissionais, participaram de uma gincana no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, que trabalhou a reinserção dessa população na sociedade, e finalizaram as atividades desse período com um diálogo sobre a importância da adesão e continuidade ao tratamento. No período da tarde, os usuários participaram de uma oficina de musicoterapia

Segundo o Coordenador do CAPS II, João Gabriel, a realização dessas atividades tem por objetivo proporcionar reflexão quanto à saúde mental que temos e a que desejamos ter, bem como de motivar os usuários a dar continuidade ao tratamento e sensibilizar os familiares a aderirem os cuidados com seus entes. “Trabalhamos atividades que ressaltam a importância em evidenciar que nossos usuários fazem parte da sociedade e que são capazes de desenvolver atividades tais como os que não possuem deficiências mentais. É ajudar no processo de reinserção e na quebra de preconceitos e estigmas”, esclareceu.

Ainda durante essa semana, será realizada mesa redonda sobre saúde mental e autocuidado; oficina de teatro; oficina de beleza para os usuários; roda de conversa para falar sobre a prevenção do câncer de colo de útero e também de mama; entre outras atividades.

Compartilhar: