Desenvolvimento Agrário se reúne para debater o PAA

  • 05/10/2017

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município do Crato realizou uma reunião com os novos agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde foi apresentado o programa no município, o valor disponível para a aquisição de alimentos e a relação de produtos e aprovação do conselho municipal de desenvolvimento sustentável.

De acordo com a coordenadora do PAA Jéssica Tayane, até o momento já foram distribuídos cerca de 100 mil reais, e sendo liberado mais 60 mil reais para os novos agricultores do Programa, que tem como meta fechar 200 mil reais de execução no município do Crato.

A reunião de liberação dos novos agricultores contou ainda com a participação da responsável do serviço de inspeção municipal, Ana Socorro Guedes, que orientou os produtores sobre o processo do abate de animais e sobre o local de produção para que sejam produzidos produtos com segurança e qualidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Zilcelio Alves, o município do Crato cadastrou 70 agricultores no programa de agricultura familiar, aumentando a participação dos distritos no programa. “O programa está atendendo agricultores dos distritos do Belmonte, Santa Fé, Ponta da Serra e Campo Alegre, melhorando o abastecimento em nossa cidade e garantindo a qualidade dos alimentos que chegam as nossas famílias”, destacou.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

A intenção da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário é fomentar este ciclo de produtor e consumidor, assim como expandir o alcance total do Programa.

No momento os alimentos adquiridos são encaminhados as seguintes entidades: todos os CRAS do município, abrigo Jesus Maria José, APAE, Projeto Nova Vida, Projeto Verde Vida, Pastoral do Menor, Mesa Brasil e algumas escolas municipais.

Compartilhar: