Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Crato realiza comemoração do Dia do Idoso com diversão e afeto

  • 03/10/2017

A manhã de ontem, 2, foi repleta de atividades físicas, música e diversos serviços de saúde e beleza para as pessoas da melhor idade do Crato. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (1° de outubro) vem realizando diversas ações em prol da valorização do idoso, bem como no aumento de sua autoestima e confiança.

As atividades se iniciaram com concentração às 06h no Largo da RFFSA. Logo depois, os idosos usuários dos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS da cidade dançaram muito forró ao som da banda Chumbo Sim Sinhô no Forró no Trem e se divertiram com a palhacinha PomPom. Foram duas viagens no Metro do Cariri repletas de animação e ao final do passeio todos os presentes participaram de uma caminhada até a praça da Sé, acompanhados da Banda Municipal de Música e da Banda de Música da Escola São Francisco. Todos os CRAS levaram seus cartazes com dizeres de incentivo à gentileza e ao respeito para com o idoso. Na praça da Sé, os idosos puderam realizar o corte do bolo do idoso, aferição de pressão, teste de glicemia, além de receber informações sobre alimentação saudável e prevenção de doenças, bem como serviços como cortes de cabelo e massagem. Houve também um concurso de dança com distribuição de brindes também foram oferecidos gratuitamente.

Dona Zilda (64 anos) frequenta o CRAS Seminário e participou durante toda a manhã. Ela agradeceu a toda a gestão e aos parceiros pelo evento. “Parabéns ao prefeito Zé Ailton e a todos os que ajudaram nesta festa feita pra gente. Foi tudo muito bonito, organizado, teve merenda para todo mundo. Todo mundo passeou de trem. Foi muito bom”, disse a senhora.

O evento que aconteceu em parceria com o SESC, SENAC, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, PREVICRATO, Conselho Municipal dos Idosos, UNICEF, CREAS, CRAS e NASF, faz parte de um dos principais objetivos do governo municipal: oferecer aos idosos todo respeito e valorização que eles merecem.

Fabiana Araújo, Secretaria Executiva dos Conselhos, uma das responsáveis pela organização do evento, reafirma a importância de um evento com esse para que o Idoso da cidade do Crato sempre se sinta parte da sociedade. “Muitos desses idosos são pessoas em situação de vulnerabilidade social ou são abandonados pela família. É através dos CRAS e dessas atividades que eles têm a oportunidade de se divertir e conviver com outros idosos, fortalecendo os vínculos e o bem estar individualmente e entre eles”, disse Fabiana.

Para a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Águeda Duarte, o evento foi um sucesso e teve como intuito colocar o idoso em destaque, para que a sociedade atente para o cumprimento do Estatuto do Idoso, criado no ano de 2006. “As pessoas precisam zelar e respeitar mais os idosos, eles são parte importante da nossa história e nós algum dia seremos idosos também. Foi com muita alegria que realizamos esse dia para eles, foi perceptível o contentamento.” enfatizou a secretária.

Compartilhar:

Fotos