Núcleos de Apoio à Saúde da Família promovem atividades interativas

  • 27/09/2017

Prevenção ao Suicídio

Encerrando as ações em alusão ao Setembro Amarelo, que visa o combate e a prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF I), realizou na manhã de ontem, 26, caminhada pelo bairro Seminário, com a participação dos idosos do grupo de hipertensos/ diabéticos e da Associação Pró-Melhoramento para o Bairro Seminário.

Durante a caminhada, os participantes e a equipe do NASF I visitaram estabelecimentos comerciais, abordando a população acerca dos fatores e dos sinais de risco relacionados ao suicídio, como identificá-los, e a partir disso, procurar ajuda.

Para a equipe do NASF I, trabalhar a Campanha Setembro Amarelo é contribuir para minimizar o índice de suicídio no município, bem como reduzir os casos de tentativas e danos sociais causados por este fenômeno, informando à população que a melhor forma de evitar um suicídio é conversando a respeito do problema. Participando da caminhada, a Presidente da Associação Pró-Melhoramento do Bairro Seminário, Dona Lurdes, apontou a importância da vivência da fé e da religiosidade como um dos direcionamentos para a convivência comunitária, retirando assim as pessoas da solidão e combatendo o suicídio. “Tendo uma orientação, as pessoas podem procurar o tratamento correto para ajudar a prevenir esse mal. Esse mês de setembro foi muito importante para nós idosos, nos ajudou bastante”, destacou.

Equipe do NASF II realiza atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa

Em alusão ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, comemorado no próximo dia 1º de outubro, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF II) promoveu na manhã da última terça-feira, 26 de setembro, atividades de interação com os grupos.

O dia teve início com uma visita, juntamente com o Grupo do Muriti III, ao Abrigo Jesus Maria José, e posteriormente foi realizada uma oficina de manipulação e aproveitamento de alimentos com o Grupo do Muriti I, na Associação Arte e Vida, com distribuição de lembranças e sorteio de brindes.



Ressalva - Apesar de a Organização das Nações Unidas ter estabelecido 1° de outubro como Dia do Idoso, em alguns locais no Brasil a data é comemorada hoje, 27 de setembro dia de São Vicente de Paula, considerado o "pai da caridade" e patrono de todas as obras sociais.

Compartilhar:

Fotos