Crato sedia Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância e Controle das Endemias e Zoonoses

  • 25/09/2017

O município do Crato sediou de 18 a 22 de setembro, o Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância e Controle das Endemias e Zoonoses. O curso foi de iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, através da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, e aconteceu no auditório da 20ª CRES, em Crato.

Na ocasião, além do Crato, vários municípios participaram do encontro, entre eles, Juazeiro do Norte; Várzea Alegre; Iguatu; Aurora; Brejo Santo; e Porteiras. O curso foi voltado para coordenadores dos setores de controle a endemias e contou também com a presença de agentes de combate.

O curso é dividido em três módulos, onde neste primeiro, os participantes aprenderam mais sobre os aspectos epidemiológicos das endemias e zoonoses; vigilância, controle e o ciclo de transmissão da esquistossomose; os processos educativos no contexto das práticas de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS); os aspectos ambientais da Doença de Chagas; entre outros.

Além da parte teórica, coordenadores e agentes de endemias tiveram oficinas para analisar os indicadores das principais doenças que acometem a região.

Representando o município do Crato, a Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, destacou a importância de participar do curso, onde segundo ela, foi uma oportunidade de alinhar as estratégias de trabalho, bem como as ações de vigilância em saúde entre esses municípios vizinhos que pertencem à mesma macrorregional na busca de controlar a transmissão de endemias e zoonoses.

Compartilhar:

Fotos