Saúde do Crato realiza atividades em alusão à Campanha Setembro Amarelo

  • 05/09/2017

Em alusão à Campanha Setembro Amarelo, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), deu início na manhã de ontem, segunda-feira, 04 de setembro, no posto de saúde Fábio Pinheiro Esmeraldo, localizado no bairro Seminário, às ações que irão trabalhar a temática desta campanha, que é de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Participante do Grupo de Idosos, Hipertensos e Diabéticos da unidade de saúde Fábio Pinheiro, Anilda Batista, 53 anos, ressaltou a importância do grupo para os moradores daquela localidade, que segundo ela, está adquirindo muitos aprendizados, entre eles, a prática de atividade física, como se ter uma boa alimentação. “Tem sido de grande valor para todos nós que participamos”.

Para Anilda, falar sobre a Campanha Setembro Amarelo é uma maneira de dar apoio àquelas pessoas que estão passando por alguma dificuldade em casa ou no trabalho, de prevenir o suicídio. “Temos que tratar com mais amor e compreensão. Esse é um tema que vai de encontro a condição de várias pessoas, independente de classe social”, falou.

Nesse contexto, a equipe do NASF estará realizando um trabalho nas salas de espera dos postos de saúde, enquanto os pacientes aguardam pelo atendimento médico. Esse trabalho consiste em falar sobre temas relevantes, auxiliando-os.

Durante este mês, será tratado a questão de prevenção do suicídio, como pode ser identificada aquela pessoa que precisa de um acompanhamento, uma orientação, qual o comportamento da pessoa, quais os profissionais que podem fazer o acolhimento e qual é a rede de apoio a essas pessoas que já tentaram ou que estão propensas a cometer suicídio. Outra atividade que será realizada é a capacitação da população para identificar ou até mesmo de amparar um indivíduo que esteja enfrentando um momento difícil.

A equipe do NASF estará desenvolvendo estas ações nas seguintes localidades: Parque São José I e II; e CEMIC, todos localizados no bairro Seminário; também no Gisélia Pinheiro (Batateiras); nas Guaribas, que são as áreas compreendidas de atendimento do NASF I.

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Compartilhar:

Fotos