Secretaria de Desenvolvimento Agrário aposta na criação de cabras leiteiras na agricultura familiar

• 23/08/2019

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) do Crato, por meio do gestor Carlos Freires, participou de uma visita técnica na tarde da última quarta-feira, 21, com os criadores de cabras leiteiras do Sítio Pinheiro, na comunidade Aliança da Misericórdia, no município de Barbalha.

Na oportunidade, o secretário esteve acompanhado dos criadores de cabras leiteiras de Alfenas (MG), Fábio Bezerra e Pedro Paulo, e do vereador Pedro Lobo.

A visita teve o objetivo de conhecer o trabalho de caprinocultura de leite e trabalhar na perspectiva de criar um mesmo projeto no município, bem como a produção de queijos e derivados.

A proposta do projeto para o município do Crato é incentivar a criação dos produtos da caprinocultura e inserir na agricultura familiar, visando beneficiar, principalmente, as crianças com intolerância a lactose, haja vista que o leite de cabra é um produto diferenciado, que se adapta melhor a essas necessidades.

De acordo com Carlos, o projeto tem um grande valor social e traz resultados positivos para as famílias da agricultura familiar. “A ideia é fazer parceria com alguns agricultores no município do Crato para ser realizado um projeto piloto e iniciar a criação de cabras leiteiras, visando um melhoramento genético apropriado para condição de ser leiteiro e inserir o produto no PAA Leite”, disse o secretário.

Na opinião do prefeito Zé Ailton Brasil, a criação de cabras é uma das grandes potencialidades da região. A caprinocultura de corte e leite fortalece a agricultura familiar dando mais uma alternativa de sustento aos produtores. “Temos o objetivo de incentivar esse processo de inovação, de melhoramento genético da cadeia produtiva da caprinocultura e transformar o Crato em uma referência de criadores de caprinos”, afirmou o prefeito.