Secretaria de Desenvolvimento Agrário participa de reunião com agricultores sobre o Programa Garantia Safra

• 13/08/2019

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), participou na manhã dessa segunda-feira, 12, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de reunião com produtores para falar sobre o Programa Garantia Safra 2019/2020.

A reunião contou com a presença de membros da SMDARH, de representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário, da Ematerce, e de representantes de comunidades rurais.

Durante o evento, foram repassadas informações sobre o Garantia Safra, um seguro destinado ao produtor em caso de perda da lavoura, e as principais mudanças do programa para o ano agrícola, incluindo orientações sobre as inscrições e as normas de enquadramento.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Mirela Prinz, ressalta a importância da reunião para que seja agilizado o Programa Garantia Safra no município. Segundo ela, nesse período, os agricultores já contam com o início dos cadastros do referido programa. “Pretendemos formar comissões para trabalhar o programa e atender os agricultores. Todos os agricultores familiares que plantam acima de duas tarefas de roça, residindo na zona rural, e com documentação legal exigida pode se cadastrar no programa. Estamos orientando os agricultores para regulamentar sua documentação junto ao sindicato”, explica Mirela.

O gestor da SMDARH, Carlos Freires, ressalta que o Crato foi incluído no decreto de emergência por conta das irregularidades das chuvas em algumas localidades, e que os agricultores terão toda assistência por parte da secretaria no encaminhamento para garantir o benefício.

O Garantia Safra está inserido no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e visa beneficiar aqueles agricultores familiares que vivem em áreas afetadas com perdas sistemáticas de produção em função da seca.