Farmacêuticos da Secretaria de Saúde do Crato recebem certificação em Cuidados Farmacêuticos no SUS

• 01/07/2019

Na última quinta-feira, 27 de junho, no auditório da Escola Profissionalizante Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, juntamente com o Conselheiro Federal de Farmácia, Luís Cláudio Mapurunga, realizou a entrega da certificação aos farmacêuticos da região do Cariri, inclusive aos do município do Crato, que participaram do Curso de "Cuidados Farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso “Cuidados Farmacêuticos no SUS” foi promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF/CE), e apoiado pelas Secretarias de Saúde Municipais. Ofertado para os farmacêuticos que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), tem como finalidade capacitar os profissionais para implantar um serviço de Farmácia Clínica no seu local de trabalho. A importância é ajudar o Farmacêutico a oferecer melhores serviços à população.

De acordo com a Coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município, Emanuela Machado, que também recebeu a certificação, a partir de agora, esses profissionais estarão aptos a atender pacientes com os chamados problemas de saúde autolimitados. "O problema de saúde autolimitado é uma enfermidade aguda de baixa gravidade, de breve período de latência, que desencadeia uma reação orgânica a qual tende a cursar sem dano para o paciente e que pode ser tratada de forma eficaz e segura com medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica", explica Emanuela, que também ressalta a importância da intervenção dos cuidados farmacêuticos nesse contexto, organizando, assim, uma triagem para que as filas para o atendimento médico diminuam, trazendo menos tempo de espera para os pacientes. "Primamos pelo bem estar do paciente. Essa ação é mais uma das atividades que integram o Programa Crato Cuidando de Você", reiterou a Coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município.