Governo Municipal promove capacitação para entidades Sócio assistenciais e lança Programa Crato Transformando Realidades Sociais

• 18/06/2019

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), iniciou na manhã desta segunda-feira, 17, capacitação das entidades sócio assistenciais. O curso, que traz Conceição Alves e Mônica Cillan como palestrantes, ocorre até esta quarta-feira, 19, no auditório da OAB Subsecção Crato.

Durante o encontro, a gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, destacou a importância do momento e disse que o governo enxerga as organizações como um braço em que complementam as ações do poder público no atendimento as demandas da sociedade. Além disso, reconheceu a necessidade de fortalecer as organizações norteadas pelo princípio da proteção integral de crianças e adolescentes.

TRANSFORMANDO REALIDADES SOCIAIS

A capacitação marcou também o lançamento do Programa Crato Transformando Realidades Sociais, que consiste na oferta de 40 cursos para cerca de 820 pessoas atendidas pelo Programa Bolsa Família. O objetivo é mudar a realidade econômica e social através da qualificação profissional. O projeto será executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O vice-prefeito e secretário de saúde, André Barreto, prestigiou o encontro e destacou que a participação da sociedade civil é importante na geração do desenvolvimento do município. Reconheceu o papel das entidades sócio assistenciais na proporção e no acompanhamento de políticas públicas desenvolvidas pela gestão.

Abordou ainda que a participação nos Conselhos também fortalece a atuação das instituições e garantiu que os cursos irão transformar a realidade socioeconômica do município. “Nós temos diversos cursos, em diversas áreas que vão permitir que pessoas que eventualmente estejam desempregadas, elas passem a ter a condição de desenvolver um trabalho, de se tornarem empreendedores e se Deus quiser, com apoio do município, virão em breve, estar garantindo o seu sustento individual e de suas famílias”, disse.

O evento contou ainda com a participação da primeira dama do município, Aldalice Pinheiro; da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Adilma Figueiredo; da vereadora Ticiana Cândido, representante do Poder Legislativo; além dos representantes do SENAC, Isac Coimbra e Cristiano Saraiva.