XX Corrida de Pedestrianismo marca a abertura das comemorações dos 255 anos do Crato

• 17/06/2019

Na manhã desse domingo, 16, foi dado início as comemorações dos 255 anos de emancipação do município do Crato. Por meio da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU), foi realizada a tradicionalíssima Corrida de Pedestrianismo da cidade, que este ano, encena sua 20ª edição homenageando o educador físico, professor José Barreto Xenofonte, o Barretin.

A largada e chegada aconteceram na Praça Alexandre Arraes (Quadra Bicentenário), onde os corredores se dividiram entre diversas categorias nos percursos de 5 e 10 quilômetros. Segundo secretário adjunto da SEJU, Henrilly Renner, essa edição bateu record com o número de 797 inscritos. “A cada ano a prova vai se consolidando, graças ao profissionalismo que temos com os competidores que vêm de várias cidades do Nordeste. Já estamos trabalhando para a prova do próximo ano, com a meta de trazer 1000 participantes”, disse Henrilly.

O prefeito Zé Ailton Brasil participou da corrida e comemorou o início dos festejos destacando uma vasta programação que contará com atividades e várias inaugurações. “É sempre uma grande alegria poder comemorar junto com a população mais um ano da nossa cidade. E esse ano vamos entregar vários equipamentos fruto de várias conquistas”, ressaltou o prefeito.

Dentre os vários atletas profissionais e amadores que participaram, de diversas cidades do Nordeste, a jovem Ana Mari Machado, de 17 anos, da cidade de Nova Olinda, comemorou os 5km percorridos, e elogiou a estrutura do evento. “Estou iniciando nesse esporte e é muito contagiante receber medalha, encontrar pessoas de outras cidades e ficar sabendo das próximas corridas”, disse.

Na entrega da premiação, além do prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito e secretário de saúde, André Barreto, a Secretária de Administração, Águeda Duarte, a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil, a Secretária Adjunta da Cultura, Cleia Feitosa,o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Júnior, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, e o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves.

Os esportistas que completaram o trajeto receberam medalhas de participação e os três primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com troféus.

Na próxima sexta-feira, 21, dia do município, será realizada a 71ª Prova Ciclística 21 de Junho – Troféu Wilson Machado, que acontecerá no Parque de Exposição Pedro Felicio Cavalcanti.

O evento contou também com o apoio do Tiro de Guerra 10-004, do Hospital São Camilo.

Resultado das Categorias:

1º lugar – Espedito Elói Rosa Coelho

2º lugar – Cláudio Henrique Ferreira

3º lugar- Claudiano Ferreira Duarte

Os demais resultados em todas as categorias estão disponíveis no site da Cronos Cariri.