Alunos do Programa Criando Oportunidades recebem certificados durante o Prefeitura na Comunidade na Vila Novo Horizonte

• 03/06/2019

Os participantes dos seis cursos do Programa Criando Oportunidades, realizados entre outubro e dezembro de 2018, pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), através de parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), participaram da última edição do Prefeitura na Comunidade no último sábado (1), onde foram certificados.

Estiveram presentes, o prefeito Zé Ailton Brasil; o Secretário Executivo da SPS, Ibiapina Pontes; o deputado federal André Figueiredo; a titular da SMTDS, Edivania Gonçalves; o prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito Alencar, os vereadores Amadeu de Freitas, Neguim Madeireiro, Renan Almeida, Bebeto Anastácio, Marquim do Povão e Pedro Alagoano. E ainda, os demais secretários municipais, servidores e comunidade local.

O secretário Ibiapina e o deputado André Figueiredo parabenizaram a gestão municipal pela iniciativa. “Sua administração é referência em todo o Estado do Ceará. O governo do Camilo Santana reconhece a sua excelência administrativa e isso é importante porque a gente pode estabelecer parcerias na confiança de que tudo que a gente investir no Crato vai ter sucesso, vai ser bem feito. O exemplo é a ação de hoje, onde, além de trazer os serviços para a comunidade, ele vai de casa em casa ouvir a população”, afirmou Pontes.

Edivania Gonçalves destacou como os cursos têm possibilitado novas oportunidades para os cratenses. Conforme ela explicou, os cursos não vinham acontecendo há um tempo, mas o prefeito Zé Ailton articulou parceria para capacitar os munícipes. “A missão do nosso governo é vencer as vulnerabilidades, e para isso é importante preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho”, completou.

Já o prefeito Zé Ailton, destinou sua fala aos formandos. “Desejo boa sorte a cada um de vocês, que agora estão preparados para o mercado de trabalho e que vocês saibam e priorizem o atendimento às pessoas. É pra elas que trabalhamos”, comentou.

Cerca de 150 cratenses participaram dos cursos de Corte e Costura, Doces e Salgados, Pães e Pizzas, Atendente de Farmácia, Masseiro e Cabeleireiro. Além dos certificados, a SPS sorteou kits entre os presentes para auxiliá-los na nova profissão.

Para Emily Jeynny, atendente de farmácia, o curso foi bastante proveitoso. Ela já distribuiu currículo no comércio local e está ansiosa por uma oportunidade. Já Henrique Alves, de 25 anos, desde que finalizou o curso tem feito a família de cobaia com suas massas. “Eles têm aprovado”, afirmou. Ele quer fazer o curso de Corte e Costura também, agora aguarda a oportunidade para a próxima turma.