Saúde do Crato promove ações na Semana Alusiva da Pessoa Atingida pela Hanseníase

• 23/05/2017
  • SMS

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza de 22 a 26 de maio, campanha para a Semana Alusiva da Pessoa Atingida pela Hanseníase. Entre as ações a serem promovidas: rodas de conversa nos postos de saúde do município; palestras e realização de exame físico em alunos da rede pública de ensino, após esses exames os alunos são encaminhados para a consulta médica.

Na manhã de ontem, 22, no PSF do bairro Vila Lobo I e II, foi realizada uma roda de conversa na sala de acolhimento. Na ocasião, a coordenadora do posto, a enfermeira Monalyza Queiroz falou sobre a hanseníase, explicando a origem da doença, como é feito o diagnóstico bem como a existência do tratamento.

Amanhã, Quarta-feira, 24 de maio, a partir das 8h, na Praça da Siqueira Campos será realizada ação, com o objetivo de captação de manchas na população e encaminhamento para consulta médica nos PSF’s ou no Centro de Especialidades dos casos detectados. Essa ação terá a frente as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato.

Para saber mais:

A hanseníase é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais podem ser necessários.

O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.